Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176
Resumo: Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.
id UFMA-5_a26735b5b28ab5569c7d46e737fc211b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23176
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.Philosophical and historical constructions about knowledge, science and education: : rapprochements between Immanuel Kant and Thomas KuhnConstruções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: : aproximações entre Immanuel Kant e Thomas KuhnConhecimentoCiência e EducaçãoMudanças Paradigmáticas.Kant e Kuhn.EducaçãoConocimientoCiencia y EducaciónCambios paradigmáticosKant y KuhnEdcuaciónKnowledgeScience and EducationParadigmatic ChangesKant and KuhnEducationNeste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.Este trabajo aborda las reflexiones de Inmanuel Kant y Thomas Kuhn sobre el conocimiento en términos de origen, posibilidades y limitaciones, sin perder de vista el contexto histórico, ni la influencia que estas reflexiones teóricas han tenido en el pensamiento contemporáneo. Se analiza desde Kuhn, cómo se ha trabajado este conocimiento en el campo científico y las múltiples situaciones que dieron lugar a reflexiones sobre la ciencia normal y los paradigmas científicos desde una perspectiva emantestista e histórica. Se recorre a las concepciones existentes sobre el acto de educar, implícitas en el pensamiento pedagógico kantiano y cómo la concepción kuhniana de paradigma se cruza, aunque sea contradictoriamente en su aparición inmediata, con este paradigma pedagógico idealista.This work addresses the reflections of Inmanuel Kant and Thomas Kuhn on knowledge in terms of origin, possibilities and limitations, without losing sight of the historical context, nor the influence that these theoretical reflections have had on contemporary thought. It is analyzed from Kuhn, how this knowledge has been worked on in the scientific field and the multiple situations that gave rise to reflections on normal science and scientific paradigms from an emantestist and historical perspective. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.Universidade Federal do Maranhão2024-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 1, jan./mar. 2024; 1-272178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176/12512http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastellanos, Samuel Luis Velázquez2024-03-28T14:34:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23176Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:28.900571Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
Philosophical and historical constructions about knowledge, science and education: : rapprochements between Immanuel Kant and Thomas Kuhn
Construções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: : aproximações entre Immanuel Kant e Thomas Kuhn
title Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
spellingShingle Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Conhecimento
Ciência e Educação
Mudanças Paradigmáticas.
Kant e Kuhn.
Educação
Conocimiento
Ciencia y Educación
Cambios paradigmáticos
Kant y Kuhn
Edcuación
Knowledge
Science and Education
Paradigmatic Changes
Kant and Kuhn
Education
title_short Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
title_full Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
title_fullStr Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
title_full_unstemmed Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
title_sort Construcciones filosóficas e históricas sobre el conocimiento, la ciencia y la educación:: acercamientos entre Immanuel Kant y Thomas Kuhn.
author Castellanos, Samuel Luis Velázquez
author_facet Castellanos, Samuel Luis Velázquez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castellanos, Samuel Luis Velázquez
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Ciência e Educação
Mudanças Paradigmáticas.
Kant e Kuhn.
Educação
Conocimiento
Ciencia y Educación
Cambios paradigmáticos
Kant y Kuhn
Edcuación
Knowledge
Science and Education
Paradigmatic Changes
Kant and Kuhn
Education
topic Conhecimento
Ciência e Educação
Mudanças Paradigmáticas.
Kant e Kuhn.
Educação
Conocimiento
Ciencia y Educación
Cambios paradigmáticos
Kant y Kuhn
Edcuación
Knowledge
Science and Education
Paradigmatic Changes
Kant and Kuhn
Education
description Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento em quanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como estes saberes têm-se trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva emantestista e histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23176/12512
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 31, n. 1, jan./mar. 2024; 1-27
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881999863808