“CARAS E NOMES” DA “ELITE POLÍTICA” DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1068 |
Resumo: | A análise prosopográfica de 97 prefeitos do interior maranhense, partindo da análise da revista Caras e Nomes no período de novembro de 2009 a agosto de 2010 (do número 1 ao número 10). Constituiu-se um banco de dados com informações sobre as origens sociais, carreira política e recursos (materiais e simbólicos) apresentados nas matérias da revista que retratavam os perfis de prefeitos maranhenses. Foram realizadas ainda entrevista com a diretora-chefa e proprietária da revista Caras e Nomes e observação in loco do funcionamento do veículo de comunicação. A investigação centrou-se, então, nas estratégias tanto de auto-apresentação dos prefeitos por meio das matérias publicadas na revista quanto de demarcação do periódico como instrumento de marketing político e espaço de divulgação de imagens de lideranças municipais. Destaca-se, para os prefeitos, a ativação de trunfos como relações de parentesco entre políticos, títulos escolares e profissionais, bem como percursos políticos apresentados como extraordinários e bem sucedidos. No que tange à revista, ressalta-se sua forte ligação comercial com o mundo da política e sua atuação nas disputas faccionais, pois atua como espaço de divulgação de um tipo de "imagem" de profissional da política, de posicionamentos nas clivagens mais amplas, de alianças e de vínculos entre agentes situados em distintas posições na hierarquia política.Palavras-chave: Elites. Recursos. Prosopografia. Mídia. Imagens."CARAS E NOMES" OF THE POLITICAL ELITES IN THE CITIES OF MARANHÃO STATEAbstract: The research presented here is based on the prosopographical analysis of 97 mayors from rural cities in the state of Maranhão. The research is based on the analysis of the magazine 'Caras e Nomes' covering the period of November 2009 through August 2010 (issues 1-10). The analysis was gathered from a database that contained information about the social origins, political careers and resources (material and symbolic) presented in the magazine's articles that featured the profiles of mayors from Maranhão. The information included an interview with the owner and director of 'Caras e Nomes' as well as an in-loco observation of the operation of the communication medium. The investigation focused on two strategies: self-presentation by the mayors through marketing articles and space dissemination of municipal leadership images. It highlights the mayoral assets such as the relationships among political families, academics and professional titles and political trajectories presented as extraordinary and successful. Regarding to the magazine, it emphasizes its strong commercial links with the world of politics and its role in the factional disputes, because it acts as a space for dissemination of a type of "image" of professional politics, positions in the wider divisions, alliances and the links between agents located in different spots on the political hierarchy.Keywords: Elite. Resources. Prosopografy. Media. Images."CARAS E NOMES" DE LAS ÉLITES POLITICAS DE LOS MUNICIPIOS DE MARANHÃOResumen: En la investigación que aquí se presenta se llevó a cabo el análisis prosopográfico de 97 alcaldes del estado de Maranhão, con base em un análisis de la revista "Caras e Nomes" en el período noviember 2009-agosto 2010 (desde el número 1 hasta el número 10). Consistió en una base de datos con información acerca de los orígenes sociales, la carrera política y los recursos (materiales y simbólicos) que se presentan em los artículos de la revista que mostraban el perfil de lós alcaldes de Maranhão. También se efectuaron uma entrevista con el director-jefe y propietario de la revista "Caras e Nomes" y la observacion "in loco" en el sitio de funcionamiento Del vehículo de comunicación. La investigación se centró, entonces, tanto en las estratégias de auto-presentación de los alcaldes a través de los materiales publicados en la revista y la demarcación de la revista como una herramienta de marketing en el espacio para revelación de las imágenes de los líderes municipales. Se destaca para los alcaldes, la activación de los bienes, como las relaciones familiares entre políticos, los titulos académicos y profesionales, así como el perfil político tal como se muestra extraordinario y exitoso. En cuanto a la revista, se hace hincapié en sus vínculos comerciales fuertes con el mundo de la política y su papel en las disputas entre facciones, ya que actúa como un espacio para la difusión de un tipo de "imagen" del político profesional, las posiciones en las divisiones más amplias, alianzas y vínculos entre los agentes ubicados en diferentes posiciones en la jerarquía política.Palabras clave: Elites. Recursos. Prosopografia. Medios de comunicación. Imágenes. |
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Destaca-se, para os prefeitos, a ativação de trunfos como relações de parentesco entre políticos, títulos escolares e profissionais, bem como percursos políticos apresentados como extraordinários e bem sucedidos. No que tange à revista, ressalta-se sua forte ligação comercial com o mundo da política e sua atuação nas disputas faccionais, pois atua como espaço de divulgação de um tipo de "imagem" de profissional da política, de posicionamentos nas clivagens mais amplas, de alianças e de vínculos entre agentes situados em distintas posições na hierarquia política.Palavras-chave: Elites. Recursos. Prosopografia. Mídia. Imagens."CARAS E NOMES" OF THE POLITICAL ELITES IN THE CITIES OF MARANHÃO STATEAbstract: The research presented here is based on the prosopographical analysis of 97 mayors from rural cities in the state of Maranhão. The research is based on the analysis of the magazine 'Caras e Nomes' covering the period of November 2009 through August 2010 (issues 1-10). The analysis was gathered from a database that contained information about the social origins, political careers and resources (material and symbolic) presented in the magazine's articles that featured the profiles of mayors from Maranhão. The information included an interview with the owner and director of 'Caras e Nomes' as well as an in-loco observation of the operation of the communication medium. The investigation focused on two strategies: self-presentation by the mayors through marketing articles and space dissemination of municipal leadership images. It highlights the mayoral assets such as the relationships among political families, academics and professional titles and political trajectories presented as extraordinary and successful. Regarding to the magazine, it emphasizes its strong commercial links with the world of politics and its role in the factional disputes, because it acts as a space for dissemination of a type of "image" of professional politics, positions in the wider divisions, alliances and the links between agents located in different spots on the political hierarchy.Keywords: Elite. Resources. Prosopografy. Media. Images."CARAS E NOMES" DE LAS ÉLITES POLITICAS DE LOS MUNICIPIOS DE MARANHÃOResumen: En la investigación que aquí se presenta se llevó a cabo el análisis prosopográfico de 97 alcaldes del estado de Maranhão, con base em un análisis de la revista "Caras e Nomes" en el período noviember 2009-agosto 2010 (desde el número 1 hasta el número 10). Consistió en una base de datos con información acerca de los orígenes sociales, la carrera política y los recursos (materiales y simbólicos) que se presentan em los artículos de la revista que mostraban el perfil de lós alcaldes de Maranhão. También se efectuaron uma entrevista con el director-jefe y propietario de la revista "Caras e Nomes" y la observacion "in loco" en el sitio de funcionamiento Del vehículo de comunicación. La investigación se centró, entonces, tanto en las estratégias de auto-presentación de los alcaldes a través de los materiales publicados en la revista y la demarcación de la revista como una herramienta de marketing en el espacio para revelación de las imágenes de los líderes municipales. Se destaca para los alcaldes, la activación de los bienes, como las relaciones familiares entre políticos, los titulos académicos y profesionales, así como el perfil político tal como se muestra extraordinario y exitoso. En cuanto a la revista, se hace hincapié en sus vínculos comerciales fuertes con el mundo de la política y su papel en las disputas entre facciones, ya que actúa como un espacio para la difusión de un tipo de "imagen" del político profesional, las posiciones en las divisiones más amplias, alianzas y vínculos entre los agentes ubicados en diferentes posiciones en la jerarquía política.Palabras clave: Elites. Recursos. Prosopografia. Medios de comunicación. Imágenes.Universidade Federal do Maranhão2012-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1068Cadernos de Pesquisa; v. 19, n. especial, 20122178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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