O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcos Allan Gonçalves de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, João César Abreu de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648
Resumo: Análise sobre o estágio de regência em Geografia, no ensino fundamental, de escolas públicas, e a observação da espacialidade estabelecida pelos processos que compõem nossa realidade, fazendo e procurando os meios de ligação de tais processos com o ensino de Geografia, com interpretação de suas peculiaridades. O ensino da Geografia perpetua-se de maneira dinâmica e complexa, com isso, este artigo ressalta a importância do estágio na configuração do profissional docente, em meio ao seu espaço de atuação futura, fazendo um contraponto com a realidade empírica e a ciência estudada na sua formação. Busca compreender os modos de melhor intervir na sociedade atual com o ensino e enfatiza a práxis de pesquisa como dever docente.Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Estágio supervisionado. Geografia. Formação docente.THE TEACHING OF GEOGRAPHY AND THEIR COMPLEXITIES DURING SUPERVISEDINTERSHIP: analysis in a school in the city of Crato-CearáAbstract: Analysis on the internship of conducting geography class in elementary education in public schools, and also the observation of spatial pre-determined by the processes that compose our reality, making and looking for the ways of linking of those processes with the teaching of Geography, with interpretation of its peculiarities. The teaching of geography is perpetuated in a dynamic and complex way, so this article emphasizes the importance of the internship experience in shaping the professional teacher in the middle of his future work space, causing a paradox with the empirical reality and the science studied in his training, trying to understand the best ways to intervene in the current society with education and emphasizes the practice of research as a teacher 's duty. Keywords: Teaching. Research. Supervised. Geography. Teacher education.LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y SUS DIFICULTADES DURANTE LA PRÁCTICA SUPERVISIONADA: el análisis en una escuela de la ciudad de Crato-CearáResumen: Análisis de la práctica de dirección de clases de Geografia, en la educación primaria de escuelas públicas, y del espacio pre-determinado por los procesos que componen nuestra realidad, haciendo y buscando la manera de vincular estos procesos con la enseñanza de Geografía y con la interpretación de sus peculiaridades. La enseñanza de la geografía se perpetúa de forma dinámica y compleja y este artículo hace un hincapié en la importancia de la experiencia atraves de la práctica de trabajo en la formación de la profesión docente en medio de su espacio de trabajo futuro, haciendo una paradoja con la realidad empírica y las ciencias que se estudian en su formación. Trata también de entender las mejores maneras de intervenir en la sociedad actual atraves de la educación y hacer hincapié en la práctica de la investigación docente como un deber.Palabras clave: Enseñanza. Investigación. bajo la supervisión. Geografía. Formación de docentes.
id UFMA-5_c248bf5681ab66c80ab38da987796ee4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/648
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-CearáAnálise sobre o estágio de regência em Geografia, no ensino fundamental, de escolas públicas, e a observação da espacialidade estabelecida pelos processos que compõem nossa realidade, fazendo e procurando os meios de ligação de tais processos com o ensino de Geografia, com interpretação de suas peculiaridades. O ensino da Geografia perpetua-se de maneira dinâmica e complexa, com isso, este artigo ressalta a importância do estágio na configuração do profissional docente, em meio ao seu espaço de atuação futura, fazendo um contraponto com a realidade empírica e a ciência estudada na sua formação. Busca compreender os modos de melhor intervir na sociedade atual com o ensino e enfatiza a práxis de pesquisa como dever docente.Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Estágio supervisionado. Geografia. Formação docente.THE TEACHING OF GEOGRAPHY AND THEIR COMPLEXITIES DURING SUPERVISEDINTERSHIP: analysis in a school in the city of Crato-CearáAbstract: Analysis on the internship of conducting geography class in elementary education in public schools, and also the observation of spatial pre-determined by the processes that compose our reality, making and looking for the ways of linking of those processes with the teaching of Geography, with interpretation of its peculiarities. The teaching of geography is perpetuated in a dynamic and complex way, so this article emphasizes the importance of the internship experience in shaping the professional teacher in the middle of his future work space, causing a paradox with the empirical reality and the science studied in his training, trying to understand the best ways to intervene in the current society with education and emphasizes the practice of research as a teacher 's duty. Keywords: Teaching. Research. Supervised. Geography. Teacher education.LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y SUS DIFICULTADES DURANTE LA PRÁCTICA SUPERVISIONADA: el análisis en una escuela de la ciudad de Crato-CearáResumen: Análisis de la práctica de dirección de clases de Geografia, en la educación primaria de escuelas públicas, y del espacio pre-determinado por los procesos que componen nuestra realidad, haciendo y buscando la manera de vincular estos procesos con la enseñanza de Geografía y con la interpretación de sus peculiaridades. La enseñanza de la geografía se perpetúa de forma dinámica y compleja y este artículo hace un hincapié en la importancia de la experiencia atraves de la práctica de trabajo en la formación de la profesión docente en medio de su espacio de trabajo futuro, haciendo una paradoja con la realidad empírica y las ciencias que se estudian en su formación. Trata también de entender las mejores maneras de intervenir en la sociedad actual atraves de la educación y hacer hincapié en la práctica de la investigación docente como un deber.Palabras clave: Enseñanza. Investigación. bajo la supervisión. Geografía. Formación de docentes.Universidade Federal do Maranhão2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 3, 20112178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648/407Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Marcos Allan Gonçalves deOliveira, João César Abreu de2017-01-23T14:28:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/648Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:31.039670Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
title O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
spellingShingle O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
Araujo, Marcos Allan Gonçalves de
title_short O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
title_full O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
title_fullStr O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
title_full_unstemmed O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
title_sort O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
author Araujo, Marcos Allan Gonçalves de
author_facet Araujo, Marcos Allan Gonçalves de
Oliveira, João César Abreu de
author_role author
author2 Oliveira, João César Abreu de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marcos Allan Gonçalves de
Oliveira, João César Abreu de
description Análise sobre o estágio de regência em Geografia, no ensino fundamental, de escolas públicas, e a observação da espacialidade estabelecida pelos processos que compõem nossa realidade, fazendo e procurando os meios de ligação de tais processos com o ensino de Geografia, com interpretação de suas peculiaridades. O ensino da Geografia perpetua-se de maneira dinâmica e complexa, com isso, este artigo ressalta a importância do estágio na configuração do profissional docente, em meio ao seu espaço de atuação futura, fazendo um contraponto com a realidade empírica e a ciência estudada na sua formação. Busca compreender os modos de melhor intervir na sociedade atual com o ensino e enfatiza a práxis de pesquisa como dever docente.Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Estágio supervisionado. Geografia. Formação docente.THE TEACHING OF GEOGRAPHY AND THEIR COMPLEXITIES DURING SUPERVISEDINTERSHIP: analysis in a school in the city of Crato-CearáAbstract: Analysis on the internship of conducting geography class in elementary education in public schools, and also the observation of spatial pre-determined by the processes that compose our reality, making and looking for the ways of linking of those processes with the teaching of Geography, with interpretation of its peculiarities. The teaching of geography is perpetuated in a dynamic and complex way, so this article emphasizes the importance of the internship experience in shaping the professional teacher in the middle of his future work space, causing a paradox with the empirical reality and the science studied in his training, trying to understand the best ways to intervene in the current society with education and emphasizes the practice of research as a teacher 's duty. Keywords: Teaching. Research. Supervised. Geography. Teacher education.LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y SUS DIFICULTADES DURANTE LA PRÁCTICA SUPERVISIONADA: el análisis en una escuela de la ciudad de Crato-CearáResumen: Análisis de la práctica de dirección de clases de Geografia, en la educación primaria de escuelas públicas, y del espacio pre-determinado por los procesos que componen nuestra realidad, haciendo y buscando la manera de vincular estos procesos con la enseñanza de Geografía y con la interpretación de sus peculiaridades. La enseñanza de la geografía se perpetúa de forma dinámica y compleja y este artículo hace un hincapié en la importancia de la experiencia atraves de la práctica de trabajo en la formación de la profesión docente en medio de su espacio de trabajo futuro, haciendo una paradoja con la realidad empírica y las ciencias que se estudian en su formación. Trata también de entender las mejores maneras de intervenir en la sociedad actual atraves de la educación y hacer hincapié en la práctica de la investigación docente como un deber.Palabras clave: Enseñanza. Investigación. bajo la supervisión. Geografía. Formación de docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648/407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 3, 2011
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876667854848