Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176 |
Resumo: | Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista. |
id |
UFMA-5_a26735b5b28ab5569c7d46e737fc211b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23176 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.Philosophical and historical constructions about knowledge, science and education: : rapprochements between Immanuel Kant and Thomas KuhnConstruções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: : aproximações entre Immanuel Kant e Thomas KuhnConhecimentoCiência e EducaçãoMudanças Paradigmáticas.Kant e Kuhn.EducaçãoConocimientoCiencia y EducaciónCambios paradigmáticosKant y KuhnEdcuaciónKnowledgeScience and EducationParadigmatic ChangesKant and KuhnEducationNeste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.Este trabajo aborda las reflexiones de Inmanuel Kant y Thomas Kuhn sobre el conocimiento en términos de origen, posibilidades y limitaciones, sin perder de vista el contexto histórico, ni la influencia que estas reflexiones teóricas han tenido en el pensamiento contemporáneo. Se analiza desde Kuhn, cómo se ha trabajado este conocimiento en el campo científico y las múltiples situaciones que dieron lugar a reflexiones sobre la ciencia normal y los paradigmas científicos desde una perspectiva emantestista e histórica. Se recorre a las concepciones existentes sobre el acto de educar, implícitas en el pensamiento pedagógico kantiano y cómo la concepción kuhniana de paradigma se cruza, aunque sea contradictoriamente en su aparición inmediata, con este paradigma pedagógico idealista.This work addresses the reflections of Inmanuel Kant and Thomas Kuhn on knowledge in terms of origin, possibilities and limitations, without losing sight of the historical context, nor the influence that these theoretical reflections have had on contemporary thought. It is analyzed from Kuhn, how this knowledge has been worked on in the scientific field and the multiple situations that gave rise to reflections on normal science and scientific paradigms from an emantestist and historical perspective. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.Universidade Federal do Maranhão2024-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 1, jan./mar. 2024; 1-272178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176/12512http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastellanos, Samuel Luis Velázquez2024-03-28T14:34:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23176Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:28.900571Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. Philosophical and historical constructions about knowledge, science and education: : rapprochements between Immanuel Kant and Thomas Kuhn Construções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: : aproximações entre Immanuel Kant e Thomas Kuhn |
title |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
spellingShingle |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. Castellanos, Samuel Luis Velázquez Conhecimento Ciência e Educação Mudanças Paradigmáticas. Kant e Kuhn. Educação Conocimiento Ciencia y Educación Cambios paradigmáticos Kant y Kuhn Edcuación Knowledge Science and Education Paradigmatic Changes Kant and Kuhn Education |
title_short |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
title_full |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
title_fullStr |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
title_full_unstemmed |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
title_sort |
Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn. |
author |
Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
author_facet |
Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castellanos, Samuel Luis Velázquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Ciência e Educação Mudanças Paradigmáticas. Kant e Kuhn. Educação Conocimiento Ciencia y Educación Cambios paradigmáticos Kant y Kuhn Edcuación Knowledge Science and Education Paradigmatic Changes Kant and Kuhn Education |
topic |
Conhecimento Ciência e Educação Mudanças Paradigmáticas. Kant e Kuhn. Educação Conocimiento Ciencia y Educación Cambios paradigmáticos Kant y Kuhn Edcuación Knowledge Science and Education Paradigmatic Changes Kant and Kuhn Education |
description |
Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176/12512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 1, jan./mar. 2024; 1-27 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881999863808 |