FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Laura Gaeta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pérez, Valentín Martínez-Otero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4188
Resumo: Resumen: Al tiempo que se busca identificar vías de solución para los cada vez más altos niveles de ansiedad infantil,se hace necesario estudiar más a fondo los factores que participan en este fenómeno. El propósito de nuestroestudio fue indagar cuáles son los principales condicionantes que a nivel personal, escolar y familiar se relacionancon niveles de ansiedad muy altos o muy bajos. Se entrevistó a 42 alumnos de 5º y 6º de primaria de 4 diferentesescuelas (2 públicas y 2 privadas), seleccionados a partir de sus puntajes en dos pruebas estandarizadas. Seentrevistó también a 21 profesores que imparten clase en dichos grados, dentro de las mismas instituciones. Losresultados reflejan los múltiples factores que, desde la mirada de escolares y maestros, favorecen la ansiedad enel alumnado preadolescente, al tiempo que se evidencia que son pocas las acciones que se realizan en la escuelapara ayudar a los alumnos a mantener su ansiedad en niveles adaptativos; y que los recursos que los propios niñosestán utilizando para reducir sus niveles de ansiedad no son suficientes, por lo que se propone la adopción coordinadade medidas pedagógicas que en el marco de la educación emocional posibiliten la prevención de la ansiedad.Palabras clave: Factores ansiógenos. Profesores. Alumnos. Prevención. ANXIETY FACTORS IN SCHOOL AND SOLUTION PATHS: a students and teachersperspectiveAbstract: In the same time in that need ways to identify paths to the increasingly high levels of child anxiety, itis necessary to further study the factors involved in this phenomenon. The main purpose of this study was to investigatewhat are the main personal, academic and family factors that relate to high or low anxiety levels. 42 studentsfrom 5th and 6th grade of 4 different schools (two public and two private) were interviewed; they were selected basedon their scores on two standardized tests. 21 teachers who teach in those grades, within the same institutions,were also interviewed. Results reflect the multiple factors that, from the perspective of students and teachers, favoranxiety in pre-adolescent students, while it is shown that there are few actions that are taken in the schools to helpstudents maintain their anxiety down to adaptive levels; and that the personal resources that students themselvesare using to reduce their anxiety levels are not enough. Therefore, the coordinated adoption of educational measuresthat enable the prevention of anxiety, within the framework of emotional education, are proposed.Keywords: Anxiety factors. Students. Teachers. Prevention. FATORES DE ANSIEDADE NA ESCOLA E VIAS DE SOLUÇÃO: uma olhada apartir dos alunos e seus professores Resumo: Ao mesmo tempo em que se procura identificar vias de solução para cada vez mais altos níveis de ansiedade infantil, faz-se necessário estudar mais a fundo os fatores que participam deste fenômeno. O propósitode nosso estudo foi indagar quais são os principais condicionantes que ao nível pessoal, escolar e familiar se relacionamcom níveis de ansiedade muito alta ou muito baixa. Entrevistou-se 42(quarenta e dois) alunos de 5º e 6ºprimárias de quatro diferentes escolas (duas públicas e duas privadas), selecionados a partir de suas pontuaçõesem duas provas padronizadas. Entrevistou-se, também, 21(vinte e um) professores que dão aulas nos citados graus,dentro das mesmas instituições. Os resultados refletem os múltiplos fatores que, a partir do olhar de educadores eprofessores, favorecem a ansiedade no alunado pré-adolescente, ao mesmo tempo, em que se evidência que sãopoucas as ações que se realizam na escola para ajudar os alunos a manter sua ansiedade em níveis adaptativos; e,que os recursos que os próprios meninos utilizam para reduzir seus níveis de ansiedade não são suficientes, peloque se propõe a adoção coordenada de medidas pedagógicas que no marco da educação emocional possibilitema prevenção da ansiedade.Palavras-chave: Fatores de ansiedade. Professores. Alunos. Prevenção
id UFMA-5_94a2cdc67a31ab6accb3b6e80e876ef8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4188
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesoresFatores ansiógenos. Professores. Alunos. Prevenção.Resumen: Al tiempo que se busca identificar vías de solución para los cada vez más altos niveles de ansiedad infantil,se hace necesario estudiar más a fondo los factores que participan en este fenómeno. El propósito de nuestroestudio fue indagar cuáles son los principales condicionantes que a nivel personal, escolar y familiar se relacionancon niveles de ansiedad muy altos o muy bajos. Se entrevistó a 42 alumnos de 5º y 6º de primaria de 4 diferentesescuelas (2 públicas y 2 privadas), seleccionados a partir de sus puntajes en dos pruebas estandarizadas. Seentrevistó también a 21 profesores que imparten clase en dichos grados, dentro de las mismas instituciones. Losresultados reflejan los múltiples factores que, desde la mirada de escolares y maestros, favorecen la ansiedad enel alumnado preadolescente, al tiempo que se evidencia que son pocas las acciones que se realizan en la escuelapara ayudar a los alumnos a mantener su ansiedad en niveles adaptativos; y que los recursos que los propios niñosestán utilizando para reducir sus niveles de ansiedad no son suficientes, por lo que se propone la adopción coordinadade medidas pedagógicas que en el marco de la educación emocional posibiliten la prevención de la ansiedad.Palabras clave: Factores ansiógenos. Profesores. Alumnos. Prevención. ANXIETY FACTORS IN SCHOOL AND SOLUTION PATHS: a students and teachersperspectiveAbstract: In the same time in that need ways to identify paths to the increasingly high levels of child anxiety, itis necessary to further study the factors involved in this phenomenon. The main purpose of this study was to investigatewhat are the main personal, academic and family factors that relate to high or low anxiety levels. 42 studentsfrom 5th and 6th grade of 4 different schools (two public and two private) were interviewed; they were selected basedon their scores on two standardized tests. 21 teachers who teach in those grades, within the same institutions,were also interviewed. Results reflect the multiple factors that, from the perspective of students and teachers, favoranxiety in pre-adolescent students, while it is shown that there are few actions that are taken in the schools to helpstudents maintain their anxiety down to adaptive levels; and that the personal resources that students themselvesare using to reduce their anxiety levels are not enough. Therefore, the coordinated adoption of educational measuresthat enable the prevention of anxiety, within the framework of emotional education, are proposed.Keywords: Anxiety factors. Students. Teachers. Prevention. FATORES DE ANSIEDADE NA ESCOLA E VIAS DE SOLUÇÃO: uma olhada apartir dos alunos e seus professores Resumo: Ao mesmo tempo em que se procura identificar vias de solução para cada vez mais altos níveis de ansiedade infantil, faz-se necessário estudar mais a fundo os fatores que participam deste fenômeno. O propósitode nosso estudo foi indagar quais são os principais condicionantes que ao nível pessoal, escolar e familiar se relacionamcom níveis de ansiedade muito alta ou muito baixa. Entrevistou-se 42(quarenta e dois) alunos de 5º e 6ºprimárias de quatro diferentes escolas (duas públicas e duas privadas), selecionados a partir de suas pontuaçõesem duas provas padronizadas. Entrevistou-se, também, 21(vinte e um) professores que dão aulas nos citados graus,dentro das mesmas instituições. Os resultados refletem os múltiplos fatores que, a partir do olhar de educadores eprofessores, favorecem a ansiedade no alunado pré-adolescente, ao mesmo tempo, em que se evidência que sãopoucas as ações que se realizam na escola para ajudar os alunos a manter sua ansiedade em níveis adaptativos; e,que os recursos que os próprios meninos utilizam para reduzir seus níveis de ansiedade não são suficientes, peloque se propõe a adoção coordenada de medidas pedagógicas que no marco da educação emocional possibilitema prevenção da ansiedade.Palavras-chave: Fatores de ansiedade. Professores. Alunos. PrevençãoUniversidade Federal do Maranhão2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/418810.18764/2178-2229.v22.n3.p.14-24Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 14-242178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4188/2214Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález, Laura GaetaPérez, Valentín Martínez-Otero2016-08-19T13:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4188Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:46.253581Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
title FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
spellingShingle FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
González, Laura Gaeta
Fatores ansiógenos. Professores. Alunos. Prevenção.
title_short FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
title_full FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
title_fullStr FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
title_full_unstemmed FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
title_sort FACTORES ANSIÓGENOS EN LA ESCUELA Y VÍAS DE SOLUCIÓN: una mirada desde los alumnos y sus profesores
author González, Laura Gaeta
author_facet González, Laura Gaeta
Pérez, Valentín Martínez-Otero
author_role author
author2 Pérez, Valentín Martínez-Otero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González, Laura Gaeta
Pérez, Valentín Martínez-Otero
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores ansiógenos. Professores. Alunos. Prevenção.
topic Fatores ansiógenos. Professores. Alunos. Prevenção.
description Resumen: Al tiempo que se busca identificar vías de solución para los cada vez más altos niveles de ansiedad infantil,se hace necesario estudiar más a fondo los factores que participan en este fenómeno. El propósito de nuestroestudio fue indagar cuáles son los principales condicionantes que a nivel personal, escolar y familiar se relacionancon niveles de ansiedad muy altos o muy bajos. Se entrevistó a 42 alumnos de 5º y 6º de primaria de 4 diferentesescuelas (2 públicas y 2 privadas), seleccionados a partir de sus puntajes en dos pruebas estandarizadas. Seentrevistó también a 21 profesores que imparten clase en dichos grados, dentro de las mismas instituciones. Losresultados reflejan los múltiples factores que, desde la mirada de escolares y maestros, favorecen la ansiedad enel alumnado preadolescente, al tiempo que se evidencia que son pocas las acciones que se realizan en la escuelapara ayudar a los alumnos a mantener su ansiedad en niveles adaptativos; y que los recursos que los propios niñosestán utilizando para reducir sus niveles de ansiedad no son suficientes, por lo que se propone la adopción coordinadade medidas pedagógicas que en el marco de la educación emocional posibiliten la prevención de la ansiedad.Palabras clave: Factores ansiógenos. Profesores. Alumnos. Prevención. ANXIETY FACTORS IN SCHOOL AND SOLUTION PATHS: a students and teachersperspectiveAbstract: In the same time in that need ways to identify paths to the increasingly high levels of child anxiety, itis necessary to further study the factors involved in this phenomenon. The main purpose of this study was to investigatewhat are the main personal, academic and family factors that relate to high or low anxiety levels. 42 studentsfrom 5th and 6th grade of 4 different schools (two public and two private) were interviewed; they were selected basedon their scores on two standardized tests. 21 teachers who teach in those grades, within the same institutions,were also interviewed. Results reflect the multiple factors that, from the perspective of students and teachers, favoranxiety in pre-adolescent students, while it is shown that there are few actions that are taken in the schools to helpstudents maintain their anxiety down to adaptive levels; and that the personal resources that students themselvesare using to reduce their anxiety levels are not enough. Therefore, the coordinated adoption of educational measuresthat enable the prevention of anxiety, within the framework of emotional education, are proposed.Keywords: Anxiety factors. Students. Teachers. Prevention. FATORES DE ANSIEDADE NA ESCOLA E VIAS DE SOLUÇÃO: uma olhada apartir dos alunos e seus professores Resumo: Ao mesmo tempo em que se procura identificar vias de solução para cada vez mais altos níveis de ansiedade infantil, faz-se necessário estudar mais a fundo os fatores que participam deste fenômeno. O propósitode nosso estudo foi indagar quais são os principais condicionantes que ao nível pessoal, escolar e familiar se relacionamcom níveis de ansiedade muito alta ou muito baixa. Entrevistou-se 42(quarenta e dois) alunos de 5º e 6ºprimárias de quatro diferentes escolas (duas públicas e duas privadas), selecionados a partir de suas pontuaçõesem duas provas padronizadas. Entrevistou-se, também, 21(vinte e um) professores que dão aulas nos citados graus,dentro das mesmas instituições. Os resultados refletem os múltiplos fatores que, a partir do olhar de educadores eprofessores, favorecem a ansiedade no alunado pré-adolescente, ao mesmo tempo, em que se evidência que sãopoucas as ações que se realizam na escola para ajudar os alunos a manter sua ansiedade em níveis adaptativos; e,que os recursos que os próprios meninos utilizam para reduzir seus níveis de ansiedade não são suficientes, peloque se propõe a adoção coordenada de medidas pedagógicas que no marco da educação emocional possibilitema prevenção da ansiedade.Palavras-chave: Fatores de ansiedade. Professores. Alunos. Prevenção
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4188
10.18764/2178-2229.v22.n3.p.14-24
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4188
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n3.p.14-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4188/2214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 14-24
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878403248128