CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350 |
Resumo: | A avaliação constitui-se parcela primordial do processo ensino aprendizagem sendo o principal instrumento diagnóstico para o conhecimento da realidade cognitiva, intelectual e formativa de um grupo. Desenhar um retrato diagnóstico da avaliação de aprendizagem através das experiências descritas em artigos, comunicações, relatos e documentos relacionados é o objetivo desse trabalho de revisão. Pelo levantamento realizado percebe-se que pouco ou nenhum avanço foi concretizado nos últimos anos relacionados à mudança de postura frente aos processos de avaliação adotados nas mais variadas realidades educacionais. Além disso, pretende-se estimular os envolvidos nos processos avaliativos pela promoção de uma conscientização de que os métodos descritos na literatura e as recomendações realizadas em documentos oficiais são passiveis de sucesso e que os mesmos não são utópicos, mas reais.Palavras-chave: Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. CONCEPTS AND PERSPECTIVES OF LEARNING ASSESSMENT: a review analyticalAbstract: Evaluation is it crucial part of the learning process is the main diagnostic tool for understanding the cognitive reality and intellectual formation of a group. Draw a picture diagnostic of the evaluation of learning from the experiences described in articles, communications, reports and related documents is the aim of this revision work. In the survey perceive that little or no progress has been achieved in recent years related to the change of attitude in relation to the evaluation processes adopted in various educational realities. In addition, it is intended to encourage those involved in the evaluation processes by promoting an awareness of the methods described in the literature and the recommendations made in official documents are capable of success and that they are not utopian but reals.Keywords: Learning assessment. Diagnosis. Teaching and learning. CONCEPTOS Y PERSPECTIVAS DE LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE: una revisión analíticaResumen: La evaluación es parte crucial del proceso de aprendizaje en lo cual es la principal herramienta de diagnóstico para la comprensión de la realidad cognitiva y la formación intelectual de un grupo. Hacer un dibujo de la evaluación diagnóstica de aprendizaje de las experiencias descritas en los artículos, comunicaciones, informes y documentos relacionados es el objetivo de este trabajo de revisión. La encuesta perciben que se ha logrado poco o ningún progreso en los últimos años relacionados con el cambio de actitud en relación con los procesos de evaluación adoptados en diversas realidades educativas. Además, se pretende animar a los que participan en los procesos de evaluación mediante la promoción de una conciencia de los métodos descritos en la literatura y las recomendaciones formuladas en los documentos oficiales son capaces de tener éxito y que no son una utopía, pero real.Palabras clave: La Evaluación del Aprendizaje. Diagnóstico. La Enseñanza-Aprendizaje. |
id |
UFMA-5_57c0c1a8d515eaf99f3fb35119153644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5350 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analíticaAvaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem.A avaliação constitui-se parcela primordial do processo ensino aprendizagem sendo o principal instrumento diagnóstico para o conhecimento da realidade cognitiva, intelectual e formativa de um grupo. Desenhar um retrato diagnóstico da avaliação de aprendizagem através das experiências descritas em artigos, comunicações, relatos e documentos relacionados é o objetivo desse trabalho de revisão. Pelo levantamento realizado percebe-se que pouco ou nenhum avanço foi concretizado nos últimos anos relacionados à mudança de postura frente aos processos de avaliação adotados nas mais variadas realidades educacionais. Além disso, pretende-se estimular os envolvidos nos processos avaliativos pela promoção de uma conscientização de que os métodos descritos na literatura e as recomendações realizadas em documentos oficiais são passiveis de sucesso e que os mesmos não são utópicos, mas reais.Palavras-chave: Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. CONCEPTS AND PERSPECTIVES OF LEARNING ASSESSMENT: a review analyticalAbstract: Evaluation is it crucial part of the learning process is the main diagnostic tool for understanding the cognitive reality and intellectual formation of a group. Draw a picture diagnostic of the evaluation of learning from the experiences described in articles, communications, reports and related documents is the aim of this revision work. In the survey perceive that little or no progress has been achieved in recent years related to the change of attitude in relation to the evaluation processes adopted in various educational realities. In addition, it is intended to encourage those involved in the evaluation processes by promoting an awareness of the methods described in the literature and the recommendations made in official documents are capable of success and that they are not utopian but reals.Keywords: Learning assessment. Diagnosis. Teaching and learning. CONCEPTOS Y PERSPECTIVAS DE LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE: una revisión analíticaResumen: La evaluación es parte crucial del proceso de aprendizaje en lo cual es la principal herramienta de diagnóstico para la comprensión de la realidad cognitiva y la formación intelectual de un grupo. Hacer un dibujo de la evaluación diagnóstica de aprendizaje de las experiencias descritas en los artículos, comunicaciones, informes y documentos relacionados es el objetivo de este trabajo de revisión. La encuesta perciben que se ha logrado poco o ningún progreso en los últimos años relacionados con el cambio de actitud en relación con los procesos de evaluación adoptados en diversas realidades educativas. Además, se pretende animar a los que participan en los procesos de evaluación mediante la promoción de una conciencia de los métodos descritos en la literatura y las recomendaciones formuladas en los documentos oficiales son capaces de tener éxito y que no son una utopía, pero real.Palabras clave: La Evaluación del Aprendizaje. Diagnóstico. La Enseñanza-Aprendizaje.Universidade Federal do Maranhão2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/535010.18764/2178-2229.v23n2p138-148Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 138-1482178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350/3273Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vilma Bragas2017-01-23T13:54:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5350Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:49.669123Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
title |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica Oliveira, Vilma Bragas Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
title_full |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
title_sort |
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica |
author |
Oliveira, Vilma Bragas |
author_facet |
Oliveira, Vilma Bragas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vilma Bragas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. |
description |
A avaliação constitui-se parcela primordial do processo ensino aprendizagem sendo o principal instrumento diagnóstico para o conhecimento da realidade cognitiva, intelectual e formativa de um grupo. Desenhar um retrato diagnóstico da avaliação de aprendizagem através das experiências descritas em artigos, comunicações, relatos e documentos relacionados é o objetivo desse trabalho de revisão. Pelo levantamento realizado percebe-se que pouco ou nenhum avanço foi concretizado nos últimos anos relacionados à mudança de postura frente aos processos de avaliação adotados nas mais variadas realidades educacionais. Além disso, pretende-se estimular os envolvidos nos processos avaliativos pela promoção de uma conscientização de que os métodos descritos na literatura e as recomendações realizadas em documentos oficiais são passiveis de sucesso e que os mesmos não são utópicos, mas reais.Palavras-chave: Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem. CONCEPTS AND PERSPECTIVES OF LEARNING ASSESSMENT: a review analyticalAbstract: Evaluation is it crucial part of the learning process is the main diagnostic tool for understanding the cognitive reality and intellectual formation of a group. Draw a picture diagnostic of the evaluation of learning from the experiences described in articles, communications, reports and related documents is the aim of this revision work. In the survey perceive that little or no progress has been achieved in recent years related to the change of attitude in relation to the evaluation processes adopted in various educational realities. In addition, it is intended to encourage those involved in the evaluation processes by promoting an awareness of the methods described in the literature and the recommendations made in official documents are capable of success and that they are not utopian but reals.Keywords: Learning assessment. Diagnosis. Teaching and learning. CONCEPTOS Y PERSPECTIVAS DE LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE: una revisión analíticaResumen: La evaluación es parte crucial del proceso de aprendizaje en lo cual es la principal herramienta de diagnóstico para la comprensión de la realidad cognitiva y la formación intelectual de un grupo. Hacer un dibujo de la evaluación diagnóstica de aprendizaje de las experiencias descritas en los artículos, comunicaciones, informes y documentos relacionados es el objetivo de este trabajo de revisión. La encuesta perciben que se ha logrado poco o ningún progreso en los últimos años relacionados con el cambio de actitud en relación con los procesos de evaluación adoptados en diversas realidades educativas. Además, se pretende animar a los que participan en los procesos de evaluación mediante la promoción de una conciencia de los métodos descritos en la literatura y las recomendaciones formuladas en los documentos oficiales son capaces de tener éxito y que no son una utopía, pero real.Palabras clave: La Evaluación del Aprendizaje. Diagnóstico. La Enseñanza-Aprendizaje. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350 10.18764/2178-2229.v23n2p138-148 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v23n2p138-148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350/3273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 138-148 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v23n2 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878533271552 |