ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10443
Resumo: O ensaio analisa alguns rebatimentos da Escola Nova e do Manifesto de 32 na configuração discursiva contemporânea do ensino de Geografia. As operações textuais se valem das linhas de trabalho presentes no segundo domínio teórico de Ludwig Wittgenstein; portanto, executa uma descrição de determinados jogos de linguagem. Em meio à essa análise, o texto sinaliza que 1) sob a influência de autores do porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser e outros, desde a primeira metade do século XX o ensino de Geografia vem sendo pensado por um grupo restrito de intelectuais; 2) que esses, por sua vez, capitanearam uma hegemonia pedagógica que tem nas metodologias participativas sua moeda mais forte; 3) é das raízes desse movimento que podemos entender a vertente missionária que, até os dias atuais, prevalece na ordem do discurso da Geografia escolar.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Didática. Escola Nova. Manifesto de 32. Boletim Geográfico.EDUCATION OF GEOGRAPHY, ESCOLA NOVA AND SOME SOURCES OF MISSIONARY PEDAGOGYAbstractThe essay analyzes some refutations of the New School and the Manifesto of 32 in the contemporary discursive configuration of the teaching of Geography. The textual operations use the lines of work present in the second theoretical domain of Ludwig Wittgenstein; therefore, performs a description of certain language games. In the midst of this analysis, the text indicates that 1) under the influence of authors of the size of Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser and others, since the first half of the twentieth century the teaching of Geography has been thinking for a restricted group of intellectuals; 2) that these, in turn, captained a pedagogical hegemony that has in its participatory methodologies its strongest currency; 3) it is from the roots of this movement that we can understand the missionary dimension that, to this day, prevails in the order of discourse in school geography.Keywords: Teaching Geography. Didactics. Escola Nova. 32 Manifesto. Geographical Bulletin.ENSEÑA DE GEOGRAFÍA, ESCOLA NOVA Y ALGUNAS FUENTES DE LA PEDAGOGÍA MISIONERAResumenEl ensayo analiza algunos rebatimentos de la Escuela Nueva y del Manifiesto de 32 en la configuración discursiva contemporánea de la enseñanza de Geografía. Las operaciones textuales se valen de las líneas de trabajo presentes en el segundo dominio teórico de Ludwig Wittgenstein; por lo tanto, ejecuta una descripción de determinados juegos de lenguaje. En medio de este análisis, el texto señala que 1) bajo la influencia de autores del porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser y otros, desde la primera mitad del siglo XX la enseñanza de Geografía viene siendo pensando por un grupo restringido de intelectuales; 2) que éstos, a su vez, capitanearon una hegemonía pedagógica que tiene en las metodologías participativas su moneda más fuerte; 3) es de las raíces de ese movimiento que podemos entender la vertiente misionera que, hasta los días actuales, prevalece en el orden del discurso de la Geografía escolar.Palabras Clave: Enseñanza de Geografía. Didáctica. Escola Nova. Manifiesto de 32. Boletín Geográfico.
id UFMA-5_6ba7f75d27cacaa6e04a6350cb300c6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10443
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionáriaEnsino de GeografiaDidáticaEscola NovaManifesto de 32Boletim GeográficoO ensaio analisa alguns rebatimentos da Escola Nova e do Manifesto de 32 na configuração discursiva contemporânea do ensino de Geografia. As operações textuais se valem das linhas de trabalho presentes no segundo domínio teórico de Ludwig Wittgenstein; portanto, executa uma descrição de determinados jogos de linguagem. Em meio à essa análise, o texto sinaliza que 1) sob a influência de autores do porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser e outros, desde a primeira metade do século XX o ensino de Geografia vem sendo pensado por um grupo restrito de intelectuais; 2) que esses, por sua vez, capitanearam uma hegemonia pedagógica que tem nas metodologias participativas sua moeda mais forte; 3) é das raízes desse movimento que podemos entender a vertente missionária que, até os dias atuais, prevalece na ordem do discurso da Geografia escolar.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Didática. Escola Nova. Manifesto de 32. Boletim Geográfico.EDUCATION OF GEOGRAPHY, ESCOLA NOVA AND SOME SOURCES OF MISSIONARY PEDAGOGYAbstractThe essay analyzes some refutations of the New School and the Manifesto of 32 in the contemporary discursive configuration of the teaching of Geography. The textual operations use the lines of work present in the second theoretical domain of Ludwig Wittgenstein; therefore, performs a description of certain language games. In the midst of this analysis, the text indicates that 1) under the influence of authors of the size of Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser and others, since the first half of the twentieth century the teaching of Geography has been thinking for a restricted group of intellectuals; 2) that these, in turn, captained a pedagogical hegemony that has in its participatory methodologies its strongest currency; 3) it is from the roots of this movement that we can understand the missionary dimension that, to this day, prevails in the order of discourse in school geography.Keywords: Teaching Geography. Didactics. Escola Nova. 32 Manifesto. Geographical Bulletin.ENSEÑA DE GEOGRAFÍA, ESCOLA NOVA Y ALGUNAS FUENTES DE LA PEDAGOGÍA MISIONERAResumenEl ensayo analiza algunos rebatimentos de la Escuela Nueva y del Manifiesto de 32 en la configuración discursiva contemporánea de la enseñanza de Geografía. Las operaciones textuales se valen de las líneas de trabajo presentes en el segundo dominio teórico de Ludwig Wittgenstein; por lo tanto, ejecuta una descripción de determinados juegos de lenguaje. En medio de este análisis, el texto señala que 1) bajo la influencia de autores del porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser y otros, desde la primera mitad del siglo XX la enseñanza de Geografía viene siendo pensando por un grupo restringido de intelectuales; 2) que éstos, a su vez, capitanearon una hegemonía pedagógica que tiene en las metodologías participativas su moneda más fuerte; 3) es de las raíces de ese movimiento que podemos entender la vertiente misionera que, hasta los días actuales, prevalece en el orden del discurso de la Geografía escolar.Palabras Clave: Enseñanza de Geografía. Didáctica. Escola Nova. Manifiesto de 32. Boletín Geográfico.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044310.18764/2178-2229.v25n4p87-105Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 87-1052178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10443/6041Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Bruno Nunes2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10443Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:00.909262Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
title ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
Batista, Bruno Nunes
Ensino de Geografia
Didática
Escola Nova
Manifesto de 32
Boletim Geográfico
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA NOVA E ALGUMAS FONTES da pedagogia missionária
author Batista, Bruno Nunes
author_facet Batista, Bruno Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruno Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Didática
Escola Nova
Manifesto de 32
Boletim Geográfico
topic Ensino de Geografia
Didática
Escola Nova
Manifesto de 32
Boletim Geográfico
description O ensaio analisa alguns rebatimentos da Escola Nova e do Manifesto de 32 na configuração discursiva contemporânea do ensino de Geografia. As operações textuais se valem das linhas de trabalho presentes no segundo domínio teórico de Ludwig Wittgenstein; portanto, executa uma descrição de determinados jogos de linguagem. Em meio à essa análise, o texto sinaliza que 1) sob a influência de autores do porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser e outros, desde a primeira metade do século XX o ensino de Geografia vem sendo pensado por um grupo restrito de intelectuais; 2) que esses, por sua vez, capitanearam uma hegemonia pedagógica que tem nas metodologias participativas sua moeda mais forte; 3) é das raízes desse movimento que podemos entender a vertente missionária que, até os dias atuais, prevalece na ordem do discurso da Geografia escolar.Palavras-chave: Ensino de Geografia. Didática. Escola Nova. Manifesto de 32. Boletim Geográfico.EDUCATION OF GEOGRAPHY, ESCOLA NOVA AND SOME SOURCES OF MISSIONARY PEDAGOGYAbstractThe essay analyzes some refutations of the New School and the Manifesto of 32 in the contemporary discursive configuration of the teaching of Geography. The textual operations use the lines of work present in the second theoretical domain of Ludwig Wittgenstein; therefore, performs a description of certain language games. In the midst of this analysis, the text indicates that 1) under the influence of authors of the size of Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser and others, since the first half of the twentieth century the teaching of Geography has been thinking for a restricted group of intellectuals; 2) that these, in turn, captained a pedagogical hegemony that has in its participatory methodologies its strongest currency; 3) it is from the roots of this movement that we can understand the missionary dimension that, to this day, prevails in the order of discourse in school geography.Keywords: Teaching Geography. Didactics. Escola Nova. 32 Manifesto. Geographical Bulletin.ENSEÑA DE GEOGRAFÍA, ESCOLA NOVA Y ALGUNAS FUENTES DE LA PEDAGOGÍA MISIONERAResumenEl ensayo analiza algunos rebatimentos de la Escuela Nueva y del Manifiesto de 32 en la configuración discursiva contemporánea de la enseñanza de Geografía. Las operaciones textuales se valen de las líneas de trabajo presentes en el segundo dominio teórico de Ludwig Wittgenstein; por lo tanto, ejecuta una descripción de determinados juegos de lenguaje. En medio de este análisis, el texto señala que 1) bajo la influencia de autores del porte de Delgado de Carvalho, Pierre Monbeig, Everaldo Backheuser y otros, desde la primera mitad del siglo XX la enseñanza de Geografía viene siendo pensando por un grupo restringido de intelectuales; 2) que éstos, a su vez, capitanearon una hegemonía pedagógica que tiene en las metodologías participativas su moneda más fuerte; 3) es de las raíces de ese movimiento que podemos entender la vertiente misionera que, hasta los días actuales, prevalece en el orden del discurso de la Geografía escolar.Palabras Clave: Enseñanza de Geografía. Didáctica. Escola Nova. Manifiesto de 32. Boletín Geográfico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10443
10.18764/2178-2229.v25n4p87-105
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10443
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n4p87-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10443/6041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 87-105
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879677267968