A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões, aprendizagens e conclusões advindas da pesquisa realizada em nívelde mestrado, na linha de filosofia e educação, cujo objetivo foi refletir acerca de uma proposta de migração do softwareproprietário para o software livre à luz de elementos teórico-práticos do pensamento de Álvaro Vieira Pinto ede Paulo Freire. O artigo inicia-se pela exposição dos objetivos, a metodologia e as fontes de informações utilizadasna pesquisa, seguindo pela apresentação das contribuições dos autores citados ao estado da arte das reflexõesacerca da tecnologia, e a partir delas, expõe-se a gênese do movimento do software livre e as potencialidades deseu uso. A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacionalda cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizadapor meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que amigração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogiacoerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando àemancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.Palavras-chave: Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia. MIGRATION FROM PROPRIETARY SOFTWARE TO FREE SOFTWARE AS APEDAGOGICAL PROCESSAbstract: This paper presents reflections, learnings and conclusions obtained from research conducted at master’sdegree, in philosophy and education, whose purpose was to reflect about a proposal of migration from proprietarysoftware to free software based on theoretical-practical thinking of Alvaro Vieira Pinto and Paulo Freire.The article begins by presenting the objectives, the methodology and sources of information used in the research,followed by the contributions of the authors cited to the state of art of the studies about technology, and from them,exposes the genesis of the free software movement and the potential for its use. After that, the text discusses a casestudy, carried out in an educational NGO, located in the city of São Paulo and highlights the process of listening theparticipants, conducted through questionnaires, as well as the results of the systematization of this instrument. Finally,it is concluded that the migration is a pedagogical process, of “decolonization of the mind”, and therefore basedin a coherent pedagogy with Paulo Freire principles and conceptions of man, world and society defended, aiming atthe emancipation of the subjects involved in the process. This pedagogy came to be named Pedagogy of Migration.Keywords: Paulo Freire. Free software. Migration. Gnu/Linux. Pedagogy. LA MIGRACIÓN DE SOFTWARE PROPIETARIO A SOFTWARE LIBRE COMOUN PROCESO PEDAGÓGICOResumen: Este artículo presenta reflexiones, aprendizajes y conclusiones obtenidas a partir de las investigacionesrealizadas a nivel de maestría, en filosofía y educación, cuyo objetivo era reflexionar sobre la propuesta de lamigración de software propietario a software libre a la luz de los elementos teóricos y prácticos del pensamiento ÁlvaroVieira Pinto y Paulo Freire. El artículo comienza con la presentación de los objetivos, la metodología y las fuentesutilizadas en la investigación, seguida de la presentación de las contribuciones de los autores citados para losestudios acerca de la tecnología, y de ellos, se expone la génesis de movimiento del software libre y la posibilidad desu uso. A partir de estos análisis, se ha demostrado un estudio de caso realizado en una ONG de carácter educativode la ciudad de São Paulo y destaca el proceso de consulta a los sujetos de la experiencia de la migración, llevada acabo a través de cuestionarios, y los resultados de sistematización de este instrumento. Por último, se concluye quela migración es un proceso pedagógico, "la descolonización de la mente”, y por lo tanto exigen una pedagogía conlos principios freirianos y concepciones del hombre, mundo y de la sociedad, con el fin de defender la emancipaciónde los sujetos involucrados en el proceso. Esta pedagogía llegó a ser llamada Pedagogía de la Migración.Palabras clave: Paulo Freire. Software libre. Migración. Gnu/Linux. Pedagogia. |
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A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacionalda cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizadapor meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que amigração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogiacoerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando àemancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.Palavras-chave: Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia. MIGRATION FROM PROPRIETARY SOFTWARE TO FREE SOFTWARE AS APEDAGOGICAL PROCESSAbstract: This paper presents reflections, learnings and conclusions obtained from research conducted at master’sdegree, in philosophy and education, whose purpose was to reflect about a proposal of migration from proprietarysoftware to free software based on theoretical-practical thinking of Alvaro Vieira Pinto and Paulo Freire.The article begins by presenting the objectives, the methodology and sources of information used in the research,followed by the contributions of the authors cited to the state of art of the studies about technology, and from them,exposes the genesis of the free software movement and the potential for its use. After that, the text discusses a casestudy, carried out in an educational NGO, located in the city of São Paulo and highlights the process of listening theparticipants, conducted through questionnaires, as well as the results of the systematization of this instrument. Finally,it is concluded that the migration is a pedagogical process, of “decolonization of the mind”, and therefore basedin a coherent pedagogy with Paulo Freire principles and conceptions of man, world and society defended, aiming atthe emancipation of the subjects involved in the process. This pedagogy came to be named Pedagogy of Migration.Keywords: Paulo Freire. Free software. Migration. Gnu/Linux. Pedagogy. LA MIGRACIÓN DE SOFTWARE PROPIETARIO A SOFTWARE LIBRE COMOUN PROCESO PEDAGÓGICOResumen: Este artículo presenta reflexiones, aprendizajes y conclusiones obtenidas a partir de las investigacionesrealizadas a nivel de maestría, en filosofía y educación, cuyo objetivo era reflexionar sobre la propuesta de lamigración de software propietario a software libre a la luz de los elementos teóricos y prácticos del pensamiento ÁlvaroVieira Pinto y Paulo Freire. El artículo comienza con la presentación de los objetivos, la metodología y las fuentesutilizadas en la investigación, seguida de la presentación de las contribuciones de los autores citados para losestudios acerca de la tecnología, y de ellos, se expone la génesis de movimiento del software libre y la posibilidad desu uso. A partir de estos análisis, se ha demostrado un estudio de caso realizado en una ONG de carácter educativode la ciudad de São Paulo y destaca el proceso de consulta a los sujetos de la experiencia de la migración, llevada acabo a través de cuestionarios, y los resultados de sistematización de este instrumento. Por último, se concluye quela migración es un proceso pedagógico, "la descolonización de la mente”, y por lo tanto exigen una pedagogía conlos principios freirianos y concepciones del hombre, mundo y de la sociedad, con el fin de defender la emancipaciónde los sujetos involucrados en el proceso. 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