CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raimunda Gomes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94
Resumo: Neste estudo de base funcionalista, nos propusemos a investigar a natureza categorial do verbo dar, em construções orais, do português brasileiro, cujo corpus de pesquisa foi constituído por um conjunto de ocorrências com o verbo dar, em diversos contextos interacionais orais. Para tanto nos fundamentamos em estudos realizados por Neves (2002) e em outras pesquisas de bases gramatical e estrutural explicitadas no andamento deste trabalho. Os resultados apontaram que dar, no português brasileiro, poderá funcionar como verbo pleno, verbo-suporte e como parte integrante de uma expressão idiomática. Além disso, as análises evidenciaram a predominância de estruturas com verbos-suporte, justificada por diversos fatores ligados às funções da linguagem e às intenções dos usuários da língua, como maior precisão semântica, adequação comunicativa e efeitos na própria configuração textual.Palavras-chave: Categorização. Verbo-suporte. Verbo pleno.
id UFMA-5_bdd94c7148446f067ce6ac6e58b50be8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRONeste estudo de base funcionalista, nos propusemos a investigar a natureza categorial do verbo dar, em construções orais, do português brasileiro, cujo corpus de pesquisa foi constituído por um conjunto de ocorrências com o verbo dar, em diversos contextos interacionais orais. Para tanto nos fundamentamos em estudos realizados por Neves (2002) e em outras pesquisas de bases gramatical e estrutural explicitadas no andamento deste trabalho. Os resultados apontaram que dar, no português brasileiro, poderá funcionar como verbo pleno, verbo-suporte e como parte integrante de uma expressão idiomática. Além disso, as análises evidenciaram a predominância de estruturas com verbos-suporte, justificada por diversos fatores ligados às funções da linguagem e às intenções dos usuários da língua, como maior precisão semântica, adequação comunicativa e efeitos na própria configuração textual.Palavras-chave: Categorização. Verbo-suporte. Verbo pleno.Universidade Federal do Maranhão2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94Cadernos de Pesquisa; v. 16 n. 2 (2009)2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94/74Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raimunda Gomes de2010-12-16T12:06:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:25.406334Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
spellingShingle CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Carvalho, Raimunda Gomes de
title_short CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_full CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_fullStr CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_sort CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
author Carvalho, Raimunda Gomes de
author_facet Carvalho, Raimunda Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raimunda Gomes de
description Neste estudo de base funcionalista, nos propusemos a investigar a natureza categorial do verbo dar, em construções orais, do português brasileiro, cujo corpus de pesquisa foi constituído por um conjunto de ocorrências com o verbo dar, em diversos contextos interacionais orais. Para tanto nos fundamentamos em estudos realizados por Neves (2002) e em outras pesquisas de bases gramatical e estrutural explicitadas no andamento deste trabalho. Os resultados apontaram que dar, no português brasileiro, poderá funcionar como verbo pleno, verbo-suporte e como parte integrante de uma expressão idiomática. Além disso, as análises evidenciaram a predominância de estruturas com verbos-suporte, justificada por diversos fatores ligados às funções da linguagem e às intenções dos usuários da língua, como maior precisão semântica, adequação comunicativa e efeitos na própria configuração textual.Palavras-chave: Categorização. Verbo-suporte. Verbo pleno.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/94/74
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 16 n. 2 (2009)
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876440313856