A DELICADEZA DO GOSTO E A FORMAÇÃO ESTÉTICA EM HUME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Josivan Moura de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva Júnior, Almir Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4191
Resumo: O presente artigo discute a importância da “Delicadeza do Gosto” como fundamento para o “Padrão do Gosto” na perspectiva de refletir acerca dos fundamentos estéticos da educação. Sendo o gosto uma expressão da natureza humana, em que medida o mesmo pode ser educado e formado socialmente?  Traça um apanhado histórico sucinto de como a questão do gosto se apresentou ligado a cânones estéticos desde a antiguidade até a época em que viveu Hume.  Explicita como a questão do Gosto passou de uma posição de menor prestígio no seio das discussões filosóficas, atingindo patamares elevados e mostrando-se capaz de abalar posicionamentos tradicionalmente aceitos no que se refere às questões estéticas.  Explicita os argumentos humeanos contrapostos às concepções estéticas de sua época (objetivismo tradicional e subjetivismo).  Fundamenta a interpretação de que o “Padrão do Gosto”, no pensamento humeano, escapa à mera agradabilidade, não promove o estabelecimento de uma aristocracia estética, e consequentemente se constitui um elemento primordial no desenvolvimento da formação humana. Palavras-chave: Gosto. Delicadeza do gosto. Padrão do gosto. David Hume. Estética. Formação estética. THE DELICACY OF TASTE AND THE AESTHETIC TRAINING IN HUME Abstract: This article discusses the importance of “Delicacy of Taste” as a basis for the “Standard of Taste” witha view to reflect on the aesthetic foundations of education. Like an expression of human nature, to what extent it canbe educated and trained socially? It presents a brief historical overview of how the question of taste is presented onthe aesthetic canons from antiquity to the time in which Hume lived. It sets out how the issue of Taste went from aless prestigious position within the philosophical discussions, reaching high levels and proving to be able to shakepositions traditionally accepted with regard to aesthetic issues. Article explains Hume’s arguments that oppose theaesthetic conceptions of his time (traditional subjectivism and objectivism). Based in interpretation of the “Standardof Taste” in Humean thought, escapes mere pleasantness, does not promote the establishment of an aesthetic aristocracy,and consequently constitutes a key element in the development of human formation.Keywords: Taste. Delicacy of taste. Standard of taste. David Hume. Aesthetics. Aesthetic training. LA DELICADEZA DEL GUSTO Y LA FORMACIÓN ESTÉTICA EN HUMEResumen: El presente artículo discute la importancia de la “Delicadeza del Gusto” como fundamento para el “padróndel gusto” en la perspectiva de reflexionar sobre los fundamentos estéticos de la educación. ¿Siendo el gustouna expresión de la naturaleza humana, en qué medida puede ser educados y formado socialmente? Rastrea unareseña histórica de cómo la cuestión de gusto se presentó conectado a los cánones estéticos desde la antigüedadhasta la época en que vivió Hume. Establece cómo la cuestión del Gusto pasó de una posición de menor prestigiodentro de las discusiones filosóficas, alcanzando niveles altos y mostrándose capaz de mover posiciones tradicionalmenteaceptadas con respecto a las cuestiones estéticas. Explicita los argumentos humanos se oponen a lasconcepciones estéticas de su tiempo (objetivismo tradicional y subjetivismo). Fundamenta la interpretación de queel “Padrón del Gusto” en el pensamiento de humano, escapa a la mera simpatía, no promueve el establecimientode una aristocracia estético, y por lo tanto constituye un elemento esencial en el desarrollo de la formación humana.Palabras clave: Gusto. La Delicadeza del Gusto. Padrón del Gusto. David Hume. Estética. Formación Estética.
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