COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3622 |
Resumo: | Este artigo objetiva descrever alguns resultados de uma pesquisa qualitativa que visou identificar se docentes que atuam na educação a distância utilizam práticas comunicacionais colaborativas no fórum de discussão como estratégia didática no ensino superior online. A técnica de coleta de dados foi o grupo focal e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que embora os professores reconheçam que a Educação a Distância - EAD é uma inovação que demanda postura docente diferenciada e novas relações com o saber, não conseguiram ainda distanciar-se completamente do exercício da pedagogia de transmissão e transpor a lógica da linearidade. A adaptação do ambiente presencial para o cenário virtual ainda é um aspecto forte na modalidade online. Os entrevistados percebem que a colaboração é uma estratégia didática que media a construção do conhecimento acadêmico e a necessidade do desenvolvimento das competências técnicas do professor para o trabalho online.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. COLLABORATION AS STRATEGY TEACHING IN DISCUSSION FORUM ONLINEAT GRADUATION Abstract: This paper aims to describe some results of a qualitative research article that sought to identify whether teachers who work in distance education using collaborative communication practices in the discussion forum as a teaching strategy in higher education online. The data collection technique was the focal group and the information gathered were interpreted in the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that although teachers recognize that the EAD is an innovation that demand differentiated teaching approach and new relationships with knowledge, not even managed to distance himself completely from the exercise of pedagogy of transmission and implement the logic of linearity. The adaptation of the classroom environment for virtual scenery is still a strong aspect in the online mode. Respondents realize that collaboration is a teaching strategy that mediates the construction of academic knowledge. And the need to develop technical skills from teacher to work online.Keywords: Collaborative learning. Teaching online. Interactivity. COLABORACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA EN FORO DE DISCUSIÓNEN LÍNEA EN GRADUACIÓNResumen: Este trabajo tiene como objetivo describir algunos resultados de una pesquisa de investigación cualitativa que buscó identificar si los profesores que trabajan en la educación a distancia utilizando las prácticas de comunicación de colaboración en el foro de discusión como estrategia de enseñanza en la educación superior en línea. La técnica de recolección de datos fue el grupo focal y la información recopilada se interpretó en el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que aunque los profesores reconocen que el Educación a Distáncia - EAD es una innovación que exigen enfoque de la enseñanza diferenciada y nuevas relaciones con el conocimiento, ni siquiera logró distanciarse por completo del ejercicio de la pedagogía de la transmisión y aplicar la lógica de la linealidad. La adaptación del ambiente de la clase de escenografía virtual sigue siendo un aspecto fuerte en el modo online. Los encuestados se dan cuenta de que la colaboración es una estrategia de enseñanza que media la construcción del conocimiento académico y la necesidad de desarrollar habilidades técnicas de maestro a trabajar en línea.Palabras clave: Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea. La interactividad. |
id |
UFMA-5_b8574a8ab9c99cac287336b1dccfcba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3622 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINEAprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade.Metodologia do trabalho docente onlineEste artigo objetiva descrever alguns resultados de uma pesquisa qualitativa que visou identificar se docentes que atuam na educação a distância utilizam práticas comunicacionais colaborativas no fórum de discussão como estratégia didática no ensino superior online. A técnica de coleta de dados foi o grupo focal e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que embora os professores reconheçam que a Educação a Distância - EAD é uma inovação que demanda postura docente diferenciada e novas relações com o saber, não conseguiram ainda distanciar-se completamente do exercício da pedagogia de transmissão e transpor a lógica da linearidade. A adaptação do ambiente presencial para o cenário virtual ainda é um aspecto forte na modalidade online. Os entrevistados percebem que a colaboração é uma estratégia didática que media a construção do conhecimento acadêmico e a necessidade do desenvolvimento das competências técnicas do professor para o trabalho online.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. COLLABORATION AS STRATEGY TEACHING IN DISCUSSION FORUM ONLINEAT GRADUATION Abstract: This paper aims to describe some results of a qualitative research article that sought to identify whether teachers who work in distance education using collaborative communication practices in the discussion forum as a teaching strategy in higher education online. The data collection technique was the focal group and the information gathered were interpreted in the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that although teachers recognize that the EAD is an innovation that demand differentiated teaching approach and new relationships with knowledge, not even managed to distance himself completely from the exercise of pedagogy of transmission and implement the logic of linearity. The adaptation of the classroom environment for virtual scenery is still a strong aspect in the online mode. Respondents realize that collaboration is a teaching strategy that mediates the construction of academic knowledge. And the need to develop technical skills from teacher to work online.Keywords: Collaborative learning. Teaching online. Interactivity. COLABORACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA EN FORO DE DISCUSIÓNEN LÍNEA EN GRADUACIÓNResumen: Este trabajo tiene como objetivo describir algunos resultados de una pesquisa de investigación cualitativa que buscó identificar si los profesores que trabajan en la educación a distancia utilizando las prácticas de comunicación de colaboración en el foro de discusión como estrategia de enseñanza en la educación superior en línea. La técnica de recolección de datos fue el grupo focal y la información recopilada se interpretó en el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que aunque los profesores reconocen que el Educación a Distáncia - EAD es una innovación que exigen enfoque de la enseñanza diferenciada y nuevas relaciones con el conocimiento, ni siquiera logró distanciarse por completo del ejercicio de la pedagogía de la transmisión y aplicar la lógica de la linealidad. La adaptación del ambiente de la clase de escenografía virtual sigue siendo un aspecto fuerte en el modo online. Los encuestados se dan cuenta de que la colaboración es una estrategia de enseñanza que media la construcción del conocimiento académico y la necesidad de desarrollar habilidades técnicas de maestro a trabajar en línea.Palabras clave: Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea. La interactividad. Universidade Federal do Maranhão2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, de campo, grupo focal.application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/362210.18764/2178-2229.v22.n3.p.100-114Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 100-1142178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3622/2220Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontes, Marta Teixeira do AmaralLins, Maria Judith Sucupira da Costa2016-08-19T13:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3622Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:45.306057Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
title |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
spellingShingle |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE Montes, Marta Teixeira do Amaral Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. Metodologia do trabalho docente online |
title_short |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
title_full |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
title_fullStr |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
title_full_unstemmed |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
title_sort |
COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE |
author |
Montes, Marta Teixeira do Amaral |
author_facet |
Montes, Marta Teixeira do Amaral Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montes, Marta Teixeira do Amaral Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. Metodologia do trabalho docente online |
topic |
Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. Metodologia do trabalho docente online |
description |
Este artigo objetiva descrever alguns resultados de uma pesquisa qualitativa que visou identificar se docentes que atuam na educação a distância utilizam práticas comunicacionais colaborativas no fórum de discussão como estratégia didática no ensino superior online. A técnica de coleta de dados foi o grupo focal e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que embora os professores reconheçam que a Educação a Distância - EAD é uma inovação que demanda postura docente diferenciada e novas relações com o saber, não conseguiram ainda distanciar-se completamente do exercício da pedagogia de transmissão e transpor a lógica da linearidade. A adaptação do ambiente presencial para o cenário virtual ainda é um aspecto forte na modalidade online. Os entrevistados percebem que a colaboração é uma estratégia didática que media a construção do conhecimento acadêmico e a necessidade do desenvolvimento das competências técnicas do professor para o trabalho online.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Docência online. Interatividade. COLLABORATION AS STRATEGY TEACHING IN DISCUSSION FORUM ONLINEAT GRADUATION Abstract: This paper aims to describe some results of a qualitative research article that sought to identify whether teachers who work in distance education using collaborative communication practices in the discussion forum as a teaching strategy in higher education online. The data collection technique was the focal group and the information gathered were interpreted in the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that although teachers recognize that the EAD is an innovation that demand differentiated teaching approach and new relationships with knowledge, not even managed to distance himself completely from the exercise of pedagogy of transmission and implement the logic of linearity. The adaptation of the classroom environment for virtual scenery is still a strong aspect in the online mode. Respondents realize that collaboration is a teaching strategy that mediates the construction of academic knowledge. And the need to develop technical skills from teacher to work online.Keywords: Collaborative learning. Teaching online. Interactivity. COLABORACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA EN FORO DE DISCUSIÓNEN LÍNEA EN GRADUACIÓNResumen: Este trabajo tiene como objetivo describir algunos resultados de una pesquisa de investigación cualitativa que buscó identificar si los profesores que trabajan en la educación a distancia utilizando las prácticas de comunicación de colaboración en el foro de discusión como estrategia de enseñanza en la educación superior en línea. La técnica de recolección de datos fue el grupo focal y la información recopilada se interpretó en el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que aunque los profesores reconocen que el Educación a Distáncia - EAD es una innovación que exigen enfoque de la enseñanza diferenciada y nuevas relaciones con el conocimiento, ni siquiera logró distanciarse por completo del ejercicio de la pedagogía de la transmisión y aplicar la lógica de la linealidad. La adaptación del ambiente de la clase de escenografía virtual sigue siendo un aspecto fuerte en el modo online. Los encuestados se dan cuenta de que la colaboración es una estrategia de enseñanza que media la construcción del conocimiento académico y la necesidad de desarrollar habilidades técnicas de maestro a trabajar en línea.Palabras clave: Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea. La interactividad. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa, de campo, grupo focal. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3622 10.18764/2178-2229.v22.n3.p.100-114 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3622 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v22.n3.p.100-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3622/2220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 3, 2015; 100-114 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v22.n3 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878344527872 |