Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rodrigo Lemos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7774
Resumo: Este texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.
id FURG-2_e2c7ef83441ac6a31e60cd8432af9c14
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7774
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docênciaEducação a distânciapesquisa acadêmicahistórias de vidaProjeto de pesquisa na educação a distânciaEste texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/777410.14295/momento.v28i1.7774Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 397-416Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 397-4162316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7774/5801Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Rodrigo Lemos2019-04-26T16:00:01Zoai:periodicos.furg.br:article/7774Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
title Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
spellingShingle Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
Simões, Rodrigo Lemos
Educação a distância
pesquisa acadêmica
histórias de vida
Projeto de pesquisa na educação a distância
title_short Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
title_full Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
title_fullStr Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
title_full_unstemmed Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
title_sort Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
author Simões, Rodrigo Lemos
author_facet Simões, Rodrigo Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Rodrigo Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
pesquisa acadêmica
histórias de vida
Projeto de pesquisa na educação a distância
topic Educação a distância
pesquisa acadêmica
histórias de vida
Projeto de pesquisa na educação a distância
description Este texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7774
10.14295/momento.v28i1.7774
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7774
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.7774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7774/5801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 397-416
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 397-416
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249836777472