ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051
Resumo: O texto analisa a reforma em curso do ensino médio brasileiro. Problematiza a produção da área de trabalho e educação que, no Brasil, tem enfatizado o uso do conceito de dualidade para explicar o Ensino Médio; identifica a introdução desse conceito na literatura brasileira e suas influências teóricas; a partir do que defende a sua validade, porém também a sua insuficiência. Tomando o conceito de desigualdade como referência adicional conclui que a reforma tende a promover maior diferenciação escolar, hierarquizando as escolas e precarizando ainda mais a formação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio das redes estaduais, aprofundando as desigualdades educacionais e embargando o futuro dos jovens pobres.Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Dualidade educacional. Desigualdade. Diferenciação escolar.BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL: dualism, difference and social inequalitiesAbstractAnalyses the ongoing reform of Brazilian high school considering the increase in school differentiation that it tends to produce. Problematizes the production of the area of work and education, has emphasized the use of the concept of duality to explain the Secondary School; identifies the introduction of this concept in Brazilian literature and its theoretical influences; from what it defends its validity, but also its insufficiency. Also taking the concept of inequality as an additional reference concludes that the reform tends to deepen the educational inequalities, hierarchizing the schools and precarious even more the training offered by public high schools of the state networks, making it difficult to the future of poor young people.Keywords: Secondary School. High School Reform. Educational Duality. Inequality. School Differentiation.ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA: dualidad, diferenciación y desigualdad socialResumenEl texto analiza la reforma en curso de la escuela secundaria brasileña. Problematiza la producción del área de trabajo y la educación que, en Brasil, ha enfatizado el uso del concepto de dualidad para explicar la escuela secundaria; identifica la introducción de este concepto en la literatura brasileña y sus influencias teóricas; de lo que defiende su validez, pero también su insuficiencia. Tomando el concepto de desigualdad como referencia adicional, se concluye que la reforma tiende a promover una mayor diferenciación escolar, jerarquizar las escuelas y una mayor precariedad de la capacitación ofrecida por las escuelas públicas públicas, profundizar las desigualdades educativas y embargar el futuro de los jóvenes pobres. Palabras clave: Bachillerato. Reforma de la escuela secundaria. Dualidad educativa. Desigualdad Diferenciación escolar. 
id UFMA-5_fff4c71b343490e903c078c668900859
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13051
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade socialEnsino MédioReforma do Ensino MédioDualidade educacionalDesigualdadeDiferenciação escolarO texto analisa a reforma em curso do ensino médio brasileiro. Problematiza a produção da área de trabalho e educação que, no Brasil, tem enfatizado o uso do conceito de dualidade para explicar o Ensino Médio; identifica a introdução desse conceito na literatura brasileira e suas influências teóricas; a partir do que defende a sua validade, porém também a sua insuficiência. Tomando o conceito de desigualdade como referência adicional conclui que a reforma tende a promover maior diferenciação escolar, hierarquizando as escolas e precarizando ainda mais a formação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio das redes estaduais, aprofundando as desigualdades educacionais e embargando o futuro dos jovens pobres.Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Dualidade educacional. Desigualdade. Diferenciação escolar.BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL: dualism, difference and social inequalitiesAbstractAnalyses the ongoing reform of Brazilian high school considering the increase in school differentiation that it tends to produce. Problematizes the production of the area of work and education, has emphasized the use of the concept of duality to explain the Secondary School; identifies the introduction of this concept in Brazilian literature and its theoretical influences; from what it defends its validity, but also its insufficiency. Also taking the concept of inequality as an additional reference concludes that the reform tends to deepen the educational inequalities, hierarchizing the schools and precarious even more the training offered by public high schools of the state networks, making it difficult to the future of poor young people.Keywords: Secondary School. High School Reform. Educational Duality. Inequality. School Differentiation.ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA: dualidad, diferenciación y desigualdad socialResumenEl texto analiza la reforma en curso de la escuela secundaria brasileña. Problematiza la producción del área de trabajo y la educación que, en Brasil, ha enfatizado el uso del concepto de dualidad para explicar la escuela secundaria; identifica la introducción de este concepto en la literatura brasileña y sus influencias teóricas; de lo que defiende su validez, pero también su insuficiencia. Tomando el concepto de desigualdad como referencia adicional, se concluye que la reforma tiende a promover una mayor diferenciación escolar, jerarquizar las escuelas y una mayor precariedad de la capacitación ofrecida por las escuelas públicas públicas, profundizar las desigualdades educativas y embargar el futuro de los jóvenes pobres. Palabras clave: Bachillerato. Reforma de la escuela secundaria. Dualidad educativa. Desigualdad Diferenciación escolar. Universidade Federal do Maranhão2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1305110.18764/2178-2229.v26n4p107-122Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 107-1222178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051/7099Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Ronaldo Marcos de Lima2020-01-13T12:57:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13051Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:08.822589Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
title ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
spellingShingle ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
Ensino Médio
Reforma do Ensino Médio
Dualidade educacional
Desigualdade
Diferenciação escolar
title_short ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
title_full ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
title_fullStr ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
title_sort ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
author Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
author_facet Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ronaldo Marcos de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Reforma do Ensino Médio
Dualidade educacional
Desigualdade
Diferenciação escolar
topic Ensino Médio
Reforma do Ensino Médio
Dualidade educacional
Desigualdade
Diferenciação escolar
description O texto analisa a reforma em curso do ensino médio brasileiro. Problematiza a produção da área de trabalho e educação que, no Brasil, tem enfatizado o uso do conceito de dualidade para explicar o Ensino Médio; identifica a introdução desse conceito na literatura brasileira e suas influências teóricas; a partir do que defende a sua validade, porém também a sua insuficiência. Tomando o conceito de desigualdade como referência adicional conclui que a reforma tende a promover maior diferenciação escolar, hierarquizando as escolas e precarizando ainda mais a formação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio das redes estaduais, aprofundando as desigualdades educacionais e embargando o futuro dos jovens pobres.Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Dualidade educacional. Desigualdade. Diferenciação escolar.BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL: dualism, difference and social inequalitiesAbstractAnalyses the ongoing reform of Brazilian high school considering the increase in school differentiation that it tends to produce. Problematizes the production of the area of work and education, has emphasized the use of the concept of duality to explain the Secondary School; identifies the introduction of this concept in Brazilian literature and its theoretical influences; from what it defends its validity, but also its insufficiency. Also taking the concept of inequality as an additional reference concludes that the reform tends to deepen the educational inequalities, hierarchizing the schools and precarious even more the training offered by public high schools of the state networks, making it difficult to the future of poor young people.Keywords: Secondary School. High School Reform. Educational Duality. Inequality. School Differentiation.ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA: dualidad, diferenciación y desigualdad socialResumenEl texto analiza la reforma en curso de la escuela secundaria brasileña. Problematiza la producción del área de trabajo y la educación que, en Brasil, ha enfatizado el uso del concepto de dualidad para explicar la escuela secundaria; identifica la introducción de este concepto en la literatura brasileña y sus influencias teóricas; de lo que defiende su validez, pero también su insuficiencia. Tomando el concepto de desigualdad como referencia adicional, se concluye que la reforma tiende a promover una mayor diferenciación escolar, jerarquizar las escuelas y una mayor precariedad de la capacitación ofrecida por las escuelas públicas públicas, profundizar las desigualdades educativas y embargar el futuro de los jóvenes pobres. Palabras clave: Bachillerato. Reforma de la escuela secundaria. Dualidad educativa. Desigualdad Diferenciación escolar. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051
10.18764/2178-2229.v26n4p107-122
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n4p107-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051/7099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 107-122
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880487817216