CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodião, Idevaldo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296
Resumo: O objetivo deste artigo, ao analisar a Lei nº 13.415/2017, que propõe alterações na carga horária, no elenco e na distribuição dos conteúdos das disciplinas da escola de ensino médio, é identificar se, e como, ela contribui para a garantia da oferta do ensino médio, tendo em conta os interesses dos estudantes das escolas públicas. Trata-se de um ensaio que, dialogando com autores como Krawczik (2011) e Moehlecke (2012), por exemplo, tem como referência o constitucional direito à educação em sua plenitude e, como pano de fundo, o atual cenário político. As questões aqui abordadas vinculam-se às mudanças curriculares propostas e as possibilidades de suas efetivações, o que inclui o necessário financiamento. A título de elaborações finais é possível afirmar que boa parte das promessas que, em princípio, justificaram seu encaminhamento poderão não ser cumpridas, que os reais problemas das escolas públicas de ensino médio não serão resolvidos, simplesmente, pela flexibilização curricular, que a formação técnica e profissional discente, como está encaminhada, não será suficiente para diminuir as enormes desigualdades sociais e que a consolidação de projetos de escolarizações distintos, numa mesma rede pública de educação, poderá se constituir em um refinado e perverso processo seletivo, configurando um retrocesso na lenta trajetória de efetivação da educação como um direito. AbstractThe main of this article is to analyse the Law nº 13.415/2017, that proposes changes in the school schedule, the list and the distribution of the themes in high school subjects, and how, if at all, it contributed to guarantee the high school demands, bearing in mind the public-school students’ interests. It’s about an essay that, dialoguing with authors like Krawczik (2011) and Moehlecke (2012), for example, has as reference the constitutional right to education, in your fullness, and, as a background, the current political scene. The themes discussed here are deal with to the curricular alterations as proposed and the conditions of its implementation, which includes the necessary financing. The title final elaborations that can be reached indicate that good part of the promises that, in principle, justified to head for maybe won’t be carry out, that the real problems of the public high schools will not be solved simply by the curriculum flexibility, that the technical and professional formation of the students, as it’s to head for, won’t be enough to reduce the enormous social inequalities and that the consolidation of different schooling projects, in a same education public network, could lead to a refined and perverse selective process, setting up a regress in the slow trajectory of the consolidation of education as a right.Keywords: Right to Education. High School. Technical and Professional Formation. ResumenEl objetivo de este artículo, al analizar la Ley nº 13.415/2017, que propone cambios en la carga horaria, en el elenco y en la distribución de los contenidos de las disciplinas de la escuela secundaria, es se identificar si, y cómo, ella contribuye a la garantía de la oferta de la enseñanza media, teniendo en cuenta los intereses de los estudiantes de las escuelas públicas.  Se trata de un ensayo que, dialogando con autores como Krawczik (2011) y Moehlecke (2012), por ejemplo, utiliza como referencia el derecho constitucional a la educación, en su plenitud y, como telón de fondo, el actual escenario político. Las cuestiones aquí abordadas se vinculan a los cambios curriculares propuestos y a las condiciones de su implementación, lo que incluye el necesario financiamiento.  Las elaboraciones finales indican que gran parte de las promesas que justificaron su enderezo pueden no ser cumplidas, que los reales problemas de las escuelas secundarias públicas no serán resueltos, simplemente, por la flexibilización curricular, que la formación técnica y profesional discente, como está enderezada, no será suficiente para reducir las enormes desigualdades sociales y que la consolidación de proyectos de educación distintos, en una misma red pública de educación, se constituirá en un refinado y perverso proceso de selección, caracterizando un retroceso en la lenta trayectoria de validación de la educación como un derecho. Palabras clave: Derecho a la Educación. Educación Secundaria. Formación Técnica y Profesional.
id UFMA-5_80b73b3cfd223fdd02bb57105e462b4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMERDireito à EducaçãoEnsino MédioEnsino Médio Técnico e ProfissionalO objetivo deste artigo, ao analisar a Lei nº 13.415/2017, que propõe alterações na carga horária, no elenco e na distribuição dos conteúdos das disciplinas da escola de ensino médio, é identificar se, e como, ela contribui para a garantia da oferta do ensino médio, tendo em conta os interesses dos estudantes das escolas públicas. Trata-se de um ensaio que, dialogando com autores como Krawczik (2011) e Moehlecke (2012), por exemplo, tem como referência o constitucional direito à educação em sua plenitude e, como pano de fundo, o atual cenário político. As questões aqui abordadas vinculam-se às mudanças curriculares propostas e as possibilidades de suas efetivações, o que inclui o necessário financiamento. A título de elaborações finais é possível afirmar que boa parte das promessas que, em princípio, justificaram seu encaminhamento poderão não ser cumpridas, que os reais problemas das escolas públicas de ensino médio não serão resolvidos, simplesmente, pela flexibilização curricular, que a formação técnica e profissional discente, como está encaminhada, não será suficiente para diminuir as enormes desigualdades sociais e que a consolidação de projetos de escolarizações distintos, numa mesma rede pública de educação, poderá se constituir em um refinado e perverso processo seletivo, configurando um retrocesso na lenta trajetória de efetivação da educação como um direito. AbstractThe main of this article is to analyse the Law nº 13.415/2017, that proposes changes in the school schedule, the list and the distribution of the themes in high school subjects, and how, if at all, it contributed to guarantee the high school demands, bearing in mind the public-school students’ interests. It’s about an essay that, dialoguing with authors like Krawczik (2011) and Moehlecke (2012), for example, has as reference the constitutional right to education, in your fullness, and, as a background, the current political scene. The themes discussed here are deal with to the curricular alterations as proposed and the conditions of its implementation, which includes the necessary financing. The title final elaborations that can be reached indicate that good part of the promises that, in principle, justified to head for maybe won’t be carry out, that the real problems of the public high schools will not be solved simply by the curriculum flexibility, that the technical and professional formation of the students, as it’s to head for, won’t be enough to reduce the enormous social inequalities and that the consolidation of different schooling projects, in a same education public network, could lead to a refined and perverse selective process, setting up a regress in the slow trajectory of the consolidation of education as a right.Keywords: Right to Education. High School. Technical and Professional Formation. ResumenEl objetivo de este artículo, al analizar la Ley nº 13.415/2017, que propone cambios en la carga horaria, en el elenco y en la distribución de los contenidos de las disciplinas de la escuela secundaria, es se identificar si, y cómo, ella contribuye a la garantía de la oferta de la enseñanza media, teniendo en cuenta los intereses de los estudiantes de las escuelas públicas.  Se trata de un ensayo que, dialogando con autores como Krawczik (2011) y Moehlecke (2012), por ejemplo, utiliza como referencia el derecho constitucional a la educación, en su plenitud y, como telón de fondo, el actual escenario político. Las cuestiones aquí abordadas se vinculan a los cambios curriculares propuestos y a las condiciones de su implementación, lo que incluye el necesario financiamiento.  Las elaboraciones finales indican que gran parte de las promesas que justificaron su enderezo pueden no ser cumplidas, que los reales problemas de las escuelas secundarias públicas no serán resueltos, simplemente, por la flexibilización curricular, que la formación técnica y profesional discente, como está enderezada, no será suficiente para reducir las enormes desigualdades sociales y que la consolidación de proyectos de educación distintos, en una misma red pública de educación, se constituirá en un refinado y perverso proceso de selección, caracterizando un retroceso en la lenta trayectoria de validación de la educación como un derecho. Palabras clave: Derecho a la Educación. Educación Secundaria. Formación Técnica y Profesional.Universidade Federal do Maranhão2018-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/929610.18764/2178-2229.v25n2p109-127Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 109-1272178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296/5538Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBodião, Idevaldo da Silva2018-11-28T15:08:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9296Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:57.935447Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
title CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
Bodião, Idevaldo da Silva
Direito à Educação
Ensino Médio
Ensino Médio Técnico e Profissional
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
author Bodião, Idevaldo da Silva
author_facet Bodião, Idevaldo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodião, Idevaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à Educação
Ensino Médio
Ensino Médio Técnico e Profissional
topic Direito à Educação
Ensino Médio
Ensino Médio Técnico e Profissional
description O objetivo deste artigo, ao analisar a Lei nº 13.415/2017, que propõe alterações na carga horária, no elenco e na distribuição dos conteúdos das disciplinas da escola de ensino médio, é identificar se, e como, ela contribui para a garantia da oferta do ensino médio, tendo em conta os interesses dos estudantes das escolas públicas. Trata-se de um ensaio que, dialogando com autores como Krawczik (2011) e Moehlecke (2012), por exemplo, tem como referência o constitucional direito à educação em sua plenitude e, como pano de fundo, o atual cenário político. As questões aqui abordadas vinculam-se às mudanças curriculares propostas e as possibilidades de suas efetivações, o que inclui o necessário financiamento. A título de elaborações finais é possível afirmar que boa parte das promessas que, em princípio, justificaram seu encaminhamento poderão não ser cumpridas, que os reais problemas das escolas públicas de ensino médio não serão resolvidos, simplesmente, pela flexibilização curricular, que a formação técnica e profissional discente, como está encaminhada, não será suficiente para diminuir as enormes desigualdades sociais e que a consolidação de projetos de escolarizações distintos, numa mesma rede pública de educação, poderá se constituir em um refinado e perverso processo seletivo, configurando um retrocesso na lenta trajetória de efetivação da educação como um direito. AbstractThe main of this article is to analyse the Law nº 13.415/2017, that proposes changes in the school schedule, the list and the distribution of the themes in high school subjects, and how, if at all, it contributed to guarantee the high school demands, bearing in mind the public-school students’ interests. It’s about an essay that, dialoguing with authors like Krawczik (2011) and Moehlecke (2012), for example, has as reference the constitutional right to education, in your fullness, and, as a background, the current political scene. The themes discussed here are deal with to the curricular alterations as proposed and the conditions of its implementation, which includes the necessary financing. The title final elaborations that can be reached indicate that good part of the promises that, in principle, justified to head for maybe won’t be carry out, that the real problems of the public high schools will not be solved simply by the curriculum flexibility, that the technical and professional formation of the students, as it’s to head for, won’t be enough to reduce the enormous social inequalities and that the consolidation of different schooling projects, in a same education public network, could lead to a refined and perverse selective process, setting up a regress in the slow trajectory of the consolidation of education as a right.Keywords: Right to Education. High School. Technical and Professional Formation. ResumenEl objetivo de este artículo, al analizar la Ley nº 13.415/2017, que propone cambios en la carga horaria, en el elenco y en la distribución de los contenidos de las disciplinas de la escuela secundaria, es se identificar si, y cómo, ella contribuye a la garantía de la oferta de la enseñanza media, teniendo en cuenta los intereses de los estudiantes de las escuelas públicas.  Se trata de un ensayo que, dialogando con autores como Krawczik (2011) y Moehlecke (2012), por ejemplo, utiliza como referencia el derecho constitucional a la educación, en su plenitud y, como telón de fondo, el actual escenario político. Las cuestiones aquí abordadas se vinculan a los cambios curriculares propuestos y a las condiciones de su implementación, lo que incluye el necesario financiamiento.  Las elaboraciones finales indican que gran parte de las promesas que justificaron su enderezo pueden no ser cumplidas, que los reales problemas de las escuelas secundarias públicas no serán resueltos, simplemente, por la flexibilización curricular, que la formación técnica y profesional discente, como está enderezada, no será suficiente para reducir las enormes desigualdades sociales y que la consolidación de proyectos de educación distintos, en una misma red pública de educación, se constituirá en un refinado y perverso proceso de selección, caracterizando un retroceso en la lenta trayectoria de validación de la educación como un derecho. Palabras clave: Derecho a la Educación. Educación Secundaria. Formación Técnica y Profesional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296
10.18764/2178-2229.v25n2p109-127
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n2p109-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296/5538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 2, abr./jun. 2018; 109-127
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879193874432