EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196 |
Resumo: | O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente. |
id |
UFMA-5_585ec2b4f1023932fa90cc27e3b895ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliadosEducação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/619610.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 01-112178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196/3740Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeldmann, Marina GrazielaMasetto, Marcos TarcisoSilva, Maria de Nazaré Corrêa2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-02-03T12:23:16Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
title |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados Feldmann, Marina Graziela Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente. |
title_short |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
title_full |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
title_sort |
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados |
author |
Feldmann, Marina Graziela |
author_facet |
Feldmann, Marina Graziela Masetto, Marcos Tarciso Silva, Maria de Nazaré Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Masetto, Marcos Tarciso Silva, Maria de Nazaré Corrêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela Masetto, Marcos Tarciso Silva, Maria de Nazaré Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente. |
topic |
Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente. |
description |
O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196/3740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 01-11 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1789440301093355520 |