RESERVA DE PLAZAS EN EL COLEGIO PEDRO II:: de la enseñanza básica a la postgraduación
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21608 |
Resumo: | El presente estudio pretende contribuir al debate sobre la democratización del acceso a las instituciones públicas de excelencia, a través del análisis de los criterios de reserva de plazas previstos en los recientes edictos (2022 y 2023) para el acceso a los diferentes niveles y etapas de escolarización en el Colégio Pedro II - complejo de escuelas reconocidas como de excelencia. El objetivo principal fue analizar los criterios establecidos para la reserva de plazas y entender si los criterios están alineados con la dimensión redistributiva y/o de reconocimiento cultural del modelo analítico de Frase (2002; 2006). Os principais resultados indicam que cada processo de seleção tem critérios diferenciados e que os critérios de reconhecimento cultural - nomeadamente raça/color e deficiência - são adoptados em mais concursos que os critérios redistributivos - anterior pertenência à instituição pública de ensino e renda. Os dados apontam ainda que características como gênero e sexualidade e migração não são estabelecidos na reserva de vagas de qualquer edital. |
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RESERVA DE PLAZAS EN EL COLEGIO PEDRO II:: de la enseñanza básica a la postgraduaciónRESERVED PLACES IN THE COLÉGIO PEDRO II:: from basic education to post-graduate studiesRESERVA DE VAGAS NO COLÉGIO PEDRO II: da educação básica à pós-graduação Acción afirmativa Justicia redistributivaReconocimiento culturalColegio Pedro IIAções afirmativasJustiça redistributivaReconhecimento culturalColégio Pedro IIPolíticas EducacionaisPolíticas de Ações AfirmativasAffirmative actionRedistributive justice Cultural recognitionColégio Pedro IIEl presente estudio pretende contribuir al debate sobre la democratización del acceso a las instituciones públicas de excelencia, a través del análisis de los criterios de reserva de plazas previstos en los recientes edictos (2022 y 2023) para el acceso a los diferentes niveles y etapas de escolarización en el Colégio Pedro II - complejo de escuelas reconocidas como de excelencia. El objetivo principal fue analizar los criterios establecidos para la reserva de plazas y entender si los criterios están alineados con la dimensión redistributiva y/o de reconocimiento cultural del modelo analítico de Frase (2002; 2006). Os principais resultados indicam que cada processo de seleção tem critérios diferenciados e que os critérios de reconhecimento cultural - nomeadamente raça/color e deficiência - são adoptados em mais concursos que os critérios redistributivos - anterior pertenência à instituição pública de ensino e renda. Os dados apontam ainda que características como gênero e sexualidade e migração não são estabelecidos na reserva de vagas de qualquer edital.The present study seeks to contribute to the debate on democratisation of access to public institutions of excellence, through the analysis of the criteria for reserve vacancies set out in recent public notices (2022 and 2023) for access to the different levels and stages of schooling at Colégio Pedro II - a complex of schools recognised as being of excellence. The main objective was to analyse the criteria established for the reserve of places and to understand if the criteria are aligned with the redistributive dimension and/or cultural recognition of the analytical model of Frase (2002; 2006). The main findings indicate that each selection process has differentiated criteria and that the criteria of cultural recognition - notably race/colour and disability - are adopted in more competitions than the redistribution criteria - previous belonging to the public educational institution and income. The data also show that characteristics such as gender, sexuality, and migration are not established in the reserve of vacancies in any of the public announcements.O presente estudo busca contribuir para o debate sobre democratização do acesso às instituições públicas de excelência, por meio da análise dos critérios de reserva de vagas previstos em editais recentes (2022 e 2023) de acesso aos diferentes níveis e etapas de escolarização do Colégio Pedro II – complexo de escolas reconhecido como de excelência. O objetivo principal foi analisar quais os critérios estabelecidos para a reserva de vagas e compreender se os critérios se alinham à dimensão redistributiva e/ou de reconhecimento cultural do modelo analítico de Frase (2002; 2006). Os principais achados apontam que cada processo seletivo possui critérios diferenciados e que os critérios de reconhecimento cultural – notadamente de raça/cor e de deficiência –são adotados em mais certames do que os critérios de redistribuição – pertencimento prévio à instituição pública de ensino e renda. Os dados apontam ainda que características como gênero e sexualidade e migração não são estabelecidos na reserva de vagas de nenhum edital. Universidade Federal do Maranhão2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2160810.18764/2178-2229v30n2.2023.36Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 2, abr./jun. 2023; 415-4402178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21608/12173http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuylaert, NairaBonamino, Alicia2023-12-14T21:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21608Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:27.514122Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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