ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borja, Renata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Maria Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15994
Resumo: O presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi então elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.Palavras-chave: Sucesso. Representações. Gerações. Crenças. Comportamento. BEHAVIOR AND BELIEFS RELATED TO SUCCESS IN DIFFERENT GENERATIONS: intercultural and intergenerationalAbstract This study has investigated the personal meaning of success and the priorities involved with the term, as well as individual beliefs and behaviors of self-concept, self-esteem, ability, optimism, pessimism, concerns, perfectionism, organizational habits, planning and time management. This research was carried out with 291 respondents (Brazilians and Portuguese), who freely decided to participate in an online survey shared on social networks. The common sense of the socially shared meanings of success, such as excellence, perfection, economic success, fame and power were not compatible with the meanings provided by most of the research participants. The majority associated the meaning with balance between personal and professional life, happiness, well-being, family, personal fulfillment, quality of life and the meaning of life. We have verified that this dissonance between meanings may be contributing to a high incidence of disabling beliefs related to failure. This has proven to be especially true among the youngest, as observed in clinical practice.  Additionally, it could explain the reasons for the increased incidence of psychological disorders in recent years. In order to contribute to social and psychological well-being, we have recognized the need for a resignification of the term.Key words: Success. Representations. Generations. Beliefs.  Behavior.COMPORTAMIENTO Y CREENCIAS RELACIONADAS CON EL ÉXITO EN LAS DIFERENTES GENERACIONES: intercultural e intergeneracionalResumen Este estudio investigó el significado personal del éxito y las prioridades que implica la evaluación del término, así como las creencias y conductas individuales de autoconcepto, autoestima, capacidad, optimismo, pesimismo, preocupaciones, perfeccionismo, hábitos organizativos, planificación y asignación de tiempo. Para la realización de esta encuesta se preparó un cuestionario online, disponible en las redes sociales, donde participaron 291 personas (brasileñas y portuguesas) que respondieron a las preguntas sobre el éxito. Los significados socialmente compartidos en sentido común asociados con la excelencia, la perfección, el éxito económico, la fama y el poder no eran compatibles con los significados dados por la mayoría de los participantes en la investigación, que a menudo se asociaban con el equilibrio entre la vida personal y profesional, la felicidad, el bienestar, la familia, la realización personal, la calidad y el significado de la vida. Así pues, se señaló la necesidad de resignificar el término para tratar de contribuir al bienestar social y psicológico, ya que se considera posible que esta disonancia entre los significados pueda estar contribuyendo a una alta incidencia de creencias incapacitantes relacionadas con el fracaso, observadas en la práctica clínica, especialmente entre los más jóvenes, lo que puede ser una de las razones del aumento de la incidencia de trastornos psicológicos en los últimos años.Palabras clave: Éxito. Representaciones. Generaciones. Creencias. Comportamiento.
id UFMA-5_c656e37c5217ec06d5d6110f818a97db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15994
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e interculturalSucessoRepresentaçõesGeraçõesCrençasComportamentoO presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi então elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.Palavras-chave: Sucesso. Representações. Gerações. Crenças. Comportamento. BEHAVIOR AND BELIEFS RELATED TO SUCCESS IN DIFFERENT GENERATIONS: intercultural and intergenerationalAbstract This study has investigated the personal meaning of success and the priorities involved with the term, as well as individual beliefs and behaviors of self-concept, self-esteem, ability, optimism, pessimism, concerns, perfectionism, organizational habits, planning and time management. This research was carried out with 291 respondents (Brazilians and Portuguese), who freely decided to participate in an online survey shared on social networks. The common sense of the socially shared meanings of success, such as excellence, perfection, economic success, fame and power were not compatible with the meanings provided by most of the research participants. The majority associated the meaning with balance between personal and professional life, happiness, well-being, family, personal fulfillment, quality of life and the meaning of life. We have verified that this dissonance between meanings may be contributing to a high incidence of disabling beliefs related to failure. This has proven to be especially true among the youngest, as observed in clinical practice.  Additionally, it could explain the reasons for the increased incidence of psychological disorders in recent years. In order to contribute to social and psychological well-being, we have recognized the need for a resignification of the term.Key words: Success. Representations. Generations. Beliefs.  Behavior.COMPORTAMIENTO Y CREENCIAS RELACIONADAS CON EL ÉXITO EN LAS DIFERENTES GENERACIONES: intercultural e intergeneracionalResumen Este estudio investigó el significado personal del éxito y las prioridades que implica la evaluación del término, así como las creencias y conductas individuales de autoconcepto, autoestima, capacidad, optimismo, pesimismo, preocupaciones, perfeccionismo, hábitos organizativos, planificación y asignación de tiempo. Para la realización de esta encuesta se preparó un cuestionario online, disponible en las redes sociales, donde participaron 291 personas (brasileñas y portuguesas) que respondieron a las preguntas sobre el éxito. Los significados socialmente compartidos en sentido común asociados con la excelencia, la perfección, el éxito económico, la fama y el poder no eran compatibles con los significados dados por la mayoría de los participantes en la investigación, que a menudo se asociaban con el equilibrio entre la vida personal y profesional, la felicidad, el bienestar, la familia, la realización personal, la calidad y el significado de la vida. Así pues, se señaló la necesidad de resignificar el término para tratar de contribuir al bienestar social y psicológico, ya que se considera posible que esta disonancia entre los significados pueda estar contribuyendo a una alta incidencia de creencias incapacitantes relacionadas con el fracaso, observadas en la práctica clínica, especialmente entre los más jóvenes, lo que puede ser una de las razones del aumento de la incidencia de trastornos psicológicos en los últimos años.Palabras clave: Éxito. Representaciones. Generaciones. Creencias. Comportamiento.Universidade Federal do Maranhão2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1599410.18764/2178-2229.v27n4p337-371Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 337-3712178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15994/8490Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorja, RenataRamos, Maria Natália2021-04-30T15:04:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15994Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:16.382776Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
title ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
spellingShingle ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
Borja, Renata
Sucesso
Representações
Gerações
Crenças
Comportamento
title_short ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
title_full ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
title_fullStr ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
title_full_unstemmed ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
title_sort ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural
author Borja, Renata
author_facet Borja, Renata
Ramos, Maria Natália
author_role author
author2 Ramos, Maria Natália
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borja, Renata
Ramos, Maria Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso
Representações
Gerações
Crenças
Comportamento
topic Sucesso
Representações
Gerações
Crenças
Comportamento
description O presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi então elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.Palavras-chave: Sucesso. Representações. Gerações. Crenças. Comportamento. BEHAVIOR AND BELIEFS RELATED TO SUCCESS IN DIFFERENT GENERATIONS: intercultural and intergenerationalAbstract This study has investigated the personal meaning of success and the priorities involved with the term, as well as individual beliefs and behaviors of self-concept, self-esteem, ability, optimism, pessimism, concerns, perfectionism, organizational habits, planning and time management. This research was carried out with 291 respondents (Brazilians and Portuguese), who freely decided to participate in an online survey shared on social networks. The common sense of the socially shared meanings of success, such as excellence, perfection, economic success, fame and power were not compatible with the meanings provided by most of the research participants. The majority associated the meaning with balance between personal and professional life, happiness, well-being, family, personal fulfillment, quality of life and the meaning of life. We have verified that this dissonance between meanings may be contributing to a high incidence of disabling beliefs related to failure. This has proven to be especially true among the youngest, as observed in clinical practice.  Additionally, it could explain the reasons for the increased incidence of psychological disorders in recent years. In order to contribute to social and psychological well-being, we have recognized the need for a resignification of the term.Key words: Success. Representations. Generations. Beliefs.  Behavior.COMPORTAMIENTO Y CREENCIAS RELACIONADAS CON EL ÉXITO EN LAS DIFERENTES GENERACIONES: intercultural e intergeneracionalResumen Este estudio investigó el significado personal del éxito y las prioridades que implica la evaluación del término, así como las creencias y conductas individuales de autoconcepto, autoestima, capacidad, optimismo, pesimismo, preocupaciones, perfeccionismo, hábitos organizativos, planificación y asignación de tiempo. Para la realización de esta encuesta se preparó un cuestionario online, disponible en las redes sociales, donde participaron 291 personas (brasileñas y portuguesas) que respondieron a las preguntas sobre el éxito. Los significados socialmente compartidos en sentido común asociados con la excelencia, la perfección, el éxito económico, la fama y el poder no eran compatibles con los significados dados por la mayoría de los participantes en la investigación, que a menudo se asociaban con el equilibrio entre la vida personal y profesional, la felicidad, el bienestar, la familia, la realización personal, la calidad y el significado de la vida. Así pues, se señaló la necesidad de resignificar el término para tratar de contribuir al bienestar social y psicológico, ya que se considera posible que esta disonancia entre los significados pueda estar contribuyendo a una alta incidencia de creencias incapacitantes relacionadas con el fracaso, observadas en la práctica clínica, especialmente entre los más jóvenes, lo que puede ser una de las razones del aumento de la incidencia de trastornos psicológicos en los últimos años.Palabras clave: Éxito. Representaciones. Generaciones. Creencias. Comportamiento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15994
10.18764/2178-2229.v27n4p337-371
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15994
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n4p337-371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15994/8490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 337-371
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881140031488