EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Tello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4187
Resumo: Resumen: La investigación cualitativa en contextos de pobreza conlleva complejidades en el proceso de comprensiónde sus transcripciones. Los análisis de contenido se ven con dificultades al intentar sintetizar textos de lenguajerestringido, largos silencios o interrupciones difíciles de interpretar. El análisis documental de textos propuestopor Karl Manheim y sistematizado por Ralf Bohnsack permite profundizar en este análisis. El objetivo de este artículoes presentar el método documental y ejemplificar su aplicación en la reconstrucción de sentidos asociados ala experiencia laboral de jóvenes desertores del sistema escolar, participantes de un programa de capacitación. Sedesarrollaron tres grupos de discusión, se transcribió su texto siguiendo la técnica TiQ y se aplicó el método documentalsiguiendo sus pasos secuenciales de tematización, interpretación reflectante, descripción y construcción detipos. Los resultados muestran una amplitud de temas, modos de interacción y marcos de referencia significativospara el grupo. La respuesta inmediata de los jóvenes a sus situaciones de conflicto tipifica su Visión de Mundo ensituaciones laborales pre y post práctica laboral. La diversidad de significados y horizontes de interacción permitendensificar la descripción de estos casos con respecto a un análisis de contenido explícito.Palabras clave: Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral dejóvenes.  O MÉTODO DOCUMENTÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DAS VISÕES DE MUNDODE JOVENS NA CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO Resumo: A pesquisa qualitativa em contextos de pobreza envolve complexidades no processo de compreensão de suas transcrições. Para a análise de conteúdo é difícil sintetizar textos com restrições na linguagem, longos silêncios ou interrupções difíceis de interpretar. A análise documental dos textos propostos por Karl Manheim e sistematizada por Ralf Bohnsack pode aprofundar essa análise. O objetivo deste artigo é apresentar o método documental e ilustrar a sua aplicação na reconstrução de significados associados com a experiência de trabalho de jovens desistentes, participantes de um programa de treinamento para o trabalho. Foram desenvolvidos três grupos de discussão, o texto foi transcrito seguindo a técnica TiQ e foi aplicado o método documental seguindo os seus passos sequenciais de theming, interpretação reflexiva, descrição e construção de tipos. Os resultados mostram a gama de temas, modos de interação e quadros de referência significativas para o grupo. A resposta imediata dos jovens para o seu conflito tipifica suas visões de mundo em situações pré e pós prática de trabalho. A diversidade dos significados e horizontes de interacção permitem densificar a descrição destes casos em comparação com uma análise do conteúdo explícito.Keywords: Método documental. Visões de mundo. Ralf Bohnsack. Formação profissional da juventude. DOCUMENTARY METHOD AND THE RECONSTRUCTION OF WORLD VIEWSOF YOUNG PEOPLE IN A VET PROGRAMAbstract: The qualitative research in poor social contexts imply much effort understanding its transcriptions.Content analysis fThe qualitative research in poor social contexts imply much effort to understanding its transcriptions.For Content analysis face many times difficulties trying to summarize texts with restricted vocabulary, longsilences or many interruptions not easy to interpret. The documentary method proposed by Karl Mannheim and summarizedby Ralf Bohnsack breadths the possibilities can to deep in the analysis. The purpose of this article is to presentthe documentary method and give an application example on the meaning reconstruction related to the workingexperiences of drop out students participating in a work program. Three discussion groups are transcribed using theTiQ protocol and analyzed using the documentary method through the sequential stages of themes reconstruction,reflective interpretation, description and type construction. Results show a breadth of themes, interaction modes andmeaningful reference frames for the group. The immediately answer of the young people to their conflict situationstypify their World Views in working conditions before and after their internship period. The diversity of meanings andinteraction horizons allow a dens description for these cases comparing to the results of explicit content analysis.Keywords: Documentary method. World Views. Ralf Bohnsack. VET programs.
id UFMA-5_9d823758c96a4fc3a775d72168bd73ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4187
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORALMétodo de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral de jóvenes.Resumen: La investigación cualitativa en contextos de pobreza conlleva complejidades en el proceso de comprensiónde sus transcripciones. Los análisis de contenido se ven con dificultades al intentar sintetizar textos de lenguajerestringido, largos silencios o interrupciones difíciles de interpretar. El análisis documental de textos propuestopor Karl Manheim y sistematizado por Ralf Bohnsack permite profundizar en este análisis. El objetivo de este artículoes presentar el método documental y ejemplificar su aplicación en la reconstrucción de sentidos asociados ala experiencia laboral de jóvenes desertores del sistema escolar, participantes de un programa de capacitación. Sedesarrollaron tres grupos de discusión, se transcribió su texto siguiendo la técnica TiQ y se aplicó el método documentalsiguiendo sus pasos secuenciales de tematización, interpretación reflectante, descripción y construcción detipos. Los resultados muestran una amplitud de temas, modos de interacción y marcos de referencia significativospara el grupo. La respuesta inmediata de los jóvenes a sus situaciones de conflicto tipifica su Visión de Mundo ensituaciones laborales pre y post práctica laboral. La diversidad de significados y horizontes de interacción permitendensificar la descripción de estos casos con respecto a un análisis de contenido explícito.Palabras clave: Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral dejóvenes.  O MÉTODO DOCUMENTÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DAS VISÕES DE MUNDODE JOVENS NA CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO Resumo: A pesquisa qualitativa em contextos de pobreza envolve complexidades no processo de compreensão de suas transcrições. Para a análise de conteúdo é difícil sintetizar textos com restrições na linguagem, longos silêncios ou interrupções difíceis de interpretar. A análise documental dos textos propostos por Karl Manheim e sistematizada por Ralf Bohnsack pode aprofundar essa análise. O objetivo deste artigo é apresentar o método documental e ilustrar a sua aplicação na reconstrução de significados associados com a experiência de trabalho de jovens desistentes, participantes de um programa de treinamento para o trabalho. Foram desenvolvidos três grupos de discussão, o texto foi transcrito seguindo a técnica TiQ e foi aplicado o método documental seguindo os seus passos sequenciais de theming, interpretação reflexiva, descrição e construção de tipos. Os resultados mostram a gama de temas, modos de interação e quadros de referência significativas para o grupo. A resposta imediata dos jovens para o seu conflito tipifica suas visões de mundo em situações pré e pós prática de trabalho. A diversidade dos significados e horizontes de interacção permitem densificar a descrição destes casos em comparação com uma análise do conteúdo explícito.Keywords: Método documental. Visões de mundo. Ralf Bohnsack. Formação profissional da juventude. DOCUMENTARY METHOD AND THE RECONSTRUCTION OF WORLD VIEWSOF YOUNG PEOPLE IN A VET PROGRAMAbstract: The qualitative research in poor social contexts imply much effort understanding its transcriptions.Content analysis fThe qualitative research in poor social contexts imply much effort to understanding its transcriptions.For Content analysis face many times difficulties trying to summarize texts with restricted vocabulary, longsilences or many interruptions not easy to interpret. The documentary method proposed by Karl Mannheim and summarizedby Ralf Bohnsack breadths the possibilities can to deep in the analysis. The purpose of this article is to presentthe documentary method and give an application example on the meaning reconstruction related to the workingexperiences of drop out students participating in a work program. Three discussion groups are transcribed using theTiQ protocol and analyzed using the documentary method through the sequential stages of themes reconstruction,reflective interpretation, description and type construction. Results show a breadth of themes, interaction modes andmeaningful reference frames for the group. The immediately answer of the young people to their conflict situationstypify their World Views in working conditions before and after their internship period. The diversity of meanings andinteraction horizons allow a dens description for these cases comparing to the results of explicit content analysis.Keywords: Documentary method. World Views. Ralf Bohnsack. VET programs.Universidade Federal do Maranhão2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/418710.18764/2178-2229.v22.n3.p.1-13Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 1-132178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4187/2213Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel Tello2016-08-19T13:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4187Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:46.165114Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
title EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
spellingShingle EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
Silva, Daniel Tello
Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral de jóvenes.
title_short EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
title_full EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
title_fullStr EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
title_full_unstemmed EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
title_sort EL MÉTODO DOCUMENTAL Y LA RECONSTRUCCIÓN DE VISIONES DE MUNDO DE JÓVENES EN CAPACITACIÓN LABORAL
author Silva, Daniel Tello
author_facet Silva, Daniel Tello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Tello
dc.subject.por.fl_str_mv Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral de jóvenes.
topic Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral de jóvenes.
description Resumen: La investigación cualitativa en contextos de pobreza conlleva complejidades en el proceso de comprensiónde sus transcripciones. Los análisis de contenido se ven con dificultades al intentar sintetizar textos de lenguajerestringido, largos silencios o interrupciones difíciles de interpretar. El análisis documental de textos propuestopor Karl Manheim y sistematizado por Ralf Bohnsack permite profundizar en este análisis. El objetivo de este artículoes presentar el método documental y ejemplificar su aplicación en la reconstrucción de sentidos asociados ala experiencia laboral de jóvenes desertores del sistema escolar, participantes de un programa de capacitación. Sedesarrollaron tres grupos de discusión, se transcribió su texto siguiendo la técnica TiQ y se aplicó el método documentalsiguiendo sus pasos secuenciales de tematización, interpretación reflectante, descripción y construcción detipos. Los resultados muestran una amplitud de temas, modos de interacción y marcos de referencia significativospara el grupo. La respuesta inmediata de los jóvenes a sus situaciones de conflicto tipifica su Visión de Mundo ensituaciones laborales pre y post práctica laboral. La diversidad de significados y horizontes de interacción permitendensificar la descripción de estos casos con respecto a un análisis de contenido explícito.Palabras clave: Método de análisis documental. Visiones de Mundo. Ralf Bohnsack. Capacitación laboral dejóvenes.  O MÉTODO DOCUMENTÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DAS VISÕES DE MUNDODE JOVENS NA CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO Resumo: A pesquisa qualitativa em contextos de pobreza envolve complexidades no processo de compreensão de suas transcrições. Para a análise de conteúdo é difícil sintetizar textos com restrições na linguagem, longos silêncios ou interrupções difíceis de interpretar. A análise documental dos textos propostos por Karl Manheim e sistematizada por Ralf Bohnsack pode aprofundar essa análise. O objetivo deste artigo é apresentar o método documental e ilustrar a sua aplicação na reconstrução de significados associados com a experiência de trabalho de jovens desistentes, participantes de um programa de treinamento para o trabalho. Foram desenvolvidos três grupos de discussão, o texto foi transcrito seguindo a técnica TiQ e foi aplicado o método documental seguindo os seus passos sequenciais de theming, interpretação reflexiva, descrição e construção de tipos. Os resultados mostram a gama de temas, modos de interação e quadros de referência significativas para o grupo. A resposta imediata dos jovens para o seu conflito tipifica suas visões de mundo em situações pré e pós prática de trabalho. A diversidade dos significados e horizontes de interacção permitem densificar a descrição destes casos em comparação com uma análise do conteúdo explícito.Keywords: Método documental. Visões de mundo. Ralf Bohnsack. Formação profissional da juventude. DOCUMENTARY METHOD AND THE RECONSTRUCTION OF WORLD VIEWSOF YOUNG PEOPLE IN A VET PROGRAMAbstract: The qualitative research in poor social contexts imply much effort understanding its transcriptions.Content analysis fThe qualitative research in poor social contexts imply much effort to understanding its transcriptions.For Content analysis face many times difficulties trying to summarize texts with restricted vocabulary, longsilences or many interruptions not easy to interpret. The documentary method proposed by Karl Mannheim and summarizedby Ralf Bohnsack breadths the possibilities can to deep in the analysis. The purpose of this article is to presentthe documentary method and give an application example on the meaning reconstruction related to the workingexperiences of drop out students participating in a work program. Three discussion groups are transcribed using theTiQ protocol and analyzed using the documentary method through the sequential stages of themes reconstruction,reflective interpretation, description and type construction. Results show a breadth of themes, interaction modes andmeaningful reference frames for the group. The immediately answer of the young people to their conflict situationstypify their World Views in working conditions before and after their internship period. The diversity of meanings andinteraction horizons allow a dens description for these cases comparing to the results of explicit content analysis.Keywords: Documentary method. World Views. Ralf Bohnsack. VET programs.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4187
10.18764/2178-2229.v22.n3.p.1-13
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4187
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n3.p.1-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4187/2213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 1-13
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878396956672