RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Braian Garrito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mill, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852
Resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir as relações hierárquicas e suas implicações nas relações de saber e poder no trabalho docente exercido na Educação a Distância (EaD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este que é, atualmente, a mais vultosa política pública de educação superior a distância do País. Para atender ao escopo do estudo, lançamos mão dos métodos quantitativo e qualitativo. Com relação aos procedimentos metodológicos, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 desses profissionais. Por meio desta pesquisa, identificamos características de uma gestão menos centralizada no bojo da docência exercida na EaD. Isso implica um trabalho mais cooperativo e interdependente. Contudo, também foram identificadas relações hierárquicas bastante nítidas e percebidas pelos profissionais. De sorte que nossa pesquisa apresenta indícios e hipóteses de que essas relações incidem sobre aquelas de saber e, por conseguinte, poder que se estabelecem no cerne da polidocência.Palavras-chave: Educação a Distância. Trabalho Docente. Relações de Saber. Relações de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.RELATIONSHIPS OF KNOWLEDGE AND POWER IN DISTANCE EDUCATION: an analysis of the Universidade Aberta do BrasilAbstractThe main objective of this article is to discuss the hierarchical relations and their implications in the relations of knowledge and power in the teaching work carried out in Distance Education, within the scope of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. This is currently the most important public policy in higher distance education of the country. In order to meet the scope of the study, we use quantitative and qualitative methods. Regarding the methodological procedures, data were collected, through virtual questionnaires, of 677 teachers who work or have already worked under the UAB System. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with 8 of these professionals. Through this research, we identify characteristics of a less centralized management in the teaching of the Distance Education. This implies a more cooperative and interdependent work. However, hierarchical relationships were also clearly found and perceived by professionals. So our research presents clues and hypotheses that these hierarchical relations affect those of knowledge and power that are established at the core of polidocência.Keywords: Distance Education. Teaching Work. Knowledge Relations. Power Relations. Universidade Aberta do Brasil System.RELACIONES DE SABER Y PODER EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA: un análisis sobre la Universidade Aberta do BrasilResumenEl objetivo principal de este artículo es discutir las relaciones jerárquicas y sus implicaciones en las relaciones de saber y poder en el trabajo docente ejercido en la Educación a Distancia (EaD), en el ámbito del Sistema Universidade Aberta de Brasil (UAB). Este es, actualmente, la más amplia política pública de educación superior a distancia del país. Para atender lo objetivo, utilizamos los métodos cuantitativo y cualitativo. Con respecto a los procedimientos metodológicos, fueron recolectados datos, por medio de cuestionarios virtuales, de 677 docentes que actúan o ya actuaron en el ámbito del Sistema UAB. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 8 de esos profesionales. Por medio de esta investigación, identificamos características de una gestión menos centralizada en la docencia ejercida en la EaD. Esto implica un trabajo más cooperativo e interdependiente. Sin embargo, también se identificaron relaciones jerárquicas bastante nítidas y percibidas por los profesionales. De suerte que nuestra investigación presenta indicios e hipótesis de que esas relaciones tiene efecto sobre las relaciones de saber y, por consiguiente, de poder que se establecen en el núcleo de la polidocência.Palabras clave: Educación a distancia. Trabajo de Enseñanza. Relaciones de Saber. Relaciones de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.
id UFMA-5_5a14bbdd64b90dc59fcd57c906f227d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8852
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do BrasilEducação a DistânciaTrabalho DocenteRelações de SaberRelações de PoderSistema Universidade Aberta do Brasil.O objetivo principal deste artigo é discutir as relações hierárquicas e suas implicações nas relações de saber e poder no trabalho docente exercido na Educação a Distância (EaD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este que é, atualmente, a mais vultosa política pública de educação superior a distância do País. Para atender ao escopo do estudo, lançamos mão dos métodos quantitativo e qualitativo. Com relação aos procedimentos metodológicos, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 desses profissionais. Por meio desta pesquisa, identificamos características de uma gestão menos centralizada no bojo da docência exercida na EaD. Isso implica um trabalho mais cooperativo e interdependente. Contudo, também foram identificadas relações hierárquicas bastante nítidas e percebidas pelos profissionais. De sorte que nossa pesquisa apresenta indícios e hipóteses de que essas relações incidem sobre aquelas de saber e, por conseguinte, poder que se estabelecem no cerne da polidocência.Palavras-chave: Educação a Distância. Trabalho Docente. Relações de Saber. Relações de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.RELATIONSHIPS OF KNOWLEDGE AND POWER IN DISTANCE EDUCATION: an analysis of the Universidade Aberta do BrasilAbstractThe main objective of this article is to discuss the hierarchical relations and their implications in the relations of knowledge and power in the teaching work carried out in Distance Education, within the scope of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. This is currently the most important public policy in higher distance education of the country. In order to meet the scope of the study, we use quantitative and qualitative methods. Regarding the methodological procedures, data were collected, through virtual questionnaires, of 677 teachers who work or have already worked under the UAB System. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with 8 of these professionals. Through this research, we identify characteristics of a less centralized management in the teaching of the Distance Education. This implies a more cooperative and interdependent work. However, hierarchical relationships were also clearly found and perceived by professionals. So our research presents clues and hypotheses that these hierarchical relations affect those of knowledge and power that are established at the core of polidocência.Keywords: Distance Education. Teaching Work. Knowledge Relations. Power Relations. Universidade Aberta do Brasil System.RELACIONES DE SABER Y PODER EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA: un análisis sobre la Universidade Aberta do BrasilResumenEl objetivo principal de este artículo es discutir las relaciones jerárquicas y sus implicaciones en las relaciones de saber y poder en el trabajo docente ejercido en la Educación a Distancia (EaD), en el ámbito del Sistema Universidade Aberta de Brasil (UAB). Este es, actualmente, la más amplia política pública de educación superior a distancia del país. Para atender lo objetivo, utilizamos los métodos cuantitativo y cualitativo. Con respecto a los procedimientos metodológicos, fueron recolectados datos, por medio de cuestionarios virtuales, de 677 docentes que actúan o ya actuaron en el ámbito del Sistema UAB. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 8 de esos profesionales. Por medio de esta investigación, identificamos características de una gestión menos centralizada en la docencia ejercida en la EaD. Esto implica un trabajo más cooperativo e interdependiente. Sin embargo, también se identificaron relaciones jerárquicas bastante nítidas y percibidas por los profesionales. De suerte que nuestra investigación presenta indicios e hipótesis de que esas relaciones tiene efecto sobre las relaciones de saber y, por consiguiente, de poder que se establecen en el núcleo de la polidocência.Palabras clave: Educación a distancia. Trabajo de Enseñanza. Relaciones de Saber. Relaciones de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.Universidade Federal do Maranhão2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/885210.18764/2178-2229.v28n3p37-63Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 37-632178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852/8504Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Braian GarritoMill, Daniel2021-12-07T00:22:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8852Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:56.782098Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
title RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
Veloso, Braian Garrito
Educação a Distância
Trabalho Docente
Relações de Saber
Relações de Poder
Sistema Universidade Aberta do Brasil.
title_short RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
title_full RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
title_sort RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
author Veloso, Braian Garrito
author_facet Veloso, Braian Garrito
Mill, Daniel
author_role author
author2 Mill, Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Braian Garrito
Mill, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Trabalho Docente
Relações de Saber
Relações de Poder
Sistema Universidade Aberta do Brasil.
topic Educação a Distância
Trabalho Docente
Relações de Saber
Relações de Poder
Sistema Universidade Aberta do Brasil.
description O objetivo principal deste artigo é discutir as relações hierárquicas e suas implicações nas relações de saber e poder no trabalho docente exercido na Educação a Distância (EaD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este que é, atualmente, a mais vultosa política pública de educação superior a distância do País. Para atender ao escopo do estudo, lançamos mão dos métodos quantitativo e qualitativo. Com relação aos procedimentos metodológicos, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 desses profissionais. Por meio desta pesquisa, identificamos características de uma gestão menos centralizada no bojo da docência exercida na EaD. Isso implica um trabalho mais cooperativo e interdependente. Contudo, também foram identificadas relações hierárquicas bastante nítidas e percebidas pelos profissionais. De sorte que nossa pesquisa apresenta indícios e hipóteses de que essas relações incidem sobre aquelas de saber e, por conseguinte, poder que se estabelecem no cerne da polidocência.Palavras-chave: Educação a Distância. Trabalho Docente. Relações de Saber. Relações de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.RELATIONSHIPS OF KNOWLEDGE AND POWER IN DISTANCE EDUCATION: an analysis of the Universidade Aberta do BrasilAbstractThe main objective of this article is to discuss the hierarchical relations and their implications in the relations of knowledge and power in the teaching work carried out in Distance Education, within the scope of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. This is currently the most important public policy in higher distance education of the country. In order to meet the scope of the study, we use quantitative and qualitative methods. Regarding the methodological procedures, data were collected, through virtual questionnaires, of 677 teachers who work or have already worked under the UAB System. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with 8 of these professionals. Through this research, we identify characteristics of a less centralized management in the teaching of the Distance Education. This implies a more cooperative and interdependent work. However, hierarchical relationships were also clearly found and perceived by professionals. So our research presents clues and hypotheses that these hierarchical relations affect those of knowledge and power that are established at the core of polidocência.Keywords: Distance Education. Teaching Work. Knowledge Relations. Power Relations. Universidade Aberta do Brasil System.RELACIONES DE SABER Y PODER EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA: un análisis sobre la Universidade Aberta do BrasilResumenEl objetivo principal de este artículo es discutir las relaciones jerárquicas y sus implicaciones en las relaciones de saber y poder en el trabajo docente ejercido en la Educación a Distancia (EaD), en el ámbito del Sistema Universidade Aberta de Brasil (UAB). Este es, actualmente, la más amplia política pública de educación superior a distancia del país. Para atender lo objetivo, utilizamos los métodos cuantitativo y cualitativo. Con respecto a los procedimientos metodológicos, fueron recolectados datos, por medio de cuestionarios virtuales, de 677 docentes que actúan o ya actuaron en el ámbito del Sistema UAB. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 8 de esos profesionales. Por medio de esta investigación, identificamos características de una gestión menos centralizada en la docencia ejercida en la EaD. Esto implica un trabajo más cooperativo e interdependiente. Sin embargo, también se identificaron relaciones jerárquicas bastante nítidas y percibidas por los profesionales. De suerte que nuestra investigación presenta indicios e hipótesis de que esas relaciones tiene efecto sobre las relaciones de saber y, por consiguiente, de poder que se establecen en el núcleo de la polidocência.Palabras clave: Educación a distancia. Trabajo de Enseñanza. Relaciones de Saber. Relaciones de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852
10.18764/2178-2229.v28n3p37-63
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n3p37-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852/8504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 37-63
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879148785664