O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Marcos Vinicius
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Murgo, Camélia Santina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6803
Resumo:  Desenvolveu-se esta pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Assumiu-se como objetivo analisar o papel da educação escolar na vida de um adolescente autor de ato infracional que cumpriu medida socioeducativa de internação. Neste estudo de caso, assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o adolescente, análise de seu desempenho escolar e grupos focais com seus professores e a coordenadora da escola. No que tange à inserção escolar do adolescente, constatou-se um movimento de ambivalência com relação às instituições por onde ele passou. Nesse processo, reconhece-se a importância da escola atual, que ao recebê-lo, após o período de internação adotou uma postura de acolhida, assumindo a dimensão afetiva como central na relação professor-aluno. A dinâmica institucional foi positiva ao fazer com que o adolescente se sentisse confiante e percebesse a necessidade de terminar os estudos, almejando obter futura inserção profissional e o ingresso na universidade.Palavras-chave: Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.THE EDUCATION ROLE IN THE LIFE OF A TEENAGER WHO IS AUTHOR OF AN INFRACTIONAL ACT: a case studyAbstract: This research was developed in an elementary and high education school in a country town of São Paulo State. It is assumed as objective to analyze the role of school education in the life of a teenager who has committed an infractional act and has fulfilled the socio-educational measure of internment. In this case study, it was assumed as reference the Historical-Cultural Theory whose epistemological basis is the Historical-Dialectical Materialism. Were carried out semi-structured interviews with the teen, analysis of his school performance and focus groups with his teachers and the school coordinator. Regarding the school insertion of the adolescent, it was found an ambivalence movement in relation to the institutions where he went. In this process, it is recognized the importance of the current school, which when received him after the internment period, adopted an attitude of welcome, assuming the affective dimension as central in the teacher-student relationship. The institutional dynamic was positive by making the teen feel confident and realize the need to finish school, aiming to obtain future occupational integration and entry into the university.Keywords: Infractional Act. Scholar education. Teenager. EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA VIDA DE UN ADOLESCENTE QUE COMETE UNA INFRACCIÓN: un estudio de casoResumen: Esta investigación se desarrolló en una escuela de primaria y secundaria en una ciudad en el estado de Sao Paulo. Se asume como objetivo analizar el papel de la educación en la vida de un adolescente que cometió un acto de infracción y que ha cumplido medida socioeducativa de internamiento. En este estudio de caso, se asumió como referencia la Teoría Histórico-Cultural cuya base epistemológico es el Materialismo Histórico y Dialéctico. Hubo entrevistas semiestructuradas con el adolescente, el análisis del rendimiento escolar y grupos de discusión con sus profesores y el coordinador de la escuela. Com respecto a la inserción escolar de lo adolescente, se observó un movimiento de ambivalencia con relación a las instituciones donde estudió. En el proceso, se reconoce la importancia de la escuela actual, en recibirlo después del período de internamiento; la escuela adoptó una actitud de bienvenida, teniendo la dimensión afectiva como elemento central de la relación profesor-alumno. La dinámica institucional fue positiva, el adolescente ha sentido confianza a darse cuenta de la necesidad de terminar la escuela, con el objetivo de obtener una futura integración profesional además de la entrada en la universidad.Palabras clave: Ley infracional. Educación escolar. Adolescente.     
id UFMA-5_e533febc6944add49f7d132fc3e9ac98
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6803
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de casoAto infracional. Educação escolar. Adolescente. Desenvolveu-se esta pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Assumiu-se como objetivo analisar o papel da educação escolar na vida de um adolescente autor de ato infracional que cumpriu medida socioeducativa de internação. Neste estudo de caso, assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o adolescente, análise de seu desempenho escolar e grupos focais com seus professores e a coordenadora da escola. No que tange à inserção escolar do adolescente, constatou-se um movimento de ambivalência com relação às instituições por onde ele passou. Nesse processo, reconhece-se a importância da escola atual, que ao recebê-lo, após o período de internação adotou uma postura de acolhida, assumindo a dimensão afetiva como central na relação professor-aluno. A dinâmica institucional foi positiva ao fazer com que o adolescente se sentisse confiante e percebesse a necessidade de terminar os estudos, almejando obter futura inserção profissional e o ingresso na universidade.Palavras-chave: Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.THE EDUCATION ROLE IN THE LIFE OF A TEENAGER WHO IS AUTHOR OF AN INFRACTIONAL ACT: a case studyAbstract: This research was developed in an elementary and high education school in a country town of São Paulo State. It is assumed as objective to analyze the role of school education in the life of a teenager who has committed an infractional act and has fulfilled the socio-educational measure of internment. In this case study, it was assumed as reference the Historical-Cultural Theory whose epistemological basis is the Historical-Dialectical Materialism. Were carried out semi-structured interviews with the teen, analysis of his school performance and focus groups with his teachers and the school coordinator. Regarding the school insertion of the adolescent, it was found an ambivalence movement in relation to the institutions where he went. In this process, it is recognized the importance of the current school, which when received him after the internment period, adopted an attitude of welcome, assuming the affective dimension as central in the teacher-student relationship. The institutional dynamic was positive by making the teen feel confident and realize the need to finish school, aiming to obtain future occupational integration and entry into the university.Keywords: Infractional Act. Scholar education. Teenager. EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA VIDA DE UN ADOLESCENTE QUE COMETE UNA INFRACCIÓN: un estudio de casoResumen: Esta investigación se desarrolló en una escuela de primaria y secundaria en una ciudad en el estado de Sao Paulo. Se asume como objetivo analizar el papel de la educación en la vida de un adolescente que cometió un acto de infracción y que ha cumplido medida socioeducativa de internamiento. En este estudio de caso, se asumió como referencia la Teoría Histórico-Cultural cuya base epistemológico es el Materialismo Histórico y Dialéctico. Hubo entrevistas semiestructuradas con el adolescente, el análisis del rendimiento escolar y grupos de discusión con sus profesores y el coordinador de la escuela. Com respecto a la inserción escolar de lo adolescente, se observó un movimiento de ambivalencia con relación a las instituciones donde estudió. En el proceso, se reconoce la importancia de la escuela actual, en recibirlo después del período de internamiento; la escuela adoptó una actitud de bienvenida, teniendo la dimensión afectiva como elemento central de la relación profesor-alumno. La dinámica institucional fue positiva, el adolescente ha sentido confianza a darse cuenta de la necesidad de terminar la escuela, con el objetivo de obtener una futura integración profesional además de la entrada en la universidad.Palabras clave: Ley infracional. Educación escolar. Adolescente.     Universidade Federal do Maranhão2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/680310.18764/2178-2229.v24n1p55-69Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 55-692178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6803/4365Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Marcos ViniciusMurgo, Camélia Santina2021-08-20T20:38:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6803Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:52.615006Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
title O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
spellingShingle O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
Francisco, Marcos Vinicius
Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.
title_short O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
title_full O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
title_fullStr O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
title_full_unstemmed O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
title_sort O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VIDA DE UM ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL: um estudo de caso
author Francisco, Marcos Vinicius
author_facet Francisco, Marcos Vinicius
Murgo, Camélia Santina
author_role author
author2 Murgo, Camélia Santina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Marcos Vinicius
Murgo, Camélia Santina
dc.subject.por.fl_str_mv Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.
topic Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.
description  Desenvolveu-se esta pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Assumiu-se como objetivo analisar o papel da educação escolar na vida de um adolescente autor de ato infracional que cumpriu medida socioeducativa de internação. Neste estudo de caso, assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o adolescente, análise de seu desempenho escolar e grupos focais com seus professores e a coordenadora da escola. No que tange à inserção escolar do adolescente, constatou-se um movimento de ambivalência com relação às instituições por onde ele passou. Nesse processo, reconhece-se a importância da escola atual, que ao recebê-lo, após o período de internação adotou uma postura de acolhida, assumindo a dimensão afetiva como central na relação professor-aluno. A dinâmica institucional foi positiva ao fazer com que o adolescente se sentisse confiante e percebesse a necessidade de terminar os estudos, almejando obter futura inserção profissional e o ingresso na universidade.Palavras-chave: Ato infracional. Educação escolar. Adolescente.THE EDUCATION ROLE IN THE LIFE OF A TEENAGER WHO IS AUTHOR OF AN INFRACTIONAL ACT: a case studyAbstract: This research was developed in an elementary and high education school in a country town of São Paulo State. It is assumed as objective to analyze the role of school education in the life of a teenager who has committed an infractional act and has fulfilled the socio-educational measure of internment. In this case study, it was assumed as reference the Historical-Cultural Theory whose epistemological basis is the Historical-Dialectical Materialism. Were carried out semi-structured interviews with the teen, analysis of his school performance and focus groups with his teachers and the school coordinator. Regarding the school insertion of the adolescent, it was found an ambivalence movement in relation to the institutions where he went. In this process, it is recognized the importance of the current school, which when received him after the internment period, adopted an attitude of welcome, assuming the affective dimension as central in the teacher-student relationship. The institutional dynamic was positive by making the teen feel confident and realize the need to finish school, aiming to obtain future occupational integration and entry into the university.Keywords: Infractional Act. Scholar education. Teenager. EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA VIDA DE UN ADOLESCENTE QUE COMETE UNA INFRACCIÓN: un estudio de casoResumen: Esta investigación se desarrolló en una escuela de primaria y secundaria en una ciudad en el estado de Sao Paulo. Se asume como objetivo analizar el papel de la educación en la vida de un adolescente que cometió un acto de infracción y que ha cumplido medida socioeducativa de internamiento. En este estudio de caso, se asumió como referencia la Teoría Histórico-Cultural cuya base epistemológico es el Materialismo Histórico y Dialéctico. Hubo entrevistas semiestructuradas con el adolescente, el análisis del rendimiento escolar y grupos de discusión con sus profesores y el coordinador de la escuela. Com respecto a la inserción escolar de lo adolescente, se observó un movimiento de ambivalencia con relación a las instituciones donde estudió. En el proceso, se reconoce la importancia de la escuela actual, en recibirlo después del período de internamiento; la escuela adoptó una actitud de bienvenida, teniendo la dimensión afectiva como elemento central de la relación profesor-alumno. La dinámica institucional fue positiva, el adolescente ha sentido confianza a darse cuenta de la necesidad de terminar la escuela, con el objetivo de obtener una futura integración profesional además de la entrada en la universidad.Palabras clave: Ley infracional. Educación escolar. Adolescente.     
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6803
10.18764/2178-2229.v24n1p55-69
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6803
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n1p55-69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6803/4365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 55-69
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878970527744