A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ilma Vieira do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Melo, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4192
Resumo: Este artigo tem como foco principal a formação de professores que no âmbito da política educacional no Brasil se destaca como uma condição para enfrentar os vários problemas que afetam a Educação Básica. Mostra que nesse empreendimento a CAPES assume papel de relevo ao ser chamada pelo MEC para coordenar a estruturação de um sistema nacional de formação de professores, subsidiando-o na formulação de políticas e em atividades de suporte para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Analisa que a política empreendida, a partir de então, expressa em vários programas e cursos de formação, apresenta alguns pontos que a identificam e, também, a afastam de princípios defendidos pelos movimentos de educadores empenhados por uma formação de qualidade e de relevância social. O artigo aponta que as ações empreendidas no âmbito da política em curso regulada pela CAPES, apesar dos problemas que as atravessam, buscam responder à demanda de formação inicial e continuada de expressivo contingente de professores, notadamente em algumas regiões do País.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.  CAPES AND THE REGULATION OF TEACHERS TRAINING FROM BASIC EDUCATION Abstract: This article has as main focus teacher training that in the scope of educational policy in Brazil standsout as a condition for facing the various problems that affect the Basic Education. This shows that in this assetCAPES assumes a prominent role when it is called by MEC to coordinate the structure of national teacher trainingsystem, supporting it in policy-making and support activities for initial and continuous training of professionalfrom basic education. It analyzes that the undertaken policy, thereafter, expresses in various programs and trainingcourses, and presents some points that identify and also depart it from those principles defended by movements ofcommitted educators with a training of quality and social relevance. The article points that the undertaken actionsin the scope of ongoing policy regulated by CAPES despite the problems they go through, seek to respond for initialand continuous training of significant contingent of teachers, especially in some regions of the country.Keywords: Teacher Training. Basic Education. Educational Policy Regulation.  LA CAPES Y LA REGLAMENTACIÓN DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADODE LA EDUCACIÓN BÁSICAResumen: Este artículo tiene como foco principal la formación de profesorado que en el ámbito de la política educacionalen Brasil se destaca como una condición para enfrentar los varios problemas que afectan la EducaciónBásica. Muestra que en ese emprendimiento la CAPES (Coordinación de Perfeccionamiento de Personal) asumeun papel destacado al ser llamada por el Ministerio de la Educación (MEC) para coordinar la estructuración de unsistema nacional de formación del profesorado, subsidiándola en las formulaciones de políticas y en actividadesde soporte para la formación inicial y continuada de profesionales de la Educación Básica. Analiza que la políticaemprendida, a partir de entonces, expresa en varios programas y cursos de formación, presenta algunos puntosque la identifican y, también, la alejan de principios defendidos por los movimientos de educadores empeñados poruna formación de calidad y de relevancia social. El artículo apunta que las acciones emprendidas en el ámbito dela política en curso regulada por la CAPES, a pesar de los problemas que las atraviesan, buscan responder a la demandade formación inicial y continuada de expresivo contingente de profesores, visiblemente en algunas regionesdel País.Palabras clave: Formación del Profesorado. Educación Básica. Reglamentación de la Política Educacional.
id UFMA-5_7fd8e1e3464f9f0134756980ef3acef2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4192
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAFormação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.Este artigo tem como foco principal a formação de professores que no âmbito da política educacional no Brasil se destaca como uma condição para enfrentar os vários problemas que afetam a Educação Básica. Mostra que nesse empreendimento a CAPES assume papel de relevo ao ser chamada pelo MEC para coordenar a estruturação de um sistema nacional de formação de professores, subsidiando-o na formulação de políticas e em atividades de suporte para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Analisa que a política empreendida, a partir de então, expressa em vários programas e cursos de formação, apresenta alguns pontos que a identificam e, também, a afastam de princípios defendidos pelos movimentos de educadores empenhados por uma formação de qualidade e de relevância social. O artigo aponta que as ações empreendidas no âmbito da política em curso regulada pela CAPES, apesar dos problemas que as atravessam, buscam responder à demanda de formação inicial e continuada de expressivo contingente de professores, notadamente em algumas regiões do País.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.  CAPES AND THE REGULATION OF TEACHERS TRAINING FROM BASIC EDUCATION Abstract: This article has as main focus teacher training that in the scope of educational policy in Brazil standsout as a condition for facing the various problems that affect the Basic Education. This shows that in this assetCAPES assumes a prominent role when it is called by MEC to coordinate the structure of national teacher trainingsystem, supporting it in policy-making and support activities for initial and continuous training of professionalfrom basic education. It analyzes that the undertaken policy, thereafter, expresses in various programs and trainingcourses, and presents some points that identify and also depart it from those principles defended by movements ofcommitted educators with a training of quality and social relevance. The article points that the undertaken actionsin the scope of ongoing policy regulated by CAPES despite the problems they go through, seek to respond for initialand continuous training of significant contingent of teachers, especially in some regions of the country.Keywords: Teacher Training. Basic Education. Educational Policy Regulation.  LA CAPES Y LA REGLAMENTACIÓN DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADODE LA EDUCACIÓN BÁSICAResumen: Este artículo tiene como foco principal la formación de profesorado que en el ámbito de la política educacionalen Brasil se destaca como una condición para enfrentar los varios problemas que afectan la EducaciónBásica. Muestra que en ese emprendimiento la CAPES (Coordinación de Perfeccionamiento de Personal) asumeun papel destacado al ser llamada por el Ministerio de la Educación (MEC) para coordinar la estructuración de unsistema nacional de formación del profesorado, subsidiándola en las formulaciones de políticas y en actividadesde soporte para la formación inicial y continuada de profesionales de la Educación Básica. Analiza que la políticaemprendida, a partir de entonces, expresa en varios programas y cursos de formación, presenta algunos puntosque la identifican y, también, la alejan de principios defendidos por los movimientos de educadores empeñados poruna formación de calidad y de relevancia social. El artículo apunta que las acciones emprendidas en el ámbito dela política en curso regulada por la CAPES, a pesar de los problemas que las atraviesan, buscan responder a la demandade formación inicial y continuada de expresivo contingente de profesores, visiblemente en algunas regionesdel País.Palabras clave: Formación del Profesorado. Educación Básica. Reglamentación de la Política Educacional.Universidade Federal do Maranhão2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/419210.18764/2178-2229.v22.n3.p.87-99Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 87-992178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4192/2219Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ilma Vieira doMelo, Maria Alice2016-08-19T13:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4192Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:46.517164Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nascimento, Ilma Vieira do
Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.
title_short A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A CAPES E A REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Nascimento, Ilma Vieira do
author_facet Nascimento, Ilma Vieira do
Melo, Maria Alice
author_role author
author2 Melo, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ilma Vieira do
Melo, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.
topic Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.
description Este artigo tem como foco principal a formação de professores que no âmbito da política educacional no Brasil se destaca como uma condição para enfrentar os vários problemas que afetam a Educação Básica. Mostra que nesse empreendimento a CAPES assume papel de relevo ao ser chamada pelo MEC para coordenar a estruturação de um sistema nacional de formação de professores, subsidiando-o na formulação de políticas e em atividades de suporte para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Analisa que a política empreendida, a partir de então, expressa em vários programas e cursos de formação, apresenta alguns pontos que a identificam e, também, a afastam de princípios defendidos pelos movimentos de educadores empenhados por uma formação de qualidade e de relevância social. O artigo aponta que as ações empreendidas no âmbito da política em curso regulada pela CAPES, apesar dos problemas que as atravessam, buscam responder à demanda de formação inicial e continuada de expressivo contingente de professores, notadamente em algumas regiões do País.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Básica. Regulação de Política Educacional.  CAPES AND THE REGULATION OF TEACHERS TRAINING FROM BASIC EDUCATION Abstract: This article has as main focus teacher training that in the scope of educational policy in Brazil standsout as a condition for facing the various problems that affect the Basic Education. This shows that in this assetCAPES assumes a prominent role when it is called by MEC to coordinate the structure of national teacher trainingsystem, supporting it in policy-making and support activities for initial and continuous training of professionalfrom basic education. It analyzes that the undertaken policy, thereafter, expresses in various programs and trainingcourses, and presents some points that identify and also depart it from those principles defended by movements ofcommitted educators with a training of quality and social relevance. The article points that the undertaken actionsin the scope of ongoing policy regulated by CAPES despite the problems they go through, seek to respond for initialand continuous training of significant contingent of teachers, especially in some regions of the country.Keywords: Teacher Training. Basic Education. Educational Policy Regulation.  LA CAPES Y LA REGLAMENTACIÓN DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADODE LA EDUCACIÓN BÁSICAResumen: Este artículo tiene como foco principal la formación de profesorado que en el ámbito de la política educacionalen Brasil se destaca como una condición para enfrentar los varios problemas que afectan la EducaciónBásica. Muestra que en ese emprendimiento la CAPES (Coordinación de Perfeccionamiento de Personal) asumeun papel destacado al ser llamada por el Ministerio de la Educación (MEC) para coordinar la estructuración de unsistema nacional de formación del profesorado, subsidiándola en las formulaciones de políticas y en actividadesde soporte para la formación inicial y continuada de profesionales de la Educación Básica. Analiza que la políticaemprendida, a partir de entonces, expresa en varios programas y cursos de formación, presenta algunos puntosque la identifican y, también, la alejan de principios defendidos por los movimientos de educadores empeñados poruna formación de calidad y de relevancia social. El artículo apunta que las acciones emprendidas en el ámbito dela política en curso regulada por la CAPES, a pesar de los problemas que las atraviesan, buscan responder a la demandade formación inicial y continuada de expresivo contingente de profesores, visiblemente en algunas regionesdel País.Palabras clave: Formación del Profesorado. Educación Básica. Reglamentación de la Política Educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4192
10.18764/2178-2229.v22.n3.p.87-99
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4192
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n3.p.87-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4192/2219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 87-99
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878421073920