OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Gustavo Alexandre
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Geovana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15383
Resumo: O estudo pretende analisar os efeitos do processo de descentralização, em um contexto de reforma educacional, na gestão da escola e no trabalho do diretor no sistema estadual de ensino de Goiás. As análises realizadas têm como referência o documento Pacto pela Educação em Goiás e, os respectivos programas governamentais associados, como o Programa Reconhecer, o Currículo-Referência e o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), responsáveis pela efetivação dos princípios da reforma educacional na gestão das escolas públicas estaduais em Goiás. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a análise documental, a revisão de literatura e questionários aplicados aos diretores de escolas públicas estaduais. Os resultados mostram que o processo de descentralização desenvolveu-se no sistema estadual de ensino de Goiás, por meio, da diversificação do sistema do ensino efetivada no formato de escolas conveniadas, organizações sociais e escolas militares, bem como pela indução à padronização dos procedimentos de gestão associados à lógica avaliativa e a normatização curricular. Entretanto, a pesquisa demonstra que, ainda não é possível aferir que os procedimentos avaliativos e a padronização curricular, consubstanciadas no Saego e no Currículo Referência, sejam consideradas como as principais referências ou os elementos determinantes da ação pedagógica na gestão da escola. Palavras-chaves: Descentralização. Gestão da Escola. Diretor Escolar.THE EFFECTS OF DECENTRALIZATION ON PUBLIC SCHOOL MANAGEMENT AND THE WORK OF THE PRINCIPAL IN TIMES OF EDUCATIONAL REFORMAbstract The study aims to analyze the effects of the decentralization process, in a context of educational reform, on school management and on the work of the principal in the state education system of Goiás. The analyses made have as reference the document Pacto pela Educação em Goiás (Pact for Education in Goiás) and, the respective associated governmental programs, such as the Program Recognize, the Curriculum-Reference and the Educational Evaluation System of the State of Goiás (Saego), responsible for the implementation of the principles of educational reform in the management of state public schools in Goiás. The methodological procedures used in the research were documental analysis, literature review and questionnaires applied to state public school principals. The results show that the process of decentralization developed in the state education system of Goiás, through the diversification of the education system carried out in the format of partner schools, social organizations and military schools, as well as by inducing the standardization of management procedures associated with the evaluation logic and curricular normatization. However, the research shows that it is still not possible to assess that the evaluation procedures and curriculum standardization, embodied in Saego and the Reference Curriculum, are considered the main references or the determining elements of pedagogical action in school management.Keywords: Decentralization. School Management. School Director.LOS EFECTOS DE LA DESCENTRALIZACIÓN EN LA GESTIÓN DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS Y LA LABOR DEL DIRECTOR EN TIEMPOS DE REFORMA EDUCATIVAResumen El estudio tiene como objetivo analizar los efectos del proceso de descentralización, en un contexto de reforma educativa, en la gestión de las escuelas y en la labor del director del sistema educativo estatal de Goiás. Los análisis realizados tienen como referencia el documento Pacto pela Educação em Goiás (Pacto por la Educación en Goiás) y, los respectivos programas gubernamentales asociados, como el Programa Reconocer, el Currículo-Referencia y el Sistema de Evaluación Educativa del Estado de Goiás (Saego), responsable de la aplicación de los principios de la reforma educativa en la gestión de las escuelas públicas estatales de Goiás. Los procedimientos metodológicos utilizados en la investigación fueron el análisis documental, el examen de la literatura y los cuestionarios aplicados a los directores de escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que el proceso de descentralización se desarrolló en el sistema educativo estatal de Goiás, mediante la diversificación del sistema educativo llevada a cabo en el formato de escuelas asociadas, organizaciones sociales y escuelas militares, así como mediante la inducción de la normalización de los procedimientos de gestión asociados a la lógica de evaluación y la normalización curricular. Sin embargo, la investigación muestra que todavía no es posible evaluar que los procedimientos de evaluación y la normalización de los planes de estudios, plasmados en Saego y en el Plan de estudios de referencia, se consideren las principales referencias o los elementos determinantes de la acción pedagógica en la gestión de las escuelas.Palabras clave: Descentralización. La dirección de la escuela. Director de la escuela. 
id UFMA-5_8ad4456fa0ac2eeb846593075e820f76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15383
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONALDescentralizaçãoGestão da EscolaDiretor EscolarO estudo pretende analisar os efeitos do processo de descentralização, em um contexto de reforma educacional, na gestão da escola e no trabalho do diretor no sistema estadual de ensino de Goiás. As análises realizadas têm como referência o documento Pacto pela Educação em Goiás e, os respectivos programas governamentais associados, como o Programa Reconhecer, o Currículo-Referência e o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), responsáveis pela efetivação dos princípios da reforma educacional na gestão das escolas públicas estaduais em Goiás. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a análise documental, a revisão de literatura e questionários aplicados aos diretores de escolas públicas estaduais. Os resultados mostram que o processo de descentralização desenvolveu-se no sistema estadual de ensino de Goiás, por meio, da diversificação do sistema do ensino efetivada no formato de escolas conveniadas, organizações sociais e escolas militares, bem como pela indução à padronização dos procedimentos de gestão associados à lógica avaliativa e a normatização curricular. Entretanto, a pesquisa demonstra que, ainda não é possível aferir que os procedimentos avaliativos e a padronização curricular, consubstanciadas no Saego e no Currículo Referência, sejam consideradas como as principais referências ou os elementos determinantes da ação pedagógica na gestão da escola. Palavras-chaves: Descentralização. Gestão da Escola. Diretor Escolar.THE EFFECTS OF DECENTRALIZATION ON PUBLIC SCHOOL MANAGEMENT AND THE WORK OF THE PRINCIPAL IN TIMES OF EDUCATIONAL REFORMAbstract The study aims to analyze the effects of the decentralization process, in a context of educational reform, on school management and on the work of the principal in the state education system of Goiás. The analyses made have as reference the document Pacto pela Educação em Goiás (Pact for Education in Goiás) and, the respective associated governmental programs, such as the Program Recognize, the Curriculum-Reference and the Educational Evaluation System of the State of Goiás (Saego), responsible for the implementation of the principles of educational reform in the management of state public schools in Goiás. The methodological procedures used in the research were documental analysis, literature review and questionnaires applied to state public school principals. The results show that the process of decentralization developed in the state education system of Goiás, through the diversification of the education system carried out in the format of partner schools, social organizations and military schools, as well as by inducing the standardization of management procedures associated with the evaluation logic and curricular normatization. However, the research shows that it is still not possible to assess that the evaluation procedures and curriculum standardization, embodied in Saego and the Reference Curriculum, are considered the main references or the determining elements of pedagogical action in school management.Keywords: Decentralization. School Management. School Director.LOS EFECTOS DE LA DESCENTRALIZACIÓN EN LA GESTIÓN DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS Y LA LABOR DEL DIRECTOR EN TIEMPOS DE REFORMA EDUCATIVAResumen El estudio tiene como objetivo analizar los efectos del proceso de descentralización, en un contexto de reforma educativa, en la gestión de las escuelas y en la labor del director del sistema educativo estatal de Goiás. Los análisis realizados tienen como referencia el documento Pacto pela Educação em Goiás (Pacto por la Educación en Goiás) y, los respectivos programas gubernamentales asociados, como el Programa Reconocer, el Currículo-Referencia y el Sistema de Evaluación Educativa del Estado de Goiás (Saego), responsable de la aplicación de los principios de la reforma educativa en la gestión de las escuelas públicas estatales de Goiás. Los procedimientos metodológicos utilizados en la investigación fueron el análisis documental, el examen de la literatura y los cuestionarios aplicados a los directores de escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que el proceso de descentralización se desarrolló en el sistema educativo estatal de Goiás, mediante la diversificación del sistema educativo llevada a cabo en el formato de escuelas asociadas, organizaciones sociales y escuelas militares, así como mediante la inducción de la normalización de los procedimientos de gestión asociados a la lógica de evaluación y la normalización curricular. Sin embargo, la investigación muestra que todavía no es posible evaluar que los procedimientos de evaluación y la normalización de los planes de estudios, plasmados en Saego y en el Plan de estudios de referencia, se consideren las principales referencias o los elementos determinantes de la acción pedagógica en la gestión de las escuelas.Palabras clave: Descentralización. La dirección de la escuela. Director de la escuela. Universidade Federal do Maranhão2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1538310.18764/2178-2229.v28n1p303-319Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 303-3192178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15383/8611Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo AlexandreReis, Geovana2021-04-30T15:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15383Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:14.529602Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
title OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
spellingShingle OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
Silva, Luís Gustavo Alexandre
Descentralização
Gestão da Escola
Diretor Escolar
title_short OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
title_full OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
title_fullStr OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
title_sort OS EFEITOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E NO TRABALHO DO DIRETOR EM TEMPOS DE REFORMA EDUCACIONAL
author Silva, Luís Gustavo Alexandre
author_facet Silva, Luís Gustavo Alexandre
Reis, Geovana
author_role author
author2 Reis, Geovana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Gustavo Alexandre
Reis, Geovana
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
Gestão da Escola
Diretor Escolar
topic Descentralização
Gestão da Escola
Diretor Escolar
description O estudo pretende analisar os efeitos do processo de descentralização, em um contexto de reforma educacional, na gestão da escola e no trabalho do diretor no sistema estadual de ensino de Goiás. As análises realizadas têm como referência o documento Pacto pela Educação em Goiás e, os respectivos programas governamentais associados, como o Programa Reconhecer, o Currículo-Referência e o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), responsáveis pela efetivação dos princípios da reforma educacional na gestão das escolas públicas estaduais em Goiás. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a análise documental, a revisão de literatura e questionários aplicados aos diretores de escolas públicas estaduais. Os resultados mostram que o processo de descentralização desenvolveu-se no sistema estadual de ensino de Goiás, por meio, da diversificação do sistema do ensino efetivada no formato de escolas conveniadas, organizações sociais e escolas militares, bem como pela indução à padronização dos procedimentos de gestão associados à lógica avaliativa e a normatização curricular. Entretanto, a pesquisa demonstra que, ainda não é possível aferir que os procedimentos avaliativos e a padronização curricular, consubstanciadas no Saego e no Currículo Referência, sejam consideradas como as principais referências ou os elementos determinantes da ação pedagógica na gestão da escola. Palavras-chaves: Descentralização. Gestão da Escola. Diretor Escolar.THE EFFECTS OF DECENTRALIZATION ON PUBLIC SCHOOL MANAGEMENT AND THE WORK OF THE PRINCIPAL IN TIMES OF EDUCATIONAL REFORMAbstract The study aims to analyze the effects of the decentralization process, in a context of educational reform, on school management and on the work of the principal in the state education system of Goiás. The analyses made have as reference the document Pacto pela Educação em Goiás (Pact for Education in Goiás) and, the respective associated governmental programs, such as the Program Recognize, the Curriculum-Reference and the Educational Evaluation System of the State of Goiás (Saego), responsible for the implementation of the principles of educational reform in the management of state public schools in Goiás. The methodological procedures used in the research were documental analysis, literature review and questionnaires applied to state public school principals. The results show that the process of decentralization developed in the state education system of Goiás, through the diversification of the education system carried out in the format of partner schools, social organizations and military schools, as well as by inducing the standardization of management procedures associated with the evaluation logic and curricular normatization. However, the research shows that it is still not possible to assess that the evaluation procedures and curriculum standardization, embodied in Saego and the Reference Curriculum, are considered the main references or the determining elements of pedagogical action in school management.Keywords: Decentralization. School Management. School Director.LOS EFECTOS DE LA DESCENTRALIZACIÓN EN LA GESTIÓN DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS Y LA LABOR DEL DIRECTOR EN TIEMPOS DE REFORMA EDUCATIVAResumen El estudio tiene como objetivo analizar los efectos del proceso de descentralización, en un contexto de reforma educativa, en la gestión de las escuelas y en la labor del director del sistema educativo estatal de Goiás. Los análisis realizados tienen como referencia el documento Pacto pela Educação em Goiás (Pacto por la Educación en Goiás) y, los respectivos programas gubernamentales asociados, como el Programa Reconocer, el Currículo-Referencia y el Sistema de Evaluación Educativa del Estado de Goiás (Saego), responsable de la aplicación de los principios de la reforma educativa en la gestión de las escuelas públicas estatales de Goiás. Los procedimientos metodológicos utilizados en la investigación fueron el análisis documental, el examen de la literatura y los cuestionarios aplicados a los directores de escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que el proceso de descentralización se desarrolló en el sistema educativo estatal de Goiás, mediante la diversificación del sistema educativo llevada a cabo en el formato de escuelas asociadas, organizaciones sociales y escuelas militares, así como mediante la inducción de la normalización de los procedimientos de gestión asociados a la lógica de evaluación y la normalización curricular. Sin embargo, la investigación muestra que todavía no es posible evaluar que los procedimientos de evaluación y la normalización de los planes de estudios, plasmados en Saego y en el Plan de estudios de referencia, se consideren las principales referencias o los elementos determinantes de la acción pedagógica en la gestión de las escuelas.Palabras clave: Descentralización. La dirección de la escuela. Director de la escuela. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15383
10.18764/2178-2229.v28n1p303-319
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15383
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n1p303-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15383/8611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 303-319
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881061388288