EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Waldênia Leão de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5798
Resumo: Quais os elementos necessários para que o pensamento possa realizar uma experiência educativa com ares de liberdade? Será possível que, na relação pedagógica entre o falante e o ouvinte, o dizer verdadeiro seja mais que conteúdo, seja o próprio movimento de encontro? Pensar nessas questões permite-nos percorrer o pensamento de Michel Foucault acerca da parrhesía. O encontro exige franqueza (parrhesía) entre seus pares e um exercício de reconstrução da palavra dita, da palavra ouvida em uma nova escrita que sai de si, mas se mantém fiel ao seu conteúdo primeiro. A fidelidade ou a veracidade está na capacidade de reescrevê-la, de reconstruí-la, de fazê-la sua, permitindo-se em processo de autoria. Assim, pensar na escola, em seus sujeitos e no trabalho de aprendizagem dos conteúdos é um convite a repensar a relação do aprender e do ensinar e as experiências de comunicação. Não se trata de apresentar um percurso metodológico, mas afirmar que há um movimento na linguagem dos sujeitos [escolares] e que tal movimento está ligado a um modo particular de lidar com a palavra; de fazê-la percorrer o caminho do diálogo e da autoria, percebida na transformação do silêncio em palavra e da palavra em silêncio. Por isso, mais que denominar o modo do fazer educativo [pedagógico ou psicagógico] ou traçar pontos de aproximação ou divergência, é preciso experimentar pensá-lo para fora dessa dimensão condutiva. Instaurar no trabalho educativo uma experiência que permita que cada um se deslocar na relação educativa, constituindo-se como um novo ser, do cuidado consigo, com o outro e com as coisas que as envolve.Palavras-chave: Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault. EXPERIENCE AND CARE OF SELF: reflections about the subject in the school space Abstract: Which elements are necessary to the thinking realise the educative experience with freedom? Is it possible that in pedagogic relation between speaker and listener, the said truth could be more than context or the proper meeting moviment? To think about these questions permit us to turn to Michel Foucault’s thoughts in relation to parrhesía. The meeting among pairs is a said word reconstruction exercise from the listened word in a new writing that comes from self but keeps faithful to the first context. The fidelity or the truth is in the capacity of rewriting, rebuilt and make it yours by permiting yourself the authorship. To think about school, its beings and contexts learning work is an invitation to rethink the learning and teaching relation and the communication experiences. It does not mean to present the methodological way but to affirm that there is a language movement  of [school] beings which is connected to a particular manner to deal with the word; to do it to pass the dialogue way and the authorship that is perceived in the word silence transformation and  in the silence word. For this reason, more than denominate the educative way [pedagogic and psychologic] or to draw the approximation or divergency, it is necessary to expreriment and think about it out of the conductive dimension. To set up the educative work na experience that permit to each one to move in a educative relation to constitute as new being of self-care with other and the things which envolve it.Keywords: Thought. Experience. Pedagogic. Psychology. Michel Foucault LA EXPERIENCIA Y EL AUTOCUIDADO: reflexiónes acerca del sujeto en el espacio escolarResumen: ¿Cuáles son los elementos necesarios para que el pensamiento pueda llevar a cabo una experiencia educativa con un aire de libertad? ¿Es posible que, en la relación pedagógica entre el hablante y el oyente, lo decir verdadero sea más que contenido, sea proprio movimiento de encuentro? Pensar en esas cuestiones nos permite irse al pensamiento de Michel Foucault sobre la parrhesía. El encuentro entre los pares es uno ejercicio de reconstrucción de la palabra dicha, de la palabra oída en una nueva escrita que sale de si, pero se mantiene fiel a su contenido primero. La fidelidad o la veracidad se encuentra en la capacidad de reescribirla, de reconstruirla, de hacerla suya, permitiéndose en proceso de creación propia. Pensar en la escuela, en sus sujetos y en el trabajo de aprendizaje de los contenidos es una invitación a repensar la relaciones de aprender y de lo enseñar y las experiencias de comunicación. No se trata de presentar uno camino o enfoque metodológico, pero afirmar que hay un movimiento en el lenguaje de los sujetos (escolares) que está conectado/unido a una manera de manosear con la palabra, de hacerla ir por el camino del dialogo y de la autoría, percibida en la transformación del silencio en palabra y de la palabra en silencio. Por ello, más que denominar o modo de hacer educativo (pedagógico o psicagógico) o delimitar puntos de aproximación o divergencia, se hace necesario experimentar pensarlo para fuera de esa dimensión conductiva. Instaurar en el trabajo educativo una experiencia que permita que cada uno se desplace en relación educativa, constituyéndose como un nuevo ser, del autocuidado de si, con el otro y con las cosas que las envuelve.Palabras clave: Pensamiento. Experiencia. Pedagogía. Psicagogia. Michel Foucault.
id UFMA-5_eac883b16e93dedfc5122de185f4aacc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5798
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolarPensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault.Quais os elementos necessários para que o pensamento possa realizar uma experiência educativa com ares de liberdade? Será possível que, na relação pedagógica entre o falante e o ouvinte, o dizer verdadeiro seja mais que conteúdo, seja o próprio movimento de encontro? Pensar nessas questões permite-nos percorrer o pensamento de Michel Foucault acerca da parrhesía. O encontro exige franqueza (parrhesía) entre seus pares e um exercício de reconstrução da palavra dita, da palavra ouvida em uma nova escrita que sai de si, mas se mantém fiel ao seu conteúdo primeiro. A fidelidade ou a veracidade está na capacidade de reescrevê-la, de reconstruí-la, de fazê-la sua, permitindo-se em processo de autoria. Assim, pensar na escola, em seus sujeitos e no trabalho de aprendizagem dos conteúdos é um convite a repensar a relação do aprender e do ensinar e as experiências de comunicação. Não se trata de apresentar um percurso metodológico, mas afirmar que há um movimento na linguagem dos sujeitos [escolares] e que tal movimento está ligado a um modo particular de lidar com a palavra; de fazê-la percorrer o caminho do diálogo e da autoria, percebida na transformação do silêncio em palavra e da palavra em silêncio. Por isso, mais que denominar o modo do fazer educativo [pedagógico ou psicagógico] ou traçar pontos de aproximação ou divergência, é preciso experimentar pensá-lo para fora dessa dimensão condutiva. Instaurar no trabalho educativo uma experiência que permita que cada um se deslocar na relação educativa, constituindo-se como um novo ser, do cuidado consigo, com o outro e com as coisas que as envolve.Palavras-chave: Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault. EXPERIENCE AND CARE OF SELF: reflections about the subject in the school space Abstract: Which elements are necessary to the thinking realise the educative experience with freedom? Is it possible that in pedagogic relation between speaker and listener, the said truth could be more than context or the proper meeting moviment? To think about these questions permit us to turn to Michel Foucault’s thoughts in relation to parrhesía. The meeting among pairs is a said word reconstruction exercise from the listened word in a new writing that comes from self but keeps faithful to the first context. The fidelity or the truth is in the capacity of rewriting, rebuilt and make it yours by permiting yourself the authorship. To think about school, its beings and contexts learning work is an invitation to rethink the learning and teaching relation and the communication experiences. It does not mean to present the methodological way but to affirm that there is a language movement  of [school] beings which is connected to a particular manner to deal with the word; to do it to pass the dialogue way and the authorship that is perceived in the word silence transformation and  in the silence word. For this reason, more than denominate the educative way [pedagogic and psychologic] or to draw the approximation or divergency, it is necessary to expreriment and think about it out of the conductive dimension. To set up the educative work na experience that permit to each one to move in a educative relation to constitute as new being of self-care with other and the things which envolve it.Keywords: Thought. Experience. Pedagogic. Psychology. Michel Foucault LA EXPERIENCIA Y EL AUTOCUIDADO: reflexiónes acerca del sujeto en el espacio escolarResumen: ¿Cuáles son los elementos necesarios para que el pensamiento pueda llevar a cabo una experiencia educativa con un aire de libertad? ¿Es posible que, en la relación pedagógica entre el hablante y el oyente, lo decir verdadero sea más que contenido, sea proprio movimiento de encuentro? Pensar en esas cuestiones nos permite irse al pensamiento de Michel Foucault sobre la parrhesía. El encuentro entre los pares es uno ejercicio de reconstrucción de la palabra dicha, de la palabra oída en una nueva escrita que sale de si, pero se mantiene fiel a su contenido primero. La fidelidad o la veracidad se encuentra en la capacidad de reescribirla, de reconstruirla, de hacerla suya, permitiéndose en proceso de creación propia. Pensar en la escuela, en sus sujetos y en el trabajo de aprendizaje de los contenidos es una invitación a repensar la relaciones de aprender y de lo enseñar y las experiencias de comunicación. No se trata de presentar uno camino o enfoque metodológico, pero afirmar que hay un movimiento en el lenguaje de los sujetos (escolares) que está conectado/unido a una manera de manosear con la palabra, de hacerla ir por el camino del dialogo y de la autoría, percibida en la transformación del silencio en palabra y de la palabra en silencio. Por ello, más que denominar o modo de hacer educativo (pedagógico o psicagógico) o delimitar puntos de aproximación o divergencia, se hace necesario experimentar pensarlo para fuera de esa dimensión conductiva. Instaurar en el trabajo educativo una experiencia que permita que cada uno se desplace en relación educativa, constituyéndose como un nuevo ser, del autocuidado de si, con el otro y con las cosas que las envuelve.Palabras clave: Pensamiento. Experiencia. Pedagogía. Psicagogia. Michel Foucault.Universidade Federal do Maranhão2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/579810.18764/2178-2229.v23n3p55-67Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 55-672178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5798/3534Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Waldênia Leão de2017-01-25T15:49:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5798Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:50.376640Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
title EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
spellingShingle EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
Carvalho, Waldênia Leão de
Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault.
title_short EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
title_full EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
title_fullStr EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
title_sort EXPERIÊNCIA E CUIDADO DE SI: reflexões acerca do sujeito no espaço escolar
author Carvalho, Waldênia Leão de
author_facet Carvalho, Waldênia Leão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Waldênia Leão de
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault.
topic Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault.
description Quais os elementos necessários para que o pensamento possa realizar uma experiência educativa com ares de liberdade? Será possível que, na relação pedagógica entre o falante e o ouvinte, o dizer verdadeiro seja mais que conteúdo, seja o próprio movimento de encontro? Pensar nessas questões permite-nos percorrer o pensamento de Michel Foucault acerca da parrhesía. O encontro exige franqueza (parrhesía) entre seus pares e um exercício de reconstrução da palavra dita, da palavra ouvida em uma nova escrita que sai de si, mas se mantém fiel ao seu conteúdo primeiro. A fidelidade ou a veracidade está na capacidade de reescrevê-la, de reconstruí-la, de fazê-la sua, permitindo-se em processo de autoria. Assim, pensar na escola, em seus sujeitos e no trabalho de aprendizagem dos conteúdos é um convite a repensar a relação do aprender e do ensinar e as experiências de comunicação. Não se trata de apresentar um percurso metodológico, mas afirmar que há um movimento na linguagem dos sujeitos [escolares] e que tal movimento está ligado a um modo particular de lidar com a palavra; de fazê-la percorrer o caminho do diálogo e da autoria, percebida na transformação do silêncio em palavra e da palavra em silêncio. Por isso, mais que denominar o modo do fazer educativo [pedagógico ou psicagógico] ou traçar pontos de aproximação ou divergência, é preciso experimentar pensá-lo para fora dessa dimensão condutiva. Instaurar no trabalho educativo uma experiência que permita que cada um se deslocar na relação educativa, constituindo-se como um novo ser, do cuidado consigo, com o outro e com as coisas que as envolve.Palavras-chave: Pensamento. Experiência. Pedagogia. Psicagogia. Michel Foucault. EXPERIENCE AND CARE OF SELF: reflections about the subject in the school space Abstract: Which elements are necessary to the thinking realise the educative experience with freedom? Is it possible that in pedagogic relation between speaker and listener, the said truth could be more than context or the proper meeting moviment? To think about these questions permit us to turn to Michel Foucault’s thoughts in relation to parrhesía. The meeting among pairs is a said word reconstruction exercise from the listened word in a new writing that comes from self but keeps faithful to the first context. The fidelity or the truth is in the capacity of rewriting, rebuilt and make it yours by permiting yourself the authorship. To think about school, its beings and contexts learning work is an invitation to rethink the learning and teaching relation and the communication experiences. It does not mean to present the methodological way but to affirm that there is a language movement  of [school] beings which is connected to a particular manner to deal with the word; to do it to pass the dialogue way and the authorship that is perceived in the word silence transformation and  in the silence word. For this reason, more than denominate the educative way [pedagogic and psychologic] or to draw the approximation or divergency, it is necessary to expreriment and think about it out of the conductive dimension. To set up the educative work na experience that permit to each one to move in a educative relation to constitute as new being of self-care with other and the things which envolve it.Keywords: Thought. Experience. Pedagogic. Psychology. Michel Foucault LA EXPERIENCIA Y EL AUTOCUIDADO: reflexiónes acerca del sujeto en el espacio escolarResumen: ¿Cuáles son los elementos necesarios para que el pensamiento pueda llevar a cabo una experiencia educativa con un aire de libertad? ¿Es posible que, en la relación pedagógica entre el hablante y el oyente, lo decir verdadero sea más que contenido, sea proprio movimiento de encuentro? Pensar en esas cuestiones nos permite irse al pensamiento de Michel Foucault sobre la parrhesía. El encuentro entre los pares es uno ejercicio de reconstrucción de la palabra dicha, de la palabra oída en una nueva escrita que sale de si, pero se mantiene fiel a su contenido primero. La fidelidad o la veracidad se encuentra en la capacidad de reescribirla, de reconstruirla, de hacerla suya, permitiéndose en proceso de creación propia. Pensar en la escuela, en sus sujetos y en el trabajo de aprendizaje de los contenidos es una invitación a repensar la relaciones de aprender y de lo enseñar y las experiencias de comunicación. No se trata de presentar uno camino o enfoque metodológico, pero afirmar que hay un movimiento en el lenguaje de los sujetos (escolares) que está conectado/unido a una manera de manosear con la palabra, de hacerla ir por el camino del dialogo y de la autoría, percibida en la transformación del silencio en palabra y de la palabra en silencio. Por ello, más que denominar o modo de hacer educativo (pedagógico o psicagógico) o delimitar puntos de aproximación o divergencia, se hace necesario experimentar pensarlo para fuera de esa dimensión conductiva. Instaurar en el trabajo educativo una experiencia que permita que cada uno se desplace en relación educativa, constituyéndose como un nuevo ser, del autocuidado de si, con el otro y con las cosas que las envuelve.Palabras clave: Pensamiento. Experiencia. Pedagogía. Psicagogia. Michel Foucault.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5798
10.18764/2178-2229.v23n3p55-67
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5798
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n3p55-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5798/3534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 55-67
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878562631680