GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Vanilton Camilo de, Ratts, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769
Resumo: A partir de entrevistas com docentes, o presente artigo procura analisar discursos de professoras e professores de Geografia acerca das identidades e diferenças étnicas e regionais no espaço escolar. O texto é parte da pesquisa em andamento em nível de doutorado. Nele, trata-se de compreender como as identidades e as diferenças são discursivamente construídas no espaço escolar e que mecanismos estão implicados em suas construções, determinando a valorização de algumas em detrimento de outras. Considera-se o espaço escolar como o lugar de relações, sentido do pertencimento e de constituição de identidades dos sujeitos escolares e de experiências com a alteridade cultural. Adota-se a entrevista semiestruturada como procedimento qualitativo para a elaboração do material primário. Percebe-se até o momento que os enunciados das/os docentes são atravessados pela identificação das diferenças étnicas e regionais que emergem no cotidiano da escola, mas que encontram pouco espaço de reflexão e debate. Sendo assim, considera-se relevante que o ensino de Geografia para futuras/os professoras e professores priorize abordagens que percebam e valorizem a pluralidade que institui o espaço escolar.GEOGRAPHY AND DISCOURSES ABOUT  IDENTITIES AND DIFFERENCES IN, PARÁAbstract   From interviews with teachers, this article seeks to analyze discourses of teachers and teachers of Geography about the identities and ethnic and regional differences in the school space. The text is part of in progress research the doctoral level. It attempts to comprehend how identity and differences are discursively built at school space and which mechanisms are implied in its constructions,  as to determine the valorization of some in detriment of others. School space is considered as the place of relations, meaning of belonging and identity building of school subjects and cultural alterity experiences. Semi-structured interviews were adopted as qualitative proceedings to elaborate main data. It is noticed that teachers enunciates are intercepted by ethnic and regional differences that emerge on school daily life, which, however, find little space of reflection and debate. Thus, it is considered relevant that Geography teaching for future teachers prioritize approaches that notice and enriches school space plurality.Keywords: Alterity. Culture. Teacher discourse. Social justice. Ethnic. Regional.GEOGRAFÍA Y DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES Y DIFERENCIAS EN EL ESPACIO ESCOLAR EN REDENCIÓN, PARÁResumen A partir de entrevistas con docentes, el presente artículo busca analizar discursos de profesoras y profesores de Geografía acerca de las identidades y diferencias étnicas y regionales en el espacio escolar. El texto es parte de la investigación en curso a nivel de doctorado. En él se trata de comprender cómo las identidades y las diferencias regionales son discursivamente construidas en el espacio escolar y qué mecanismos están implicados en sus construcciones, lo cual determina la valorización de algunas identidades y diferencias, en detrimento de otras.  Se considera el espacio escolar como el lugar de relaciones, sentido de la pertenencia y de constitución de identidades de los sujetos escolares y de experiencias con la alteridad cultural. Utilizamos la entrevista semiestructurada como procedimiento cualitativo para la elaboración del material primario. Hasta el momento,  se percibe  que los enunciados de las / los docentes son atravesados por la identificación de las diferencias étnicas y regionales que emergen en el cotidiano de la escuela, pero que encuentran poco espacio de reflexión y debate. De esta forma, consideramos relevante que la enseñanza de Geografía para  futuras/ os profesoras y profesores priorice enfoques que perciban y valoren la pluralidad que instituye el espacio escolar.Palabras clave: Alteridad. Cultural. Discurso docente. Etnia. Justicia social. Regional.
id UFMA-5_5aa432c946700ad15ec15c7af478dbdb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12769
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁAlteridadeCulturalDiscurso docente. EtniaJustiça socialRegionalA partir de entrevistas com docentes, o presente artigo procura analisar discursos de professoras e professores de Geografia acerca das identidades e diferenças étnicas e regionais no espaço escolar. O texto é parte da pesquisa em andamento em nível de doutorado. Nele, trata-se de compreender como as identidades e as diferenças são discursivamente construídas no espaço escolar e que mecanismos estão implicados em suas construções, determinando a valorização de algumas em detrimento de outras. Considera-se o espaço escolar como o lugar de relações, sentido do pertencimento e de constituição de identidades dos sujeitos escolares e de experiências com a alteridade cultural. Adota-se a entrevista semiestruturada como procedimento qualitativo para a elaboração do material primário. Percebe-se até o momento que os enunciados das/os docentes são atravessados pela identificação das diferenças étnicas e regionais que emergem no cotidiano da escola, mas que encontram pouco espaço de reflexão e debate. Sendo assim, considera-se relevante que o ensino de Geografia para futuras/os professoras e professores priorize abordagens que percebam e valorizem a pluralidade que institui o espaço escolar.GEOGRAPHY AND DISCOURSES ABOUT  IDENTITIES AND DIFFERENCES IN, PARÁAbstract   From interviews with teachers, this article seeks to analyze discourses of teachers and teachers of Geography about the identities and ethnic and regional differences in the school space. The text is part of in progress research the doctoral level. It attempts to comprehend how identity and differences are discursively built at school space and which mechanisms are implied in its constructions,  as to determine the valorization of some in detriment of others. School space is considered as the place of relations, meaning of belonging and identity building of school subjects and cultural alterity experiences. Semi-structured interviews were adopted as qualitative proceedings to elaborate main data. It is noticed that teachers enunciates are intercepted by ethnic and regional differences that emerge on school daily life, which, however, find little space of reflection and debate. Thus, it is considered relevant that Geography teaching for future teachers prioritize approaches that notice and enriches school space plurality.Keywords: Alterity. Culture. Teacher discourse. Social justice. Ethnic. Regional.GEOGRAFÍA Y DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES Y DIFERENCIAS EN EL ESPACIO ESCOLAR EN REDENCIÓN, PARÁResumen A partir de entrevistas con docentes, el presente artículo busca analizar discursos de profesoras y profesores de Geografía acerca de las identidades y diferencias étnicas y regionales en el espacio escolar. El texto es parte de la investigación en curso a nivel de doctorado. En él se trata de comprender cómo las identidades y las diferencias regionales son discursivamente construidas en el espacio escolar y qué mecanismos están implicados en sus construcciones, lo cual determina la valorización de algunas identidades y diferencias, en detrimento de otras.  Se considera el espacio escolar como el lugar de relaciones, sentido de la pertenencia y de constitución de identidades de los sujetos escolares y de experiencias con la alteridad cultural. Utilizamos la entrevista semiestructurada como procedimiento cualitativo para la elaboración del material primario. Hasta el momento,  se percibe  que los enunciados de las / los docentes son atravesados por la identificación de las diferencias étnicas y regionales que emergen en el cotidiano de la escuela, pero que encuentran poco espacio de reflexión y debate. De esta forma, consideramos relevante que la enseñanza de Geografía para  futuras/ os profesoras y profesores priorice enfoques que perciban y valoren la pluralidad que instituye el espacio escolar.Palabras clave: Alteridad. Cultural. Discurso docente. Etnia. Justicia social. Regional.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1276910.18764/2178-2229.v26n3p244-264Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 244-2642178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769/6910Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, José Rodrigues deSouza, Vanilton Camilo deRatts, Alex2019-11-25T19:33:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12769Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.807460Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
title GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
spellingShingle GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
Carvalho, José Rodrigues de
Alteridade
Cultural
Discurso docente. Etnia
Justiça social
Regional
title_short GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
title_full GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
title_fullStr GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
title_full_unstemmed GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
title_sort GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
author Carvalho, José Rodrigues de
author_facet Carvalho, José Rodrigues de
Souza, Vanilton Camilo de
Ratts, Alex
author_role author
author2 Souza, Vanilton Camilo de
Ratts, Alex
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Rodrigues de
Souza, Vanilton Camilo de
Ratts, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade
Cultural
Discurso docente. Etnia
Justiça social
Regional
topic Alteridade
Cultural
Discurso docente. Etnia
Justiça social
Regional
description A partir de entrevistas com docentes, o presente artigo procura analisar discursos de professoras e professores de Geografia acerca das identidades e diferenças étnicas e regionais no espaço escolar. O texto é parte da pesquisa em andamento em nível de doutorado. Nele, trata-se de compreender como as identidades e as diferenças são discursivamente construídas no espaço escolar e que mecanismos estão implicados em suas construções, determinando a valorização de algumas em detrimento de outras. Considera-se o espaço escolar como o lugar de relações, sentido do pertencimento e de constituição de identidades dos sujeitos escolares e de experiências com a alteridade cultural. Adota-se a entrevista semiestruturada como procedimento qualitativo para a elaboração do material primário. Percebe-se até o momento que os enunciados das/os docentes são atravessados pela identificação das diferenças étnicas e regionais que emergem no cotidiano da escola, mas que encontram pouco espaço de reflexão e debate. Sendo assim, considera-se relevante que o ensino de Geografia para futuras/os professoras e professores priorize abordagens que percebam e valorizem a pluralidade que institui o espaço escolar.GEOGRAPHY AND DISCOURSES ABOUT  IDENTITIES AND DIFFERENCES IN, PARÁAbstract   From interviews with teachers, this article seeks to analyze discourses of teachers and teachers of Geography about the identities and ethnic and regional differences in the school space. The text is part of in progress research the doctoral level. It attempts to comprehend how identity and differences are discursively built at school space and which mechanisms are implied in its constructions,  as to determine the valorization of some in detriment of others. School space is considered as the place of relations, meaning of belonging and identity building of school subjects and cultural alterity experiences. Semi-structured interviews were adopted as qualitative proceedings to elaborate main data. It is noticed that teachers enunciates are intercepted by ethnic and regional differences that emerge on school daily life, which, however, find little space of reflection and debate. Thus, it is considered relevant that Geography teaching for future teachers prioritize approaches that notice and enriches school space plurality.Keywords: Alterity. Culture. Teacher discourse. Social justice. Ethnic. Regional.GEOGRAFÍA Y DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES Y DIFERENCIAS EN EL ESPACIO ESCOLAR EN REDENCIÓN, PARÁResumen A partir de entrevistas con docentes, el presente artículo busca analizar discursos de profesoras y profesores de Geografía acerca de las identidades y diferencias étnicas y regionales en el espacio escolar. El texto es parte de la investigación en curso a nivel de doctorado. En él se trata de comprender cómo las identidades y las diferencias regionales son discursivamente construidas en el espacio escolar y qué mecanismos están implicados en sus construcciones, lo cual determina la valorización de algunas identidades y diferencias, en detrimento de otras.  Se considera el espacio escolar como el lugar de relaciones, sentido de la pertenencia y de constitución de identidades de los sujetos escolares y de experiencias con la alteridad cultural. Utilizamos la entrevista semiestructurada como procedimiento cualitativo para la elaboración del material primario. Hasta el momento,  se percibe  que los enunciados de las / los docentes son atravesados por la identificación de las diferencias étnicas y regionales que emergen en el cotidiano de la escuela, pero que encuentran poco espacio de reflexión y debate. De esta forma, consideramos relevante que la enseñanza de Geografía para  futuras/ os profesoras y profesores priorice enfoques que perciban y valoren la pluralidad que instituye el espacio escolar.Palabras clave: Alteridad. Cultural. Discurso docente. Etnia. Justicia social. Regional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769
10.18764/2178-2229.v26n3p244-264
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p244-264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769/6910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 244-264
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880431194112