A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. |
id |
UFMA-5_660ffc4b4ed8f2019c90166422b11d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9922 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.gestão pedagógicacursos técnicoseducação a distânciaGestão PedagógicaEste artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa, análise documental e entrevistasapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/992210.18764/2178-2229v28n3.202141Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 129-1512178-2229reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/9639https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10450https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10451https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10452Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana CarinaFritsch, Rosângela2021-12-11T00:11:46Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9922Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-12-11T00:11:46Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
title |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
spellingShingle |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. Tavares, Ana Carina gestão pedagógica cursos técnicos educação a distância Gestão Pedagógica |
title_short |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
title_full |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
title_fullStr |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
title_sort |
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. |
author |
Tavares, Ana Carina |
author_facet |
Tavares, Ana Carina Fritsch, Rosângela |
author_role |
author |
author2 |
Fritsch, Rosângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Carina Fritsch, Rosângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão pedagógica cursos técnicos educação a distância Gestão Pedagógica |
topic |
gestão pedagógica cursos técnicos educação a distância Gestão Pedagógica |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa, análise documental e entrevistas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922 10.18764/2178-2229v28n3.202141 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v28n3.202141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/9639 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10450 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10451 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 129-151 2178-2229 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1825939673429573632 |