PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15393 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa e analisa, a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, o processo de materialização do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS), vigente, como política pública, de modo a apreender as condições objetivas em que esse processo se concretiza, ressaltando as concepções de gestão da educação em disputa, assim como a regulamentação da gestão democrática da educação. Fundamenta-se em autores que discutem os temas em questão, na análise de documentos como os planos de educação, os relatórios de monitoramento e avaliação do PEE/MS, entre outros, e em entrevistas com representantes da sociedade política e da sociedade civil do estado (Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Educação e Fórum Estadual de Educação). Mostra que a ausência da normatização da gestão democrática da educação do sistema de ensino, e o modelo de avaliação de diretores escolares, por um lado, assim como mecanismos e dinâmicas de gestão participativa, por outro, expressa as concepções em disputa, traduzem as prioridades e os projetos antagônicos de educação e de sociedade.Palavras-chave: Política educacional. Planejamento da educação. Gestão gerencial. Gestão Democrática.MATO GROSSO DO SUL STATE EDUCATION PLAN: management and democratic managementAbstract This paper presents research results and analyzes, from the approval of the National Education Plan (PNE) 2014-2024, the materialization process of the State Education Plan of Mato Grosso do Sul (PEE / MS), in force, as public policy, in order to apprehend the objective conditions in which this process materializes, emphasizing the concepts of education management in dispute, as well as the regulation of the democratic management of education. It is based on authors who discuss the issues, in the analysis of documents such as education plans, monitoring and evaluation reports of the PEE / MS, among others, and in interviews with representatives of political and civil society in the state (Legislative Assembly, State Education Secretariat and State Education Forum). It shows that the lack of standardization of the democratic management of education in the education system, and the evaluation model of school principals, on one hand, as well as mechanisms and dynamics of participatory management, on the other, expresses the contested concepts, translating the priorities and antagonistic education and society projects. Keywords: Educational policy. Education planning. Management. Democratic management. PLAN ESTATAL DE EDUCACIÓN MATO GROSSO DO SUL: entre la administración gerencial y gestión democrática Resumen Este artículo presenta resultados de investigación y análisis, desde la aprobación del Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024, el proceso de materialización del Plan Estatal de Educación de Mato Grosso do Sul (PEE / MS), actual, como política pública, con el fin de aprehender las condiciones objetivas en las que se materializa este proceso, enfatizando los conceptos de gestión educativa en disputa, así como la regulación de la gestión democrática de la educación. Se basa en autores que discuten los temas, en el análisis de documentos como planes educativos, informes de seguimiento y evaluación del PEE / MS, entre otros, y en entrevistas con representantes de la sociedad política y civil en el estado. (Asamblea Legislativa, Secretaría de Educación del Estado y Foro de Educación del Estado). Señala que la falta de estandarización de la gestión democrática de la educación en el sistema educativo, y el modelo de evaluación de los directores de escuela, por un lado, así como los mecanismos y dinámicas de gestión participativa, por otro, expresa los conceptos controvertidos, traduciendo las prioridades. y proyectos antagónicos de educación y sociedad.Palabras clave: Política educativa. Planificación de la educación. Administración gerencial. Gestión democrática. |
id |
UFMA-5_95b5790c545813054bddd872827e7bef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15393 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democráticaPolítica educacional. Planejamento da educação.Política educacionalPlanejamento educacionalEste artigo apresenta resultados de pesquisa e analisa, a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, o processo de materialização do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS), vigente, como política pública, de modo a apreender as condições objetivas em que esse processo se concretiza, ressaltando as concepções de gestão da educação em disputa, assim como a regulamentação da gestão democrática da educação. Fundamenta-se em autores que discutem os temas em questão, na análise de documentos como os planos de educação, os relatórios de monitoramento e avaliação do PEE/MS, entre outros, e em entrevistas com representantes da sociedade política e da sociedade civil do estado (Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Educação e Fórum Estadual de Educação). Mostra que a ausência da normatização da gestão democrática da educação do sistema de ensino, e o modelo de avaliação de diretores escolares, por um lado, assim como mecanismos e dinâmicas de gestão participativa, por outro, expressa as concepções em disputa, traduzem as prioridades e os projetos antagônicos de educação e de sociedade.Palavras-chave: Política educacional. Planejamento da educação. Gestão gerencial. Gestão Democrática.MATO GROSSO DO SUL STATE EDUCATION PLAN: management and democratic managementAbstract This paper presents research results and analyzes, from the approval of the National Education Plan (PNE) 2014-2024, the materialization process of the State Education Plan of Mato Grosso do Sul (PEE / MS), in force, as public policy, in order to apprehend the objective conditions in which this process materializes, emphasizing the concepts of education management in dispute, as well as the regulation of the democratic management of education. It is based on authors who discuss the issues, in the analysis of documents such as education plans, monitoring and evaluation reports of the PEE / MS, among others, and in interviews with representatives of political and civil society in the state (Legislative Assembly, State Education Secretariat and State Education Forum). It shows that the lack of standardization of the democratic management of education in the education system, and the evaluation model of school principals, on one hand, as well as mechanisms and dynamics of participatory management, on the other, expresses the contested concepts, translating the priorities and antagonistic education and society projects. Keywords: Educational policy. Education planning. Management. Democratic management. PLAN ESTATAL DE EDUCACIÓN MATO GROSSO DO SUL: entre la administración gerencial y gestión democrática Resumen Este artículo presenta resultados de investigación y análisis, desde la aprobación del Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024, el proceso de materialización del Plan Estatal de Educación de Mato Grosso do Sul (PEE / MS), actual, como política pública, con el fin de aprehender las condiciones objetivas en las que se materializa este proceso, enfatizando los conceptos de gestión educativa en disputa, así como la regulación de la gestión democrática de la educación. Se basa en autores que discuten los temas, en el análisis de documentos como planes educativos, informes de seguimiento y evaluación del PEE / MS, entre otros, y en entrevistas con representantes de la sociedad política y civil en el estado. (Asamblea Legislativa, Secretaría de Educación del Estado y Foro de Educación del Estado). Señala que la falta de estandarización de la gestión democrática de la educación en el sistema educativo, y el modelo de evaluación de los directores de escuela, por un lado, así como los mecanismos y dinámicas de gestión participativa, por otro, expresa los conceptos controvertidos, traduciendo las prioridades. y proyectos antagónicos de educación y sociedad.Palabras clave: Política educativa. Planificación de la educación. Administración gerencial. Gestión democrática.Universidade Federal do Maranhão2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Entrevistasapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1539310.18764/2178-2229.v28n1p226-249Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 226-2492178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15393/8607Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Regina Tereza Cestari de2021-04-30T15:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15393Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:14.680807Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
title |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
spellingShingle |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática Oliveira, Regina Tereza Cestari de Política educacional. Planejamento da educação. Política educacional Planejamento educacional |
title_short |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
title_full |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
title_fullStr |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
title_sort |
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: entre a gestão gerencial e a gestão democrática |
author |
Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
author_facet |
Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional. Planejamento da educação. Política educacional Planejamento educacional |
topic |
Política educacional. Planejamento da educação. Política educacional Planejamento educacional |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa e analisa, a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, o processo de materialização do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS), vigente, como política pública, de modo a apreender as condições objetivas em que esse processo se concretiza, ressaltando as concepções de gestão da educação em disputa, assim como a regulamentação da gestão democrática da educação. Fundamenta-se em autores que discutem os temas em questão, na análise de documentos como os planos de educação, os relatórios de monitoramento e avaliação do PEE/MS, entre outros, e em entrevistas com representantes da sociedade política e da sociedade civil do estado (Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Educação e Fórum Estadual de Educação). Mostra que a ausência da normatização da gestão democrática da educação do sistema de ensino, e o modelo de avaliação de diretores escolares, por um lado, assim como mecanismos e dinâmicas de gestão participativa, por outro, expressa as concepções em disputa, traduzem as prioridades e os projetos antagônicos de educação e de sociedade.Palavras-chave: Política educacional. Planejamento da educação. Gestão gerencial. Gestão Democrática.MATO GROSSO DO SUL STATE EDUCATION PLAN: management and democratic managementAbstract This paper presents research results and analyzes, from the approval of the National Education Plan (PNE) 2014-2024, the materialization process of the State Education Plan of Mato Grosso do Sul (PEE / MS), in force, as public policy, in order to apprehend the objective conditions in which this process materializes, emphasizing the concepts of education management in dispute, as well as the regulation of the democratic management of education. It is based on authors who discuss the issues, in the analysis of documents such as education plans, monitoring and evaluation reports of the PEE / MS, among others, and in interviews with representatives of political and civil society in the state (Legislative Assembly, State Education Secretariat and State Education Forum). It shows that the lack of standardization of the democratic management of education in the education system, and the evaluation model of school principals, on one hand, as well as mechanisms and dynamics of participatory management, on the other, expresses the contested concepts, translating the priorities and antagonistic education and society projects. Keywords: Educational policy. Education planning. Management. Democratic management. PLAN ESTATAL DE EDUCACIÓN MATO GROSSO DO SUL: entre la administración gerencial y gestión democrática Resumen Este artículo presenta resultados de investigación y análisis, desde la aprobación del Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024, el proceso de materialización del Plan Estatal de Educación de Mato Grosso do Sul (PEE / MS), actual, como política pública, con el fin de aprehender las condiciones objetivas en las que se materializa este proceso, enfatizando los conceptos de gestión educativa en disputa, así como la regulación de la gestión democrática de la educación. Se basa en autores que discuten los temas, en el análisis de documentos como planes educativos, informes de seguimiento y evaluación del PEE / MS, entre otros, y en entrevistas con representantes de la sociedad política y civil en el estado. (Asamblea Legislativa, Secretaría de Educación del Estado y Foro de Educación del Estado). Señala que la falta de estandarización de la gestión democrática de la educación en el sistema educativo, y el modelo de evaluación de los directores de escuela, por un lado, así como los mecanismos y dinámicas de gestión participativa, por otro, expresa los conceptos controvertidos, traduciendo las prioridades. y proyectos antagónicos de educación y sociedad.Palabras clave: Política educativa. Planificación de la educación. Administración gerencial. Gestión democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Entrevistas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15393 10.18764/2178-2229.v28n1p226-249 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15393 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n1p226-249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15393/8607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v.28, n.1, jan./mar. 2021 (Dossiê: Política, Gestão e Democracia na Educação: debates contemporâneos); 226-249 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881069776896 |