A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Carina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fritsch, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of  Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. 
id UFMA-5_660ffc4b4ed8f2019c90166422b11d7a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9922
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.gestão pedagógicacursos técnicoseducação a distânciaGestão PedagógicaEste artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of  Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa, análise documental e entrevistasapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/992210.18764/2178-2229v28n3.202141Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 129-1512178-2229reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/9639https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10450https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10451https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10452Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana CarinaFritsch, Rosângela2021-12-11T00:11:46Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9922Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-12-11T00:11:46Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
title A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
spellingShingle A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
Tavares, Ana Carina
gestão pedagógica
cursos técnicos
educação a distância
Gestão Pedagógica
title_short A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
title_full A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
title_fullStr A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
title_full_unstemmed A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
title_sort A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
author Tavares, Ana Carina
author_facet Tavares, Ana Carina
Fritsch, Rosângela
author_role author
author2 Fritsch, Rosângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Carina
Fritsch, Rosângela
dc.subject.por.fl_str_mv gestão pedagógica
cursos técnicos
educação a distância
Gestão Pedagógica
topic gestão pedagógica
cursos técnicos
educação a distância
Gestão Pedagógica
description Este artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.AbstractThis article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of  Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa, análise documental e entrevistas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922
10.18764/2178-2229v28n3.202141
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/9639
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10450
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10451
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922/10452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 129-151
2178-2229
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1825939673429573632