GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831 |
Resumo: | Há grande crescimento na demanda por cursos não presenciais recentemente no país. Os cursos a distância têm alcançando um público bastante diversificado e sujeito a particularidades. Para diminuir as barreiras entre os alunos especiais surdos que desejam adquirir conhecimento nesta modalidadede ensino, desenvolveu-se um objeto de aprendizagem que, por meio de um glossário de LIBRAS, vem permitir uma maior integração dos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem. O glossário permiteo cadastro de vídeos, a inserção de imagens e informações, tais como localidade de origem, categoriae descrição de como o sinal é realizado. O glossário tem um papel periférico no ambiente, mas permite que alunos surdos possam definir e redefinir significados para sinais, inclusive aqueles relacionados à disciplina objeto do estudo a distância.Palavras-chave: Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.DYNAMIC LIBRAS GLOSSARY FOR E-LEARNING SUPPORTABSTRACT: There is a large growth in demand for e-learning courses in the country recently. Those courseshave reached a very diversified audience, subject to individualities. To decrease the barriers among deaf students who wish to get special knowledge in that modality of learning, it was developed a learning object, that through a glossary of LIBRAS, may permit more accessibility of the deaf students in virtual learning environment. The glossary allows videos registration, inclusion of pictures and information, such as origin location, category and description of how the signal is done. The glossary has a peripheral role in the environment, however it permits that deaf students can define and redefine meanings to the signs, including those related to the chosen e-learning subject.KEYWORDS: Accessibility. LIBRAS. SCORM. D-Learning. VLE. Moodle.GLOSARIO DINÁMICO DE LIBRAS EN APOYO A LA EDUCACIÓN A DISTANCIARESUMEN: Hay un gran aumento de la demanda de cursos a distancia recientemente en el país, llegandoa una audiencia muy diversificada y sujeto a individualidades. Para reducir las barreras entre los estudiantes sordos que desean adquirir conocimientos en forma de educación a distancia se desarrolló un objeto de aprendizaje, que por medio de un glosario LIBRAS, permite una mayor integración entre los sordos en entornos virtuales de aprendizaje. El glosario permite la inclusión de videos, imágenes, informacionescomo el sitio de origen, clasificación y descripción de cómo son hechas las señales.PALABRAS CLAVE: LIBRAS. SCORM. EAD. EVA. Moodle. |
id |
UFMA-5_65dbf10c8439d510c352c2fee66c17b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2831 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIALAcessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.Há grande crescimento na demanda por cursos não presenciais recentemente no país. Os cursos a distância têm alcançando um público bastante diversificado e sujeito a particularidades. Para diminuir as barreiras entre os alunos especiais surdos que desejam adquirir conhecimento nesta modalidadede ensino, desenvolveu-se um objeto de aprendizagem que, por meio de um glossário de LIBRAS, vem permitir uma maior integração dos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem. O glossário permiteo cadastro de vídeos, a inserção de imagens e informações, tais como localidade de origem, categoriae descrição de como o sinal é realizado. O glossário tem um papel periférico no ambiente, mas permite que alunos surdos possam definir e redefinir significados para sinais, inclusive aqueles relacionados à disciplina objeto do estudo a distância.Palavras-chave: Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.DYNAMIC LIBRAS GLOSSARY FOR E-LEARNING SUPPORTABSTRACT: There is a large growth in demand for e-learning courses in the country recently. Those courseshave reached a very diversified audience, subject to individualities. To decrease the barriers among deaf students who wish to get special knowledge in that modality of learning, it was developed a learning object, that through a glossary of LIBRAS, may permit more accessibility of the deaf students in virtual learning environment. The glossary allows videos registration, inclusion of pictures and information, such as origin location, category and description of how the signal is done. The glossary has a peripheral role in the environment, however it permits that deaf students can define and redefine meanings to the signs, including those related to the chosen e-learning subject.KEYWORDS: Accessibility. LIBRAS. SCORM. D-Learning. VLE. Moodle.GLOSARIO DINÁMICO DE LIBRAS EN APOYO A LA EDUCACIÓN A DISTANCIARESUMEN: Hay un gran aumento de la demanda de cursos a distancia recientemente en el país, llegandoa una audiencia muy diversificada y sujeto a individualidades. Para reducir las barreras entre los estudiantes sordos que desean adquirir conocimientos en forma de educación a distancia se desarrolló un objeto de aprendizaje, que por medio de un glosario LIBRAS, permite una mayor integración entre los sordos en entornos virtuales de aprendizaje. El glosario permite la inclusión de videos, imágenes, informacionescomo el sitio de origen, clasificación y descripción de cómo son hechas las señales.PALABRAS CLAVE: LIBRAS. SCORM. EAD. EVA. Moodle.Universidade Federal do Maranhão2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/283110.18764/2178-2229.v21.n1.p.14-26Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 14-262178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831/2611Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira deOliveira, Alexandre César Muniz de2017-01-23T13:57:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2831Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:41.625518Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
title |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
spellingShingle |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL Sousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira de Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle. |
title_short |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
title_full |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
title_fullStr |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
title_sort |
GLOSSÁRIO DINÂMICO DE LIBRAS PARA APOIO AO ENSINO NÃO PRESENCIAL |
author |
Sousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira de |
author_facet |
Sousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira de Oliveira, Alexandre César Muniz de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Alexandre César Muniz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Dayse Yanne Caldas Siqueira de Oliveira, Alexandre César Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle. |
topic |
Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle. |
description |
Há grande crescimento na demanda por cursos não presenciais recentemente no país. Os cursos a distância têm alcançando um público bastante diversificado e sujeito a particularidades. Para diminuir as barreiras entre os alunos especiais surdos que desejam adquirir conhecimento nesta modalidadede ensino, desenvolveu-se um objeto de aprendizagem que, por meio de um glossário de LIBRAS, vem permitir uma maior integração dos surdos em ambientes virtuais de aprendizagem. O glossário permiteo cadastro de vídeos, a inserção de imagens e informações, tais como localidade de origem, categoriae descrição de como o sinal é realizado. O glossário tem um papel periférico no ambiente, mas permite que alunos surdos possam definir e redefinir significados para sinais, inclusive aqueles relacionados à disciplina objeto do estudo a distância.Palavras-chave: Acessibilidade. LIBRAS. SCORM. EAD. AVA. Moodle.DYNAMIC LIBRAS GLOSSARY FOR E-LEARNING SUPPORTABSTRACT: There is a large growth in demand for e-learning courses in the country recently. Those courseshave reached a very diversified audience, subject to individualities. To decrease the barriers among deaf students who wish to get special knowledge in that modality of learning, it was developed a learning object, that through a glossary of LIBRAS, may permit more accessibility of the deaf students in virtual learning environment. The glossary allows videos registration, inclusion of pictures and information, such as origin location, category and description of how the signal is done. The glossary has a peripheral role in the environment, however it permits that deaf students can define and redefine meanings to the signs, including those related to the chosen e-learning subject.KEYWORDS: Accessibility. LIBRAS. SCORM. D-Learning. VLE. Moodle.GLOSARIO DINÁMICO DE LIBRAS EN APOYO A LA EDUCACIÓN A DISTANCIARESUMEN: Hay un gran aumento de la demanda de cursos a distancia recientemente en el país, llegandoa una audiencia muy diversificada y sujeto a individualidades. Para reducir las barreras entre los estudiantes sordos que desean adquirir conocimientos en forma de educación a distancia se desarrolló un objeto de aprendizaje, que por medio de un glosario LIBRAS, permite una mayor integración entre los sordos en entornos virtuales de aprendizaje. El glosario permite la inclusión de videos, imágenes, informacionescomo el sitio de origen, clasificación y descripción de cómo son hechas las señales.PALABRAS CLAVE: LIBRAS. SCORM. EAD. EVA. Moodle. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831 10.18764/2178-2229.v21.n1.p.14-26 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v21.n1.p.14-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2831/2611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 1, 2014; 14-26 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v21.n1 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874877768859648 |