EDUCACIÓN MATEMATICA DE JÓVENES Y ADULTOS: los documentos curriculares brasileños y colombianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flôr, Anildo Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alencar, Edvonete Souza de, Urrutia, Martha Cecília Mosquera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18158
Resumo: ResumenEn este artículo presentamos una investigación para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que trata de un estudio comparativo de la enseñanza de las matemáticas en Brasil y Colombia. Según estudios realizados en esta modalidad de enseñanza, pretendemos identificar y describir las principales características de la implementación y funcionamiento de proyectos pedagógicos para jóvenes y adultos en la asignatura de Matemáticas en los países objeto de este estudio a lo largo de la historia de la educación en ambos los paises. Para sustentar esta investigación, consultamos a Raventos (1983), Hurtado (1984), Brasil (1988), Colombia (1991), Colombia (1994), Brasil (1996), Maya (2018), quienes realizaron estudios que contemplan los caminos tomado por el a lo largo de los años por EJA. La investigación tendrá un enfoque bibliográfico, a través del cual se observarán las diferentes variables involucradas y, principalmente, las responsables de determinados efectos. En el caso de las redes educativas, además de sus propiedades globales en relación a los aspectos regulatorios y organizativos, están presentes elementos socioculturales particulares, que difieren de un lugar a otro. Cabe mencionar que nuestras fuentes de investigación fueron documentos institucionales de los Ministerios de Educación de Brasil y Colombia que orientan las políticas de la EJA.Palabras clave: EJA; Matemáticas; Plan de estudios; Brasil; Colombia.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS: documentos curriculares brasileiros e colombianos ResumoNeste artigo, apresentaremos uma pesquisa no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que trata de um estudo comparado do ensino da matemática no Brasil e na Colômbia. Pautado nos estudos realizados nesta modalidade de ensino temos como objetivo identificar e descrever as principais características sobre a implantação e funcionamento dos projetos pedagógicos para os jovens e adultos na disciplina de Matemática nos países objetos de estudo no decorrer da história da educação nestes dois países. Para fundamentar esta investigação, consultamos Raventos (1983), Hurtado (1984), Brasil (1988), Colômbia (1991), Colômbia (1994), Brasil (1996), Maya (2018), que realizaram estudos que contemplam os caminhos percorridos ao longo dos anos pela EJA. A pesquisa terá abordagem bibliográfica, através do qual observamos as diferentes variáveis envolvidas e, principalmente, os responsáveis por determinados efeitos. No caso das redes de ensino, além das suas propriedades global em relação aos aspectos regulamentários e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, o qual divergem de lugar para lugar. Vale dizer que nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos Ministérios da Educação do Brasil e da Colômbia que norteiam as políticas para a EJA.Palavras-chave: EJA; Matemática; Currículo; Brasil; Colômbia.MATHEMATICAL EDUCATION FOR YOUTH AND ADULTS: brazilian and colombian curricular documents AbstractIn this article we present an investigation for the Education for Young People and Adults (EYPA) that deals with a comparative study of the teaching of mathematics in Brazil and Colombia. According to studies carried out in this teaching modality, we intend to identify and describe the main characteristics of the implementation and operation of pedagogical projects for young people and adults in the subject of Mathematics in the countries object of this study throughout the history of education in both countries. To support this research, we consulted Raventos (1983), Hurtado (1984), Brazil (1988), Colombia (1991), Colombia (1994), Brazil (1996), Maya (2018), who conducted studies that contemplate the paths taken by him over the years by EYPA. The research will have a bibliographic approach, through which the different variables involved and, mainly, those responsible for certain effects will be observed. In the case of educational networks, in addition to their global properties in relation to regulatory and organizational aspects, particular sociocultural elements are present, which differ from one place to another. It is worth mentioning that our research sources were institutional documents of the Ministries of Education of Brazil and Colombia that guide the policies of the EYPA.Keywords: EYPA; Mathematics; Curriculum; Brazil; Colombia.
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Para sustentar esta investigación, consultamos a Raventos (1983), Hurtado (1984), Brasil (1988), Colombia (1991), Colombia (1994), Brasil (1996), Maya (2018), quienes realizaron estudios que contemplan los caminos tomado por el a lo largo de los años por EJA. La investigación tendrá un enfoque bibliográfico, a través del cual se observarán las diferentes variables involucradas y, principalmente, las responsables de determinados efectos. En el caso de las redes educativas, además de sus propiedades globales en relación a los aspectos regulatorios y organizativos, están presentes elementos socioculturales particulares, que difieren de un lugar a otro. Cabe mencionar que nuestras fuentes de investigación fueron documentos institucionales de los Ministerios de Educación de Brasil y Colombia que orientan las políticas de la EJA.Palabras clave: EJA; Matemáticas; Plan de estudios; Brasil; Colombia.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS: documentos curriculares brasileiros e colombianos ResumoNeste artigo, apresentaremos uma pesquisa no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que trata de um estudo comparado do ensino da matemática no Brasil e na Colômbia. Pautado nos estudos realizados nesta modalidade de ensino temos como objetivo identificar e descrever as principais características sobre a implantação e funcionamento dos projetos pedagógicos para os jovens e adultos na disciplina de Matemática nos países objetos de estudo no decorrer da história da educação nestes dois países. Para fundamentar esta investigação, consultamos Raventos (1983), Hurtado (1984), Brasil (1988), Colômbia (1991), Colômbia (1994), Brasil (1996), Maya (2018), que realizaram estudos que contemplam os caminhos percorridos ao longo dos anos pela EJA. A pesquisa terá abordagem bibliográfica, através do qual observamos as diferentes variáveis envolvidas e, principalmente, os responsáveis por determinados efeitos. No caso das redes de ensino, além das suas propriedades global em relação aos aspectos regulamentários e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, o qual divergem de lugar para lugar. Vale dizer que nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos Ministérios da Educação do Brasil e da Colômbia que norteiam as políticas para a EJA.Palavras-chave: EJA; Matemática; Currículo; Brasil; Colômbia.MATHEMATICAL EDUCATION FOR YOUTH AND ADULTS: brazilian and colombian curricular documents AbstractIn this article we present an investigation for the Education for Young People and Adults (EYPA) that deals with a comparative study of the teaching of mathematics in Brazil and Colombia. According to studies carried out in this teaching modality, we intend to identify and describe the main characteristics of the implementation and operation of pedagogical projects for young people and adults in the subject of Mathematics in the countries object of this study throughout the history of education in both countries. To support this research, we consulted Raventos (1983), Hurtado (1984), Brazil (1988), Colombia (1991), Colombia (1994), Brazil (1996), Maya (2018), who conducted studies that contemplate the paths taken by him over the years by EYPA. The research will have a bibliographic approach, through which the different variables involved and, mainly, those responsible for certain effects will be observed. In the case of educational networks, in addition to their global properties in relation to regulatory and organizational aspects, particular sociocultural elements are present, which differ from one place to another. It is worth mentioning that our research sources were institutional documents of the Ministries of Education of Brazil and Colombia that guide the policies of the EYPA.Keywords: EYPA; Mathematics; Curriculum; Brazil; Colombia.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1815810.18764/2178-2229v28n4.202166Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 269-2882178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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