A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Aléxia Pádua
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Rafaela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757
Resumo: Este artigo discute a educação para as relações étnico-raciais no ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Evidencia, por meio de narrativas de discentes e docentes, a inserção da temática em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia da FACIP/UFU, com base nas reflexões do campo do currículo. As narrativas foram produzidas por meio de procedimentos metodológicos inspirados na história oral temática (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004) que delinearam a realização de entrevistas com quatro discentes autoras de trabalhos de conclusão de curso (TCC) que abordaram o ensino da história e da cultura da África e dos afrodescendentes no contexto da educação básica e seus professores orientadores. A análise foi realizada a partir dos conceitos de currículo multicultural (MOREIRA, 2001; 2007 MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN; XAVIER, 2005), educação antirracista (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) e identidade negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Os docentes orientadores dos TCC desenvolvem uma apreciação crítica da inserção da educação para as relações étnico-raciais no ensino superior. As discentes analisam a presença da temática em sua trajetória acadêmica, trazendo à tona os impactos para sua formação pessoal e profissional.THE EDUCATION IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE VOICE OF PROFESSORS AND STUDENTS OF THE PEDAGOGY COURSE OF FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MGAbstractThis article discusses education for ethnic-racial relations in higher education, and their contributions to teacher education. It shows, through the narratives of students and teachers, the insertion of thematic in teaching, research and extension activities of the Course of Pedagogy at FACIP / UFU, based on the reflections of the curriculum field.  These narratives were produced through methodological procedures inspired by oral history (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004), which delineated interviews with four students-authors of Undergraduate Theses, on the teaching of African Brazilian history and culture in the context of Basic Education. They were analyzed from the concepts of multicultural curriculum (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalism (CANEN; XAVIER, 2005), anti-racist education (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) and Black Identity (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012).  Professors develop a critical appreciation of the insertion of education for ethnic-racial relations in higher education. The students analyze the presence of the theme in their academic trajectory, bringing the impacts to their personal and professional formation.LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICAS Y RACIALES  EN LA VOZ DE   DISCENTES Y DOCENTES DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DEL PONTAL - ITUIUTABA-MGResumenEste artículo realiza una discusión sobre la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior y sus contribuciones para la formación docente. Evidencia, por medio de las narrativas de alumnos y profesores, la inserción de la temática en las actividades de enseñanza e investigación del Curso de Pedagogía de FACIP/ UFU, con base en las reflexiones del campo del currículo. Las narrativas fueron producidas por medio de procedimientos metodológicos inspirados en la historia oral temática (MEIHY, 1996, GUIMARÃES, 1997, ALBERTI, 2004) que delinearon la realización de entrevistas con cuatro alumnas autoras de trabajos de conclusión de curso (TCCs) que abordaron la enseñanza de la historia y de la cultura de África y de los afrodescendientes en el contexto de la educación básica, y sus profesores orientadores. Se analizaron a partir de los conceptos de currículo multicultural (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN, XAVIER, 2005), educación antirracista (MUNANGA, 2005, GOMES, 2005, 2007; 2012) e Identidad Negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Los docentes desarrollan un análisis crítico sobre la inserción de la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior. Las alumnas analizan la presencia de la temática en su trayectoria académica, trayendo los impactos para su formación personal y profesional.
id UFMA-5_c2fd42fa10bd43d8ebe190812182c27b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8757
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MGEducação para as relações étnico-raciaisFormação de professoresHistória oralHistória e cultura afro-brasileiraEste artigo discute a educação para as relações étnico-raciais no ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Evidencia, por meio de narrativas de discentes e docentes, a inserção da temática em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia da FACIP/UFU, com base nas reflexões do campo do currículo. As narrativas foram produzidas por meio de procedimentos metodológicos inspirados na história oral temática (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004) que delinearam a realização de entrevistas com quatro discentes autoras de trabalhos de conclusão de curso (TCC) que abordaram o ensino da história e da cultura da África e dos afrodescendentes no contexto da educação básica e seus professores orientadores. A análise foi realizada a partir dos conceitos de currículo multicultural (MOREIRA, 2001; 2007 MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN; XAVIER, 2005), educação antirracista (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) e identidade negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Os docentes orientadores dos TCC desenvolvem uma apreciação crítica da inserção da educação para as relações étnico-raciais no ensino superior. As discentes analisam a presença da temática em sua trajetória acadêmica, trazendo à tona os impactos para sua formação pessoal e profissional.THE EDUCATION IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE VOICE OF PROFESSORS AND STUDENTS OF THE PEDAGOGY COURSE OF FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MGAbstractThis article discusses education for ethnic-racial relations in higher education, and their contributions to teacher education. It shows, through the narratives of students and teachers, the insertion of thematic in teaching, research and extension activities of the Course of Pedagogy at FACIP / UFU, based on the reflections of the curriculum field.  These narratives were produced through methodological procedures inspired by oral history (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004), which delineated interviews with four students-authors of Undergraduate Theses, on the teaching of African Brazilian history and culture in the context of Basic Education. They were analyzed from the concepts of multicultural curriculum (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalism (CANEN; XAVIER, 2005), anti-racist education (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) and Black Identity (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012).  Professors develop a critical appreciation of the insertion of education for ethnic-racial relations in higher education. The students analyze the presence of the theme in their academic trajectory, bringing the impacts to their personal and professional formation.LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICAS Y RACIALES  EN LA VOZ DE   DISCENTES Y DOCENTES DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DEL PONTAL - ITUIUTABA-MGResumenEste artículo realiza una discusión sobre la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior y sus contribuciones para la formación docente. Evidencia, por medio de las narrativas de alumnos y profesores, la inserción de la temática en las actividades de enseñanza e investigación del Curso de Pedagogía de FACIP/ UFU, con base en las reflexiones del campo del currículo. Las narrativas fueron producidas por medio de procedimientos metodológicos inspirados en la historia oral temática (MEIHY, 1996, GUIMARÃES, 1997, ALBERTI, 2004) que delinearon la realización de entrevistas con cuatro alumnas autoras de trabajos de conclusión de curso (TCCs) que abordaron la enseñanza de la historia y de la cultura de África y de los afrodescendientes en el contexto de la educación básica, y sus profesores orientadores. Se analizaron a partir de los conceptos de currículo multicultural (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN, XAVIER, 2005), educación antirracista (MUNANGA, 2005, GOMES, 2005, 2007; 2012) e Identidad Negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Los docentes desarrollan un análisis crítico sobre la inserción de la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior. Las alumnas analizan la presencia de la temática en su trayectoria académica, trayendo los impactos para su formación personal y profesional.Universidade Federal do Maranhão2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 49-622178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757/5305Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Aléxia PáduaNogueira, Rafaela Rodrigues2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8757Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-01-18T12:34:59Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
title A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
spellingShingle A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
Franco, Aléxia Pádua
Educação para as relações étnico-raciais
Formação de professores
História oral
História e cultura afro-brasileira
title_short A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
title_full A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
title_fullStr A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
title_sort A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA VOZ DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MG
author Franco, Aléxia Pádua
author_facet Franco, Aléxia Pádua
Nogueira, Rafaela Rodrigues
author_role author
author2 Nogueira, Rafaela Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Aléxia Pádua
Nogueira, Rafaela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais
Formação de professores
História oral
História e cultura afro-brasileira
topic Educação para as relações étnico-raciais
Formação de professores
História oral
História e cultura afro-brasileira
description Este artigo discute a educação para as relações étnico-raciais no ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Evidencia, por meio de narrativas de discentes e docentes, a inserção da temática em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia da FACIP/UFU, com base nas reflexões do campo do currículo. As narrativas foram produzidas por meio de procedimentos metodológicos inspirados na história oral temática (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004) que delinearam a realização de entrevistas com quatro discentes autoras de trabalhos de conclusão de curso (TCC) que abordaram o ensino da história e da cultura da África e dos afrodescendentes no contexto da educação básica e seus professores orientadores. A análise foi realizada a partir dos conceitos de currículo multicultural (MOREIRA, 2001; 2007 MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN; XAVIER, 2005), educação antirracista (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) e identidade negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Os docentes orientadores dos TCC desenvolvem uma apreciação crítica da inserção da educação para as relações étnico-raciais no ensino superior. As discentes analisam a presença da temática em sua trajetória acadêmica, trazendo à tona os impactos para sua formação pessoal e profissional.THE EDUCATION IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE VOICE OF PROFESSORS AND STUDENTS OF THE PEDAGOGY COURSE OF FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - ITUIUTABA-MGAbstractThis article discusses education for ethnic-racial relations in higher education, and their contributions to teacher education. It shows, through the narratives of students and teachers, the insertion of thematic in teaching, research and extension activities of the Course of Pedagogy at FACIP / UFU, based on the reflections of the curriculum field.  These narratives were produced through methodological procedures inspired by oral history (MEIHY, 1996; GUIMARÃES, 1997; ALBERTI, 2004), which delineated interviews with four students-authors of Undergraduate Theses, on the teaching of African Brazilian history and culture in the context of Basic Education. They were analyzed from the concepts of multicultural curriculum (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalism (CANEN; XAVIER, 2005), anti-racist education (MUNANGA, 2005; GOMES, 2005; 2007; 2012) and Black Identity (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012).  Professors develop a critical appreciation of the insertion of education for ethnic-racial relations in higher education. The students analyze the presence of the theme in their academic trajectory, bringing the impacts to their personal and professional formation.LA EDUCACIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICAS Y RACIALES  EN LA VOZ DE   DISCENTES Y DOCENTES DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DEL PONTAL - ITUIUTABA-MGResumenEste artículo realiza una discusión sobre la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior y sus contribuciones para la formación docente. Evidencia, por medio de las narrativas de alumnos y profesores, la inserción de la temática en las actividades de enseñanza e investigación del Curso de Pedagogía de FACIP/ UFU, con base en las reflexiones del campo del currículo. Las narrativas fueron producidas por medio de procedimientos metodológicos inspirados en la historia oral temática (MEIHY, 1996, GUIMARÃES, 1997, ALBERTI, 2004) que delinearon la realización de entrevistas con cuatro alumnas autoras de trabajos de conclusión de curso (TCCs) que abordaron la enseñanza de la historia y de la cultura de África y de los afrodescendientes en el contexto de la educación básica, y sus profesores orientadores. Se analizaron a partir de los conceptos de currículo multicultural (MOREIRA 2001; 2007; MCLAREN, 2000), multiculturalismo (CANEN, XAVIER, 2005), educación antirracista (MUNANGA, 2005, GOMES, 2005, 2007; 2012) e Identidad Negra (GARCIA, 1995; MUNANGA, 2012). Los docentes desarrollan un análisis crítico sobre la inserción de la educación para las relaciones étnicas y raciales en la enseñanza superior. Las alumnas analizan la presencia de la temática en su trayectoria académica, trayendo los impactos para su formación personal y profesional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8757/5305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 49-62
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799705302867640320