AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ATENÇÃO À HIPERTENSÃO E DIABETES: satisfação dos usuários de uma unidade básica de saúde em Caxias-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Araceli Moreira De Martini
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Sâmya Maria Andrade, Câmara, Joseneide Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/936
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação de usuários do Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (PNAHADM) em uma unidade de Saúde da Família em Caxias - MA. A amostra constituiu-se de 200 usuários acompanhados pelo programa. Concluiu-se que o PNAHADM satisfaz as expectativas da maioria dos usuários. Os principais motivos citados por aqueles que se julgaram insatisfeitos foram a falta de fornecimento regular da medicação e a dificuldade em marcar consultas médicas de acompanhamento. Acredita-se que, para que se cumpram as ações relativas à Saúde Pública, é imprescindível a elaboração de planejamento prévio, pautado nos principais anseios da população em questão, visto que a satisfação expressa pelo usuário é um instrumento útil na orientação das medidas corretivas para prestação dos serviços de saúde.Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde. Diabetes mellitus. Hipertensão. Satisfação do usuário.EVALUATION OF THE NATIONAL PROGRAM OF ATTENTION TO HYPERTENSION AND DIABETES: the users satisfaction of a basic health unit in Caxias-MAAbstract: The study aimed to evaluate the level of satisfaction of users of the National Program of Attention to Hypertension and Diabetes Mellitus (PNAHADM) in a Family Health Unit in Caxias-MA. The sample consisted of 200 users monitored by the program. It was concluded that the PNAHADM meets the expectations of most users. The main reasons cited by those who were dissatisfied were the lack of regular supply of medication and difficulty in follow-up medical appointments. It is believed that in order to comply with the actions relating to public health, it is essential the preparation of pre-planning, based on the major concerns of the population in question, as the satisfaction expressed by the user is an important tool in guiding the corrective measures to be taken to provide health services.Keywords: Health services evaluation. Diabetes mellitus. Hypertension. Consumer satisfaction.EVALUACIÓN DEL PROGRAMA NACIONAL DE ATENCIÓN A LA HIPERTENSIÓN ARTERIAL Y LA DIABETES: la satisfacción de usuarios de una unidad básica de salud en Caxias-MAResumen: El objetivo del estudio fue evaluar el nivel de satisfacción de los usuarios del Programa Nacional de Atención a la hipertensión y la diabetes mellitus (PNAHADM) en una Unidad de Salud de la Familia en Caxias-MA. La muestra constó de 200 usuarios controlados por el programa. Se concluyó que la PNAHADM cumple con las expectativas de la mayoría de los usuarios. Las principales razones citadas por los que no estaban satisfechos fueron la falta de suministro regular de medicamentos y la dificultad en el seguimiento de sus consultas médicas. Se cree que con el fin de cumplir con las acciones relacionadas con la salud pública, es esencial la preparación de una planificación previa, sobre la base de las principales preocupaciones de la población en cuestión, visto que la satisfacción expresada por el usuario es una herramienta útilpara orientar las medidas correctivas para proporcionar servicios de salud.Palabras clave: Evaluación de los servicios de salud. Diabetes mellitus. Hipertensión. Satisfacción de los Consumidores.
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