LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293
Resumo: O presente artigo parte de um testemunho pessoal e assume deliberadamente a literatura como campo de referências e de imagens. Acredita-se que se ela serve para alguma coisa será também para nos dar testemunhos em discurso ficcional, note-se, do que são e significam espaços, volições, representações e valores, em sinuosa conexão com a nossa vida e com o nosso trânsito social. A “leitura e representação de um drama” que aqui se desenvolve implica uma problematização do espaço em função de várias dimensões, variavelmente envolvidas em práticas de ensino. Numa acepção particular que merece  especial atenção, os espaços do ensino são objetos de representações literárias, modelizando fraturas sociais, culturais, pedagógicas muito importantes, também por delas serem indissociáveis valores e atitudes ideológicas.Palavras-chave: literatura; espaço no sistema de ensino; representação.LECTURA Y REPRESENTACIÓN DE UN DRAMA: el espacio en el sistema de enseñanzaResumenEl presente artículo parte de un testimonio personal y asume deliberadamente la literatura como campo de referencias e imágenes. Se cree que, si sirve para algo, será también para darnos testimonios en discurso ficcional de lo que son y significan espacios, voluntades, representaciones y valores, en sinuosa conexión con nuestra vida y con nuestro tránsito social. La “lectura y representación de un drama”, que aquí se desarrolla, implica una problematización del espacio en función de diferentes dimensiones, variablemente relacionadas con prácticas de enseñanza. En una acepción particular que merece atención especial, los espacios de enseñanza son objetos de representaciones literarias, modelizando fracturas sociales, culturales y pedagógicas muy importantes, también porque son indisociables sus valores y actitudes ideológicas.Palabras clave: literatura; espacio en el sistema de enseñanza; representación.READING AND REPRESENTATION OF A DRAMA: space in the education systemAbstractThis article starts from a personal testimony and deliberately assumes literature as a field of references and images. It is believed that if it is somehow useful, it will also be to give us testimonies, in fictional discourse, of what spaces, volitions, representations and values are and mean, in a sinuous connection with our life and with our social transit. The “reading and representation of a drama” that is developed here implies a problematization of space in terms of several dimensions, which are variably involved in teaching practices. In a particular sense that deserves special attention, teaching spaces are objects of literary representations, modeling very important social, cultural and pedagogical fractures, also because they are inseparable from ideological values and attitudes.Keywords: literature; space in education system; representation.
id UFMA-5_55458ae49c9d54f87e2252275fdbd5b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18293
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensinoLiteraturaEspaço no sistema de ensinoRepresentaçãoO presente artigo parte de um testemunho pessoal e assume deliberadamente a literatura como campo de referências e de imagens. Acredita-se que se ela serve para alguma coisa será também para nos dar testemunhos em discurso ficcional, note-se, do que são e significam espaços, volições, representações e valores, em sinuosa conexão com a nossa vida e com o nosso trânsito social. A “leitura e representação de um drama” que aqui se desenvolve implica uma problematização do espaço em função de várias dimensões, variavelmente envolvidas em práticas de ensino. Numa acepção particular que merece  especial atenção, os espaços do ensino são objetos de representações literárias, modelizando fraturas sociais, culturais, pedagógicas muito importantes, também por delas serem indissociáveis valores e atitudes ideológicas.Palavras-chave: literatura; espaço no sistema de ensino; representação.LECTURA Y REPRESENTACIÓN DE UN DRAMA: el espacio en el sistema de enseñanzaResumenEl presente artículo parte de un testimonio personal y asume deliberadamente la literatura como campo de referencias e imágenes. Se cree que, si sirve para algo, será también para darnos testimonios en discurso ficcional de lo que son y significan espacios, voluntades, representaciones y valores, en sinuosa conexión con nuestra vida y con nuestro tránsito social. La “lectura y representación de un drama”, que aquí se desarrolla, implica una problematización del espacio en función de diferentes dimensiones, variablemente relacionadas con prácticas de enseñanza. En una acepción particular que merece atención especial, los espacios de enseñanza son objetos de representaciones literarias, modelizando fracturas sociales, culturales y pedagógicas muy importantes, también porque son indisociables sus valores y actitudes ideológicas.Palabras clave: literatura; espacio en el sistema de enseñanza; representación.READING AND REPRESENTATION OF A DRAMA: space in the education systemAbstractThis article starts from a personal testimony and deliberately assumes literature as a field of references and images. It is believed that if it is somehow useful, it will also be to give us testimonies, in fictional discourse, of what spaces, volitions, representations and values are and mean, in a sinuous connection with our life and with our social transit. The “reading and representation of a drama” that is developed here implies a problematization of space in terms of several dimensions, which are variably involved in teaching practices. In a particular sense that deserves special attention, teaching spaces are objects of literary representations, modeling very important social, cultural and pedagogical fractures, also because they are inseparable from ideological values and attitudes.Keywords: literature; space in education system; representation.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1829310.18764/2178-2229v28n4.202175Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 491-5082178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/9976http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10947http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10948http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10957http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10962Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Carlos2022-01-12T15:16:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18293Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.249594Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
title LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
spellingShingle LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
Reis, Carlos
Literatura
Espaço no sistema de ensino
Representação
title_short LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
title_full LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
title_fullStr LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
title_full_unstemmed LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
title_sort LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino
author Reis, Carlos
author_facet Reis, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Espaço no sistema de ensino
Representação
topic Literatura
Espaço no sistema de ensino
Representação
description O presente artigo parte de um testemunho pessoal e assume deliberadamente a literatura como campo de referências e de imagens. Acredita-se que se ela serve para alguma coisa será também para nos dar testemunhos em discurso ficcional, note-se, do que são e significam espaços, volições, representações e valores, em sinuosa conexão com a nossa vida e com o nosso trânsito social. A “leitura e representação de um drama” que aqui se desenvolve implica uma problematização do espaço em função de várias dimensões, variavelmente envolvidas em práticas de ensino. Numa acepção particular que merece  especial atenção, os espaços do ensino são objetos de representações literárias, modelizando fraturas sociais, culturais, pedagógicas muito importantes, também por delas serem indissociáveis valores e atitudes ideológicas.Palavras-chave: literatura; espaço no sistema de ensino; representação.LECTURA Y REPRESENTACIÓN DE UN DRAMA: el espacio en el sistema de enseñanzaResumenEl presente artículo parte de un testimonio personal y asume deliberadamente la literatura como campo de referencias e imágenes. Se cree que, si sirve para algo, será también para darnos testimonios en discurso ficcional de lo que son y significan espacios, voluntades, representaciones y valores, en sinuosa conexión con nuestra vida y con nuestro tránsito social. La “lectura y representación de un drama”, que aquí se desarrolla, implica una problematización del espacio en función de diferentes dimensiones, variablemente relacionadas con prácticas de enseñanza. En una acepción particular que merece atención especial, los espacios de enseñanza son objetos de representaciones literarias, modelizando fracturas sociales, culturales y pedagógicas muy importantes, también porque son indisociables sus valores y actitudes ideológicas.Palabras clave: literatura; espacio en el sistema de enseñanza; representación.READING AND REPRESENTATION OF A DRAMA: space in the education systemAbstractThis article starts from a personal testimony and deliberately assumes literature as a field of references and images. It is believed that if it is somehow useful, it will also be to give us testimonies, in fictional discourse, of what spaces, volitions, representations and values are and mean, in a sinuous connection with our life and with our social transit. The “reading and representation of a drama” that is developed here implies a problematization of space in terms of several dimensions, which are variably involved in teaching practices. In a particular sense that deserves special attention, teaching spaces are objects of literary representations, modeling very important social, cultural and pedagogical fractures, also because they are inseparable from ideological values and attitudes.Keywords: literature; space in education system; representation.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293
10.18764/2178-2229v28n4.202175
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/9976
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10947
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10948
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10957
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18293/10962
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 491-508
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881694728192