ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marluce Torquato Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, João Batista Carvalho, Aguiar, Amanda Nobre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100
Resumo: O estado do conhecimento compreende o levantamento e a análise da produção acadêmica em determinada área, limitada a um tipo de publicação, de modo a oferecer um panorama dos principais aspectos investigados em períodos e lugares distintos. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica do Norte e Nordeste na área da Educação a Distância (EaD), com foco nas publicações do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). Adotou-se o paradigma construtivista e, como método, a pesquisa documental. Foram analisados 66 de um total de 4.018 trabalhos publicados como “Comunicação Oral” nas edições do EPENN de 2009 a 2014. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, o número ainda reduzido de trabalhos sobre EaD nesse evento ao se comparar com a expansão da área no Brasil, assim como a necessidade de maior atenção dos pesquisadores quanto à qualidade dos trabalhos científicos apresentados. STATE OF KNOWLEDGE OF EAD IN NORTH AND NORTHEAST BASED ON THE WORKS OF EPENNAbstract: The state of knowledge comprises the survey and analysis of academic production in a given area, limited to one type of publication, to offer an overview of the main aspects investigated in different period and places. This study aims to analyze the scientific production in the North and Northeast on Distance Education (DE), with a focus on publications of the Educational Research Meeting of the North and Northeast (EPENN). The constructivist paradigm was adopted and, as a method, the documentary research. 66 of 4,018 works published as “Oral Communication” in EPENN editions 2009-2014 were analyzed. The results revealed, among other aspect, the still small number of studies on distance education in this event when compared with the expansion of the area in Brazil, as well as the need for greater attention from researchers about the quality of scientific works presented.Keywords: Educational Research. Distance Education. EPENN.ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LA EAD EN EL NORTE Y NORDESTE CON BASE EN LOS TRABAJOS DEL EPENNResumen: El estado del conocimiento comprende el estudio y análisis de la producción académica en un área determinada, limitado a un tipo de publicación, de modo a ofrecer una visión general de los principales aspectos investigados en tiempos y lugares diferentes. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción científica en el Norte y Nordeste en el área de Educación a Distancia (EAD), con un enfoque en las publicaciones del Encuentro de Investigación Educativa del Norte y Nordeste (EPENN). Se adoptó el paradigma constructivista y, como método, la investigación documental. Se analizaron 66 de un total de 4.018 obras publicadas como “Comunicación Oral” en las ediciones del EPENN de 2009 hasta 2014. Los resultados mostraron, entre otras cosas, el aún pequeño número de estudios sobre la educación a distancia en ese evento en comparación con la expansión del área en Brasil, así como la necesidad de una mayor atención por parte de los investigadores acerca de la calidad de los trabajos científicos presentados.Palabras clave: Investigación Educativa. Educación a Distancia. EPENN.
id UFMA-5_4bc9c786cca741b7a31c727dfba57182
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11100
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENNPesquisa EducacionalEducação a DistânciaEPENNO estado do conhecimento compreende o levantamento e a análise da produção acadêmica em determinada área, limitada a um tipo de publicação, de modo a oferecer um panorama dos principais aspectos investigados em períodos e lugares distintos. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica do Norte e Nordeste na área da Educação a Distância (EaD), com foco nas publicações do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). Adotou-se o paradigma construtivista e, como método, a pesquisa documental. Foram analisados 66 de um total de 4.018 trabalhos publicados como “Comunicação Oral” nas edições do EPENN de 2009 a 2014. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, o número ainda reduzido de trabalhos sobre EaD nesse evento ao se comparar com a expansão da área no Brasil, assim como a necessidade de maior atenção dos pesquisadores quanto à qualidade dos trabalhos científicos apresentados. STATE OF KNOWLEDGE OF EAD IN NORTH AND NORTHEAST BASED ON THE WORKS OF EPENNAbstract: The state of knowledge comprises the survey and analysis of academic production in a given area, limited to one type of publication, to offer an overview of the main aspects investigated in different period and places. This study aims to analyze the scientific production in the North and Northeast on Distance Education (DE), with a focus on publications of the Educational Research Meeting of the North and Northeast (EPENN). The constructivist paradigm was adopted and, as a method, the documentary research. 66 of 4,018 works published as “Oral Communication” in EPENN editions 2009-2014 were analyzed. The results revealed, among other aspect, the still small number of studies on distance education in this event when compared with the expansion of the area in Brazil, as well as the need for greater attention from researchers about the quality of scientific works presented.Keywords: Educational Research. Distance Education. EPENN.ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LA EAD EN EL NORTE Y NORDESTE CON BASE EN LOS TRABAJOS DEL EPENNResumen: El estado del conocimiento comprende el estudio y análisis de la producción académica en un área determinada, limitado a un tipo de publicación, de modo a ofrecer una visión general de los principales aspectos investigados en tiempos y lugares diferentes. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción científica en el Norte y Nordeste en el área de Educación a Distancia (EAD), con un enfoque en las publicaciones del Encuentro de Investigación Educativa del Norte y Nordeste (EPENN). Se adoptó el paradigma constructivista y, como método, la investigación documental. Se analizaron 66 de un total de 4.018 obras publicadas como “Comunicación Oral” en las ediciones del EPENN de 2009 hasta 2014. Los resultados mostraron, entre otras cosas, el aún pequeño número de estudios sobre la educación a distancia en ese evento en comparación con la expansión del área en Brasil, así como la necesidad de una mayor atención por parte de los investigadores acerca de la calidad de los trabajos científicos presentados.Palabras clave: Investigación Educativa. Educación a Distancia. EPENN.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1110010.18764/2178-2229.v26n1p107-124Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 107-1242178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100/6350Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Marluce Torquato LimaNunes, João Batista CarvalhoAguiar, Amanda Nobre de2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11100Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:03.173576Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
title ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
spellingShingle ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
Gonçalves, Marluce Torquato Lima
Pesquisa Educacional
Educação a Distância
EPENN
title_short ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
title_full ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
title_fullStr ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
title_full_unstemmed ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
title_sort ESTADO DO CONHECIMENTO DA EAD NO NORTE E NORDESTE COM BASE NOS TRABALHOS DO EPENN
author Gonçalves, Marluce Torquato Lima
author_facet Gonçalves, Marluce Torquato Lima
Nunes, João Batista Carvalho
Aguiar, Amanda Nobre de
author_role author
author2 Nunes, João Batista Carvalho
Aguiar, Amanda Nobre de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marluce Torquato Lima
Nunes, João Batista Carvalho
Aguiar, Amanda Nobre de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Educacional
Educação a Distância
EPENN
topic Pesquisa Educacional
Educação a Distância
EPENN
description O estado do conhecimento compreende o levantamento e a análise da produção acadêmica em determinada área, limitada a um tipo de publicação, de modo a oferecer um panorama dos principais aspectos investigados em períodos e lugares distintos. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica do Norte e Nordeste na área da Educação a Distância (EaD), com foco nas publicações do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). Adotou-se o paradigma construtivista e, como método, a pesquisa documental. Foram analisados 66 de um total de 4.018 trabalhos publicados como “Comunicação Oral” nas edições do EPENN de 2009 a 2014. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, o número ainda reduzido de trabalhos sobre EaD nesse evento ao se comparar com a expansão da área no Brasil, assim como a necessidade de maior atenção dos pesquisadores quanto à qualidade dos trabalhos científicos apresentados. STATE OF KNOWLEDGE OF EAD IN NORTH AND NORTHEAST BASED ON THE WORKS OF EPENNAbstract: The state of knowledge comprises the survey and analysis of academic production in a given area, limited to one type of publication, to offer an overview of the main aspects investigated in different period and places. This study aims to analyze the scientific production in the North and Northeast on Distance Education (DE), with a focus on publications of the Educational Research Meeting of the North and Northeast (EPENN). The constructivist paradigm was adopted and, as a method, the documentary research. 66 of 4,018 works published as “Oral Communication” in EPENN editions 2009-2014 were analyzed. The results revealed, among other aspect, the still small number of studies on distance education in this event when compared with the expansion of the area in Brazil, as well as the need for greater attention from researchers about the quality of scientific works presented.Keywords: Educational Research. Distance Education. EPENN.ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LA EAD EN EL NORTE Y NORDESTE CON BASE EN LOS TRABAJOS DEL EPENNResumen: El estado del conocimiento comprende el estudio y análisis de la producción académica en un área determinada, limitado a un tipo de publicación, de modo a ofrecer una visión general de los principales aspectos investigados en tiempos y lugares diferentes. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción científica en el Norte y Nordeste en el área de Educación a Distancia (EAD), con un enfoque en las publicaciones del Encuentro de Investigación Educativa del Norte y Nordeste (EPENN). Se adoptó el paradigma constructivista y, como método, la investigación documental. Se analizaron 66 de un total de 4.018 obras publicadas como “Comunicación Oral” en las ediciones del EPENN de 2009 hasta 2014. Los resultados mostraron, entre otras cosas, el aún pequeño número de estudios sobre la educación a distancia en ese evento en comparación con la expansión del área en Brasil, así como la necesidad de una mayor atención por parte de los investigadores acerca de la calidad de los trabajos científicos presentados.Palabras clave: Investigación Educativa. Educación a Distancia. EPENN.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100
10.18764/2178-2229.v26n1p107-124
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p107-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11100/6350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 107-124
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879792611328