O TEMPO ESCOLAR EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1792 |
Resumo: | Neste texto, objetivamos refletir sobre a questão do tempo escolar. Os espaços educacionais se estruturam em torno de uma certa organização de tempo que na Modernidade foi tão bem disseminado para/ em nossas escolas. Intentamos falar de um outro tempo, um tempo que está a ser vivido na Atualidade e refletir sobre os desdobramentos que isso traria para os espaços educacionais. Trazendo esta discussão para o nosso entendimento sobre a infância, precisamos atualizar nossa maneira de compreendê-la e, consequentemente, de pensar junto com ela sua educação. Pretendemos problematizar as seguintes questões: O que podemos refletir, então, sobre as implicações da mudança na noção de tempo para a escola? Como vivenciamos os tempos de aprendizagem? Como organizamos o tempo pedagógico? E como fica o tempo do professor e da professora diante de tantas indagações sobre o tempo? Qual deveria ser o tempo de permanência dos alunos e alunas na escola? Que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como tempo de criação? Palavras-chave: Espaço. Tempo. Educação.SCHOOL TIME IN QUESTIONAbstract: In this paper, we aim to reflect on the issue of school time. Educational spaces are structured around a certain organization of time which has been extremely well spread to/in our schools in Modern Times. We tryto speak of another time - a time that is to be experienced in Present Times - and reflect upon the consequences that this might bring to educational spaces. By bringing this discussion to our understanding of childhood, we need to update our ways to understand childhood and consequently to think about child education together with them. We intend to discuss the following questions: Thus, what can we reflect upon the implications of change in the notion of time for school? How do we experience learning time? How do we organize pedagogical time? And what about teacher's time in face of so many inquiries about time? What should the time of studentschooling be? What educational spaces would allow us to live time as time for creation?Keywords: Space. Time. Education.EL TIEMPO ESCOLAR EN CUESTIÓNResumen: En este trabajo nos proponemos reflexionar sobre la cuestión del tiempo de la escuela. Los espacios educacionales se estructuran alrededor de una cierta organización de tiempo que en la Modernidad fue tan bien diseminado para/ en nuestras escuelas. Proponemos hablar de un otro tiempo, un tiempo que se vive en la Actualidad y reflexionar sobre los desdoblamientos que eso traería para los espacios educacionales. Trayendo esta discusión para el nuestro entendimiento sobre la infancia, necesitamos actualizar nuestra manera de comprenderla y consecuentemente pensar junto con ella su educación. Tenemos la intención de discutir las siguientes preguntas: ¿Qué podemos reflexionar entonces sobre las implicaciones del cambio en la noción de tiempo para la escuela? ¿Cómo vivenciamos los tiempos de aprendizaje? ¿Cómo organizamos el tiempo pedagógico? ¿Y como se queda el tiempo del profesor y de la profesora delante de tantas indagaciones sobre el tiempo? ¿Cuál debe ser el tiempo de permanencia de los alumnos y alumnas en la escuela? ¿Qué espacios educacionales nos permitirían vivir el tiempo como tiempo de creación?Palabras clave: Escuela. Tiempo. Educación |
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Neste texto, objetivamos refletir sobre a questão do tempo escolar. Os espaços educacionais se estruturam em torno de uma certa organização de tempo que na Modernidade foi tão bem disseminado para/ em nossas escolas. Intentamos falar de um outro tempo, um tempo que está a ser vivido na Atualidade e refletir sobre os desdobramentos que isso traria para os espaços educacionais. Trazendo esta discussão para o nosso entendimento sobre a infância, precisamos atualizar nossa maneira de compreendê-la e, consequentemente, de pensar junto com ela sua educação. Pretendemos problematizar as seguintes questões: O que podemos refletir, então, sobre as implicações da mudança na noção de tempo para a escola? Como vivenciamos os tempos de aprendizagem? Como organizamos o tempo pedagógico? E como fica o tempo do professor e da professora diante de tantas indagações sobre o tempo? Qual deveria ser o tempo de permanência dos alunos e alunas na escola? Que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como tempo de criação? Palavras-chave: Espaço. Tempo. Educação.SCHOOL TIME IN QUESTIONAbstract: In this paper, we aim to reflect on the issue of school time. Educational spaces are structured around a certain organization of time which has been extremely well spread to/in our schools in Modern Times. We tryto speak of another time - a time that is to be experienced in Present Times - and reflect upon the consequences that this might bring to educational spaces. By bringing this discussion to our understanding of childhood, we need to update our ways to understand childhood and consequently to think about child education together with them. We intend to discuss the following questions: Thus, what can we reflect upon the implications of change in the notion of time for school? How do we experience learning time? How do we organize pedagogical time? And what about teacher's time in face of so many inquiries about time? What should the time of studentschooling be? What educational spaces would allow us to live time as time for creation?Keywords: Space. Time. Education.EL TIEMPO ESCOLAR EN CUESTIÓNResumen: En este trabajo nos proponemos reflexionar sobre la cuestión del tiempo de la escuela. Los espacios educacionales se estructuran alrededor de una cierta organización de tiempo que en la Modernidad fue tan bien diseminado para/ en nuestras escuelas. Proponemos hablar de un otro tiempo, un tiempo que se vive en la Actualidad y reflexionar sobre los desdoblamientos que eso traería para los espacios educacionales. Trayendo esta discusión para el nuestro entendimiento sobre la infancia, necesitamos actualizar nuestra manera de comprenderla y consecuentemente pensar junto con ella su educación. Tenemos la intención de discutir las siguientes preguntas: ¿Qué podemos reflexionar entonces sobre las implicaciones del cambio en la noción de tiempo para la escuela? ¿Cómo vivenciamos los tiempos de aprendizaje? ¿Cómo organizamos el tiempo pedagógico? ¿Y como se queda el tiempo del profesor y de la profesora delante de tantas indagaciones sobre el tiempo? ¿Cuál debe ser el tiempo de permanencia de los alumnos y alumnas en la escuela? ¿Qué espacios educacionales nos permitirían vivir el tiempo como tiempo de creación?Palabras clave: Escuela. Tiempo. Educación |
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