EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldmann, Marina Graziela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Masetto, Marcos Tarciso, Silva, Maria de Nazaré Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196
Resumo: O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento  Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente.
id UFMA-5_585ec2b4f1023932fa90cc27e3b895ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliadosEducação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento  Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/619610.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 01-112178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196/3740Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeldmann, Marina GrazielaMasetto, Marcos TarcisoSilva, Maria de Nazaré Corrêa2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6196Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2017-02-03T12:23:16Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
title EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
spellingShingle EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
Feldmann, Marina Graziela
Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.
title_short EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
title_full EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
title_fullStr EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
title_sort EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
author Feldmann, Marina Graziela
author_facet Feldmann, Marina Graziela
Masetto, Marcos Tarciso
Silva, Maria de Nazaré Corrêa
author_role author
author2 Masetto, Marcos Tarciso
Silva, Maria de Nazaré Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldmann, Marina Graziela
Masetto, Marcos Tarciso
Silva, Maria de Nazaré Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.
topic Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.
description O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidosResumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento  Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6196/3740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 01-11
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440301093355520