DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Vickele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nista-Piccolo, Vilma Lení, Moreira, Wagner Wey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799
Resumo: O corpo máquina que ultrapassa seus limites e não respeita seu ritmo face às necessidades vigentes na sociedade contemporânea, é, nesse texto, analisado à luz dos estudos da corporeidade. A Educação é concebida como meio pelo qual nos tornamos cognitivamente aptos para viver socialmente. As premissas que relacionam educação/corporeidade, aqui expostas, têm a intenção de propor mudanças na visão de um corpo estático, por um corpo ativo, dinâmico, mutável que se expressa e se manifesta em sua corporeidade. Educar numa perspectiva da corporeidade significa promover relações homem/mundo/sociedade/cultura. A educação pode ser o caminho para o ser humano dar mais sentido à vida. A ideia é que se possa perceber o corpo que expressa sua inteligibilidade, revelando a busca de sua transcendência.Palavras-chave: Corporeidade. Corpo. Educação. FROM BODY TO CORPOREALITY: an educational possibilityAbstract: The body machine that goes beyond its limits and does not respect its rhythm in the light of current needs in contemporary society is, in this text, analyzed in accordance with corporeality studies. Education is conceived as a means by which we become cognitively able to live socially. The assumptions relating education/corporeality , here exposed , aim at proposing changes in the vision of a static body, for an active, dynamic, changeable body, which is expressed and manifested in its corporeality . Educating in a corporeality perspective means promoting relations between man / world / society / culture. Education might be the way for humans to give more meaning to life. The idea presented is to allow realization of the body that expresses its intelligibility, revealing the search for its transcendence.Keywords: Corporeality. Body. Education. DEL CUERPO A LA CORPOREIDAD: una posibilidad educativaResumen: El cuerpo máquina ultrapasa sus límites y no respecta su ritmo delante a las necesidades vigentes en la sociedad contemporánea es, en este texto, analizado a la luz de los estudios de la corporeidad. La educación es concebida como medio por lo cual nos convertimos cognitivamente aptos a vivir socialmente. Las premisas que relacionan educación/ corporeidad, aquí expuestas, tienen la intención de proponer cambios en la visión de un cuerpo estático, por un cuerpo activo, dinámico, mutable que se expresa y se manifiesta en su corporeidad. Educar en una perspectiva de la corporeidad significa promover relaciones hombre/ mundo/ sociedad/ cultura. La educación puede ser el camino para el ser humano dar más sentido a la vida. La idea presentada es percibir el cuerpo que expresa su inteligibilidad, relevando la busca de su transcendencia. Palabras clave: Corporeidad. Cuerpo. Educación.
id UFMA-5_84605f8288a28cda8b9f57c72acf9b96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5799
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativaCorporeidade. Corpo. Educação.O corpo máquina que ultrapassa seus limites e não respeita seu ritmo face às necessidades vigentes na sociedade contemporânea, é, nesse texto, analisado à luz dos estudos da corporeidade. A Educação é concebida como meio pelo qual nos tornamos cognitivamente aptos para viver socialmente. As premissas que relacionam educação/corporeidade, aqui expostas, têm a intenção de propor mudanças na visão de um corpo estático, por um corpo ativo, dinâmico, mutável que se expressa e se manifesta em sua corporeidade. Educar numa perspectiva da corporeidade significa promover relações homem/mundo/sociedade/cultura. A educação pode ser o caminho para o ser humano dar mais sentido à vida. A ideia é que se possa perceber o corpo que expressa sua inteligibilidade, revelando a busca de sua transcendência.Palavras-chave: Corporeidade. Corpo. Educação. FROM BODY TO CORPOREALITY: an educational possibilityAbstract: The body machine that goes beyond its limits and does not respect its rhythm in the light of current needs in contemporary society is, in this text, analyzed in accordance with corporeality studies. Education is conceived as a means by which we become cognitively able to live socially. The assumptions relating education/corporeality , here exposed , aim at proposing changes in the vision of a static body, for an active, dynamic, changeable body, which is expressed and manifested in its corporeality . Educating in a corporeality perspective means promoting relations between man / world / society / culture. Education might be the way for humans to give more meaning to life. The idea presented is to allow realization of the body that expresses its intelligibility, revealing the search for its transcendence.Keywords: Corporeality. Body. Education. DEL CUERPO A LA CORPOREIDAD: una posibilidad educativaResumen: El cuerpo máquina ultrapasa sus límites y no respecta su ritmo delante a las necesidades vigentes en la sociedad contemporánea es, en este texto, analizado a la luz de los estudios de la corporeidad. La educación es concebida como medio por lo cual nos convertimos cognitivamente aptos a vivir socialmente. Las premisas que relacionan educación/ corporeidad, aquí expuestas, tienen la intención de proponer cambios en la visión de un cuerpo estático, por un cuerpo activo, dinámico, mutable que se expresa y se manifiesta en su corporeidad. Educar en una perspectiva de la corporeidad significa promover relaciones hombre/ mundo/ sociedad/ cultura. La educación puede ser el camino para el ser humano dar más sentido a la vida. La idea presentada es percibir el cuerpo que expresa su inteligibilidad, relevando la busca de su transcendencia. Palabras clave: Corporeidad. Cuerpo. Educación.Universidade Federal do Maranhão2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/579910.18764/2178-2229.v23n3p68-77Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 68-772178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799/3535Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSobreira, VickeleNista-Piccolo, Vilma LeníMoreira, Wagner Wey2017-01-25T15:49:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5799Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:50.487102Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
title DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
spellingShingle DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
Sobreira, Vickele
Corporeidade. Corpo. Educação.
title_short DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
title_full DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
title_fullStr DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
title_full_unstemmed DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
title_sort DO CORPO À CORPOREIDADE: uma possibilidade educativa
author Sobreira, Vickele
author_facet Sobreira, Vickele
Nista-Piccolo, Vilma Lení
Moreira, Wagner Wey
author_role author
author2 Nista-Piccolo, Vilma Lení
Moreira, Wagner Wey
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreira, Vickele
Nista-Piccolo, Vilma Lení
Moreira, Wagner Wey
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade. Corpo. Educação.
topic Corporeidade. Corpo. Educação.
description O corpo máquina que ultrapassa seus limites e não respeita seu ritmo face às necessidades vigentes na sociedade contemporânea, é, nesse texto, analisado à luz dos estudos da corporeidade. A Educação é concebida como meio pelo qual nos tornamos cognitivamente aptos para viver socialmente. As premissas que relacionam educação/corporeidade, aqui expostas, têm a intenção de propor mudanças na visão de um corpo estático, por um corpo ativo, dinâmico, mutável que se expressa e se manifesta em sua corporeidade. Educar numa perspectiva da corporeidade significa promover relações homem/mundo/sociedade/cultura. A educação pode ser o caminho para o ser humano dar mais sentido à vida. A ideia é que se possa perceber o corpo que expressa sua inteligibilidade, revelando a busca de sua transcendência.Palavras-chave: Corporeidade. Corpo. Educação. FROM BODY TO CORPOREALITY: an educational possibilityAbstract: The body machine that goes beyond its limits and does not respect its rhythm in the light of current needs in contemporary society is, in this text, analyzed in accordance with corporeality studies. Education is conceived as a means by which we become cognitively able to live socially. The assumptions relating education/corporeality , here exposed , aim at proposing changes in the vision of a static body, for an active, dynamic, changeable body, which is expressed and manifested in its corporeality . Educating in a corporeality perspective means promoting relations between man / world / society / culture. Education might be the way for humans to give more meaning to life. The idea presented is to allow realization of the body that expresses its intelligibility, revealing the search for its transcendence.Keywords: Corporeality. Body. Education. DEL CUERPO A LA CORPOREIDAD: una posibilidad educativaResumen: El cuerpo máquina ultrapasa sus límites y no respecta su ritmo delante a las necesidades vigentes en la sociedad contemporánea es, en este texto, analizado a la luz de los estudios de la corporeidad. La educación es concebida como medio por lo cual nos convertimos cognitivamente aptos a vivir socialmente. Las premisas que relacionan educación/ corporeidad, aquí expuestas, tienen la intención de proponer cambios en la visión de un cuerpo estático, por un cuerpo activo, dinámico, mutable que se expresa y se manifiesta en su corporeidad. Educar en una perspectiva de la corporeidad significa promover relaciones hombre/ mundo/ sociedad/ cultura. La educación puede ser el camino para el ser humano dar más sentido a la vida. La idea presentada es percibir el cuerpo que expresa su inteligibilidad, relevando la busca de su transcendencia. Palabras clave: Corporeidad. Cuerpo. Educación.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799
10.18764/2178-2229.v23n3p68-77
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n3p68-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5799/3535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 68-77
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878565777408