A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Anderson Fernandes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gadotti, Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões, aprendizagens e conclusões advindas da pesquisa realizada em nívelde mestrado, na linha de filosofia e educação, cujo objetivo foi refletir acerca de uma proposta de migração do softwareproprietário para o software livre à luz de elementos teórico-práticos do pensamento de Álvaro Vieira Pinto ede Paulo Freire. O artigo inicia-se pela exposição dos objetivos, a metodologia e as fontes de informações utilizadasna pesquisa, seguindo pela apresentação das contribuições dos autores citados ao estado da arte das reflexõesacerca da tecnologia, e a partir delas, expõe-se a gênese do movimento do software livre e as potencialidades deseu uso. A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacionalda cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizadapor meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que amigração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogiacoerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando àemancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.Palavras-chave: Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia. MIGRATION FROM PROPRIETARY SOFTWARE TO FREE SOFTWARE AS APEDAGOGICAL PROCESSAbstract: This paper presents reflections, learnings and conclusions obtained from research conducted at master’sdegree, in philosophy and education, whose purpose was to reflect about a proposal of migration from proprietarysoftware to free software based on theoretical-practical thinking of Alvaro Vieira Pinto and Paulo Freire.The article begins by presenting the objectives, the methodology and sources of information used in the research,followed by the contributions of the authors cited to the state of art of the studies about technology, and from them,exposes the genesis of the free software movement and the potential for its use. After that, the text discusses a casestudy, carried out in an educational NGO, located in the city of São Paulo and highlights the process of listening theparticipants, conducted through questionnaires, as well as the results of the systematization of this instrument. Finally,it is concluded that the migration is a pedagogical process, of “decolonization of the mind”, and therefore basedin a coherent pedagogy with Paulo Freire principles and conceptions of man, world and society defended, aiming atthe emancipation of the subjects involved in the process. This pedagogy came to be named Pedagogy of Migration.Keywords: Paulo Freire. Free software. Migration. Gnu/Linux. Pedagogy. LA MIGRACIÓN DE SOFTWARE PROPIETARIO A SOFTWARE LIBRE COMOUN PROCESO PEDAGÓGICOResumen: Este artículo presenta reflexiones, aprendizajes y conclusiones obtenidas a partir de las investigacionesrealizadas a nivel de maestría, en filosofía y educación, cuyo objetivo era reflexionar sobre la propuesta de lamigración de software propietario a software libre a la luz de los elementos teóricos y prácticos del pensamiento ÁlvaroVieira Pinto y Paulo Freire. El artículo comienza con la presentación de los objetivos, la metodología y las fuentesutilizadas en la investigación, seguida de la presentación de las contribuciones de los autores citados para losestudios acerca de la tecnología, y de ellos, se expone la génesis de movimiento del software libre y la posibilidad desu uso. A partir de estos análisis, se ha demostrado un estudio de caso realizado en una ONG de carácter educativode la ciudad de São Paulo y destaca el proceso de consulta a los sujetos de la experiencia de la migración, llevada acabo a través de cuestionarios, y los resultados de sistematización de este instrumento. Por último, se concluye quela migración es un proceso pedagógico, "la descolonización de la mente”, y por lo tanto exigen una pedagogía conlos principios freirianos y concepciones del hombre, mundo y de la sociedad, con el fin de defender la emancipaciónde los sujetos involucrados en el proceso. Esta pedagogía llegó a ser llamada Pedagogía de la Migración.Palabras clave: Paulo Freire. Software libre. Migración. Gnu/Linux. Pedagogia.
id UFMA-5_e1ebe3c512aec4e8423ff4a6560952b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2967
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICOPaulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia.Este trabalho apresenta reflexões, aprendizagens e conclusões advindas da pesquisa realizada em nívelde mestrado, na linha de filosofia e educação, cujo objetivo foi refletir acerca de uma proposta de migração do softwareproprietário para o software livre à luz de elementos teórico-práticos do pensamento de Álvaro Vieira Pinto ede Paulo Freire. O artigo inicia-se pela exposição dos objetivos, a metodologia e as fontes de informações utilizadasna pesquisa, seguindo pela apresentação das contribuições dos autores citados ao estado da arte das reflexõesacerca da tecnologia, e a partir delas, expõe-se a gênese do movimento do software livre e as potencialidades deseu uso. A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacionalda cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizadapor meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que amigração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogiacoerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando àemancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.Palavras-chave: Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia. MIGRATION FROM PROPRIETARY SOFTWARE TO FREE SOFTWARE AS APEDAGOGICAL PROCESSAbstract: This paper presents reflections, learnings and conclusions obtained from research conducted at master’sdegree, in philosophy and education, whose purpose was to reflect about a proposal of migration from proprietarysoftware to free software based on theoretical-practical thinking of Alvaro Vieira Pinto and Paulo Freire.The article begins by presenting the objectives, the methodology and sources of information used in the research,followed by the contributions of the authors cited to the state of art of the studies about technology, and from them,exposes the genesis of the free software movement and the potential for its use. After that, the text discusses a casestudy, carried out in an educational NGO, located in the city of São Paulo and highlights the process of listening theparticipants, conducted through questionnaires, as well as the results of the systematization of this instrument. Finally,it is concluded that the migration is a pedagogical process, of “decolonization of the mind”, and therefore basedin a coherent pedagogy with Paulo Freire principles and conceptions of man, world and society defended, aiming atthe emancipation of the subjects involved in the process. This pedagogy came to be named Pedagogy of Migration.Keywords: Paulo Freire. Free software. Migration. Gnu/Linux. Pedagogy. LA MIGRACIÓN DE SOFTWARE PROPIETARIO A SOFTWARE LIBRE COMOUN PROCESO PEDAGÓGICOResumen: Este artículo presenta reflexiones, aprendizajes y conclusiones obtenidas a partir de las investigacionesrealizadas a nivel de maestría, en filosofía y educación, cuyo objetivo era reflexionar sobre la propuesta de lamigración de software propietario a software libre a la luz de los elementos teóricos y prácticos del pensamiento ÁlvaroVieira Pinto y Paulo Freire. El artículo comienza con la presentación de los objetivos, la metodología y las fuentesutilizadas en la investigación, seguida de la presentación de las contribuciones de los autores citados para losestudios acerca de la tecnología, y de ellos, se expone la génesis de movimiento del software libre y la posibilidad desu uso. A partir de estos análisis, se ha demostrado un estudio de caso realizado en una ONG de carácter educativode la ciudad de São Paulo y destaca el proceso de consulta a los sujetos de la experiencia de la migración, llevada acabo a través de cuestionarios, y los resultados de sistematización de este instrumento. Por último, se concluye quela migración es un proceso pedagógico, "la descolonización de la mente”, y por lo tanto exigen una pedagogía conlos principios freirianos y concepciones del hombre, mundo y de la sociedad, con el fin de defender la emancipaciónde los sujetos involucrados en el proceso. Esta pedagogía llegó a ser llamada Pedagogía de la Migración.Palabras clave: Paulo Freire. Software libre. Migración. Gnu/Linux. Pedagogia.Universidade Federal do Maranhão2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/296710.18764/2178-2229.v21.n2.p.26-36Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 26-362178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967/1565Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Anderson Fernandes deGadotti, Moacir2017-01-23T13:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2967Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:42.510880Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
title A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
spellingShingle A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
Alencar, Anderson Fernandes de
Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia.
title_short A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
title_full A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
title_fullStr A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
title_sort A MIGRAÇÃO DO SOFTWARE PROPRIETÁRIO PARA O SOFTWARE LIVRE COMO PROCESSO PEDAGÓGICO
author Alencar, Anderson Fernandes de
author_facet Alencar, Anderson Fernandes de
Gadotti, Moacir
author_role author
author2 Gadotti, Moacir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Anderson Fernandes de
Gadotti, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia.
topic Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia.
description Este trabalho apresenta reflexões, aprendizagens e conclusões advindas da pesquisa realizada em nívelde mestrado, na linha de filosofia e educação, cujo objetivo foi refletir acerca de uma proposta de migração do softwareproprietário para o software livre à luz de elementos teórico-práticos do pensamento de Álvaro Vieira Pinto ede Paulo Freire. O artigo inicia-se pela exposição dos objetivos, a metodologia e as fontes de informações utilizadasna pesquisa, seguindo pela apresentação das contribuições dos autores citados ao estado da arte das reflexõesacerca da tecnologia, e a partir delas, expõe-se a gênese do movimento do software livre e as potencialidades deseu uso. A partir destas análises, evidencia-se um estudo de caso realizado em uma ONG de cunho educacionalda cidade de São Paulo e destaca-se o processo de consulta aos sujeitos da experiência de migração, realizadapor meio de questionários, bem como os resultados da sistematização deste instrumento. Por fim, conclui-se que amigração constitui-se em um processo pedagógico, de “descolonização da mente”, e por isso demanda uma pedagogiacoerente com princípios freirianos e as concepções de homem, mundo e sociedade defendidas, visando àemancipação dos sujeitos envolvidos no processo. Essa pedagogia veio a ser nominada de Pedagogia da Migração.Palavras-chave: Paulo Freire. Software Livre. Migração. GNU/Linux. Pedagogia. MIGRATION FROM PROPRIETARY SOFTWARE TO FREE SOFTWARE AS APEDAGOGICAL PROCESSAbstract: This paper presents reflections, learnings and conclusions obtained from research conducted at master’sdegree, in philosophy and education, whose purpose was to reflect about a proposal of migration from proprietarysoftware to free software based on theoretical-practical thinking of Alvaro Vieira Pinto and Paulo Freire.The article begins by presenting the objectives, the methodology and sources of information used in the research,followed by the contributions of the authors cited to the state of art of the studies about technology, and from them,exposes the genesis of the free software movement and the potential for its use. After that, the text discusses a casestudy, carried out in an educational NGO, located in the city of São Paulo and highlights the process of listening theparticipants, conducted through questionnaires, as well as the results of the systematization of this instrument. Finally,it is concluded that the migration is a pedagogical process, of “decolonization of the mind”, and therefore basedin a coherent pedagogy with Paulo Freire principles and conceptions of man, world and society defended, aiming atthe emancipation of the subjects involved in the process. This pedagogy came to be named Pedagogy of Migration.Keywords: Paulo Freire. Free software. Migration. Gnu/Linux. Pedagogy. LA MIGRACIÓN DE SOFTWARE PROPIETARIO A SOFTWARE LIBRE COMOUN PROCESO PEDAGÓGICOResumen: Este artículo presenta reflexiones, aprendizajes y conclusiones obtenidas a partir de las investigacionesrealizadas a nivel de maestría, en filosofía y educación, cuyo objetivo era reflexionar sobre la propuesta de lamigración de software propietario a software libre a la luz de los elementos teóricos y prácticos del pensamiento ÁlvaroVieira Pinto y Paulo Freire. El artículo comienza con la presentación de los objetivos, la metodología y las fuentesutilizadas en la investigación, seguida de la presentación de las contribuciones de los autores citados para losestudios acerca de la tecnología, y de ellos, se expone la génesis de movimiento del software libre y la posibilidad desu uso. A partir de estos análisis, se ha demostrado un estudio de caso realizado en una ONG de carácter educativode la ciudad de São Paulo y destaca el proceso de consulta a los sujetos de la experiencia de la migración, llevada acabo a través de cuestionarios, y los resultados de sistematización de este instrumento. Por último, se concluye quela migración es un proceso pedagógico, "la descolonización de la mente”, y por lo tanto exigen una pedagogía conlos principios freirianos y concepciones del hombre, mundo y de la sociedad, con el fin de defender la emancipaciónde los sujetos involucrados en el proceso. Esta pedagogía llegó a ser llamada Pedagogía de la Migración.Palabras clave: Paulo Freire. Software libre. Migración. Gnu/Linux. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.26-36
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.26-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2967/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 26-36
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877805559808