USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Eduardo Fonseca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Ilma Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9959
Resumo: Este estudo tem por objetivo perspectivar a genealogia pensada por Michel Foucault como uma ferramenta importante para pensar a história no universo da educação. A genealogia permite pensar a história de outra forma, partindo de uma acentuada crítica à metafísica que, por vezes, nutre muitas das matrizes de pesquisas no âmbito da história da educação. Esses modelos metafísicos concentram-se em uma incessante busca de um fundamento último e primeiro, bem como a busca pela essência das coisas. Dessa feita, o “método” genealógico questiona a si mesmo, como uma espécie de contra História, que aponta e faz circular o até então impensado na história oficial, e, nesse caso, da história oficial sobre a educação. Ressalta-se que a proposta da genealogia não visa interpretar o passado, e sim descrever e estabelecer uma rede de relações significativas que permitam aos enunciados expressar seu sentido e principalmente as mediações que estes produzem, possibilitando assim, que a descrição se torne explicativa.Observa-se quea genealogia vertida à história da educação permite um olhar distinto sobre rituais em sala de aula, documentos e registros escolares, práticas avaliativas, discursos pedagógicos, currículo dentre muitos outros, que este estudo tem como pretensão problematizar e elencar os caminhos de uma genealogia na educação, tendo como principal referencial a construção teórica de Michel Foucault. USES AND NON-USES OF GENEALOGY IN RESEARCH IN EDUCATIONAbstract:  this article aims, perspective genealogy thought by Michel Foucault as an important tool to think about the history in the world of education. The genealogy, history would suggest otherwise, from a sharp critique of metaphysics that sometimes nurture many of the headquarters of research within the history of education. These metaphysical models focus on a constant search for a last and first plea, and the search for the essence of things. This time, the "method" genealogical questions himself as a kind of counter history, pointing and circulates the hitherto unthought in the official story, and in this case, the official story about education. It is emphasized that the proposal of the genealogy is not intended to interpret the past, but to describe and establish a network of meaningful relationships that allow statements expressing its meaning and especially the mediations they produce, thus enabling the description becomes explanatory. It is observed that the genealogy poured the history of education, allows a different look on rituals in the classroom, documents and school records, assessment practices, pedagogical discourse, curriculum among many others, this article intends to discuss and rank the ways of a genealogy in education, having as main reference the theoretical construction of Michel Foucault.Keywords: Education. Genealogy. History. USOS Y DESUSOS DE LA GENEALOGÍA EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓNResumen: Este estudio tiene por objetivo perspectivar la genealogía pensada por Michel Foucault como una herramienta importante para pensar la historia en el universo de la educación. La genealogía permite pensar la historia de otra forma, partiendo de una acentuada crítica a la metafísica que a veces nutren muchas de las matrices de investigaciones en el ámbito de la historia de la educación. Estos modelos metafísicos se concentran en una incesante búsqueda de un fundamento último y primero, así como la búsqueda de la esencia de las cosas. De esta forma, el "método" genealógico se cuestiona a sí mismo, como una especie de contra Historia, que apunta y hace circular el hasta entonces impensado en la historia oficial, y en ese caso de la historia oficial sobre la educación. Se resalta que la propuesta de la genealogía no pretende interpretar el pasado, sino describir y establecer una red de relaciones significativas que permitan a los enunciados expresar su sentido y principalmente las mediaciones que éstos producen, posibilitando así que la descripción se haga hace explicativa. Se observa que la genealogía vertida a la historia de la educación permite una mirada distinta sobre rituales en el aula, documentos y registros escolares, prácticas evaluativas, discursos pedagógicos, currículo entre muchos otros, que este estudio tiene como pretensión problematizar y enumerar los caminos de una genealogía en la educación, teniendo como principal referencial la construcción teórica de Michel Foucault.Palabras clave: Educación. Genealogía. Historia.
id UFMA-5_55849e70dbdbcb9b937dd9326766476b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9959
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃOEducaçãoGenealogiaHistóriaEste estudo tem por objetivo perspectivar a genealogia pensada por Michel Foucault como uma ferramenta importante para pensar a história no universo da educação. A genealogia permite pensar a história de outra forma, partindo de uma acentuada crítica à metafísica que, por vezes, nutre muitas das matrizes de pesquisas no âmbito da história da educação. Esses modelos metafísicos concentram-se em uma incessante busca de um fundamento último e primeiro, bem como a busca pela essência das coisas. Dessa feita, o “método” genealógico questiona a si mesmo, como uma espécie de contra História, que aponta e faz circular o até então impensado na história oficial, e, nesse caso, da história oficial sobre a educação. Ressalta-se que a proposta da genealogia não visa interpretar o passado, e sim descrever e estabelecer uma rede de relações significativas que permitam aos enunciados expressar seu sentido e principalmente as mediações que estes produzem, possibilitando assim, que a descrição se torne explicativa.Observa-se quea genealogia vertida à história da educação permite um olhar distinto sobre rituais em sala de aula, documentos e registros escolares, práticas avaliativas, discursos pedagógicos, currículo dentre muitos outros, que este estudo tem como pretensão problematizar e elencar os caminhos de uma genealogia na educação, tendo como principal referencial a construção teórica de Michel Foucault. USES AND NON-USES OF GENEALOGY IN RESEARCH IN EDUCATIONAbstract:  this article aims, perspective genealogy thought by Michel Foucault as an important tool to think about the history in the world of education. The genealogy, history would suggest otherwise, from a sharp critique of metaphysics that sometimes nurture many of the headquarters of research within the history of education. These metaphysical models focus on a constant search for a last and first plea, and the search for the essence of things. This time, the "method" genealogical questions himself as a kind of counter history, pointing and circulates the hitherto unthought in the official story, and in this case, the official story about education. It is emphasized that the proposal of the genealogy is not intended to interpret the past, but to describe and establish a network of meaningful relationships that allow statements expressing its meaning and especially the mediations they produce, thus enabling the description becomes explanatory. It is observed that the genealogy poured the history of education, allows a different look on rituals in the classroom, documents and school records, assessment practices, pedagogical discourse, curriculum among many others, this article intends to discuss and rank the ways of a genealogy in education, having as main reference the theoretical construction of Michel Foucault.Keywords: Education. Genealogy. History. USOS Y DESUSOS DE LA GENEALOGÍA EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓNResumen: Este estudio tiene por objetivo perspectivar la genealogía pensada por Michel Foucault como una herramienta importante para pensar la historia en el universo de la educación. La genealogía permite pensar la historia de otra forma, partiendo de una acentuada crítica a la metafísica que a veces nutren muchas de las matrices de investigaciones en el ámbito de la historia de la educación. Estos modelos metafísicos se concentran en una incesante búsqueda de un fundamento último y primero, así como la búsqueda de la esencia de las cosas. De esta forma, el "método" genealógico se cuestiona a sí mismo, como una especie de contra Historia, que apunta y hace circular el hasta entonces impensado en la historia oficial, y en ese caso de la historia oficial sobre la educación. Se resalta que la propuesta de la genealogía no pretende interpretar el pasado, sino describir y establecer una red de relaciones significativas que permitan a los enunciados expresar su sentido y principalmente las mediaciones que éstos producen, posibilitando así que la descripción se haga hace explicativa. Se observa que la genealogía vertida a la historia de la educación permite una mirada distinta sobre rituales en el aula, documentos y registros escolares, prácticas evaluativas, discursos pedagógicos, currículo entre muchos otros, que este estudio tiene como pretensión problematizar y enumerar los caminos de una genealogía en la educación, teniendo como principal referencial la construcción teórica de Michel Foucault.Palabras clave: Educación. Genealogía. Historia.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/995910.18764/2178-2229.v25n3p205-222Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 205-2222178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9959/5852Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, José Eduardo FonsecaNascimento, Ilma Vieira do2018-11-28T15:40:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9959Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:59.799186Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
title USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
spellingShingle USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Oliveira, José Eduardo Fonseca
Educação
Genealogia
História
title_short USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
title_full USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
title_fullStr USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
title_sort USOS E DESUSOS DA GENEALOGIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
author Oliveira, José Eduardo Fonseca
author_facet Oliveira, José Eduardo Fonseca
Nascimento, Ilma Vieira do
author_role author
author2 Nascimento, Ilma Vieira do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Eduardo Fonseca
Nascimento, Ilma Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Genealogia
História
topic Educação
Genealogia
História
description Este estudo tem por objetivo perspectivar a genealogia pensada por Michel Foucault como uma ferramenta importante para pensar a história no universo da educação. A genealogia permite pensar a história de outra forma, partindo de uma acentuada crítica à metafísica que, por vezes, nutre muitas das matrizes de pesquisas no âmbito da história da educação. Esses modelos metafísicos concentram-se em uma incessante busca de um fundamento último e primeiro, bem como a busca pela essência das coisas. Dessa feita, o “método” genealógico questiona a si mesmo, como uma espécie de contra História, que aponta e faz circular o até então impensado na história oficial, e, nesse caso, da história oficial sobre a educação. Ressalta-se que a proposta da genealogia não visa interpretar o passado, e sim descrever e estabelecer uma rede de relações significativas que permitam aos enunciados expressar seu sentido e principalmente as mediações que estes produzem, possibilitando assim, que a descrição se torne explicativa.Observa-se quea genealogia vertida à história da educação permite um olhar distinto sobre rituais em sala de aula, documentos e registros escolares, práticas avaliativas, discursos pedagógicos, currículo dentre muitos outros, que este estudo tem como pretensão problematizar e elencar os caminhos de uma genealogia na educação, tendo como principal referencial a construção teórica de Michel Foucault. USES AND NON-USES OF GENEALOGY IN RESEARCH IN EDUCATIONAbstract:  this article aims, perspective genealogy thought by Michel Foucault as an important tool to think about the history in the world of education. The genealogy, history would suggest otherwise, from a sharp critique of metaphysics that sometimes nurture many of the headquarters of research within the history of education. These metaphysical models focus on a constant search for a last and first plea, and the search for the essence of things. This time, the "method" genealogical questions himself as a kind of counter history, pointing and circulates the hitherto unthought in the official story, and in this case, the official story about education. It is emphasized that the proposal of the genealogy is not intended to interpret the past, but to describe and establish a network of meaningful relationships that allow statements expressing its meaning and especially the mediations they produce, thus enabling the description becomes explanatory. It is observed that the genealogy poured the history of education, allows a different look on rituals in the classroom, documents and school records, assessment practices, pedagogical discourse, curriculum among many others, this article intends to discuss and rank the ways of a genealogy in education, having as main reference the theoretical construction of Michel Foucault.Keywords: Education. Genealogy. History. USOS Y DESUSOS DE LA GENEALOGÍA EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓNResumen: Este estudio tiene por objetivo perspectivar la genealogía pensada por Michel Foucault como una herramienta importante para pensar la historia en el universo de la educación. La genealogía permite pensar la historia de otra forma, partiendo de una acentuada crítica a la metafísica que a veces nutren muchas de las matrices de investigaciones en el ámbito de la historia de la educación. Estos modelos metafísicos se concentran en una incesante búsqueda de un fundamento último y primero, así como la búsqueda de la esencia de las cosas. De esta forma, el "método" genealógico se cuestiona a sí mismo, como una especie de contra Historia, que apunta y hace circular el hasta entonces impensado en la historia oficial, y en ese caso de la historia oficial sobre la educación. Se resalta que la propuesta de la genealogía no pretende interpretar el pasado, sino describir y establecer una red de relaciones significativas que permitan a los enunciados expresar su sentido y principalmente las mediaciones que éstos producen, posibilitando así que la descripción se haga hace explicativa. Se observa que la genealogía vertida a la historia de la educación permite una mirada distinta sobre rituales en el aula, documentos y registros escolares, prácticas evaluativas, discursos pedagógicos, currículo entre muchos otros, que este estudio tiene como pretensión problematizar y enumerar los caminos de una genealogía en la educación, teniendo como principal referencial la construcción teórica de Michel Foucault.Palabras clave: Educación. Genealogía. Historia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9959
10.18764/2178-2229.v25n3p205-222
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9959
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n3p205-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9959/5852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 205-222
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879623790592