REPRESENTAÇÕES DA ESCUTA E DA PALAVRA DA NOITE EM AUTORES FRANCÓFONOS DE ORIGEM ANTILHANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/4025 |
Resumo: | A partir da representação da escuta como hermenêutica, apropriação espacial e prática interpessoal, propõe-se uma leitura de aspectos da oralitura na obra de autores francófonos oriundos das Antilhas. À luz de pistas fornecidas por Roland Barthes e Jean-Luc Nancy, valorizam-se as relações estreitas entre o gesto de escutar – que vai além dos limites do ouvir – e a prática de contar histórias, vista como lugar de resistência cultural na obra de escritores sensíveis ao processo de crioulização. A análise leva em conta noções como as de opacidade (GLISSANT) e de inteligência da mètis grega (DETIENNE; VERNANT), presentes na arte de fazer do contador de histórias, e a retomada do episódio bíblico de Babel em um romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palavras-chave: Escuta. Oralitura. Opacidade. AntilhasResumenA partir de la representación de la escucha como hermenêutica, apropriación espacial y práctica interpersonal, se propone una lectura de aspectos de la oralitura en la obra de autores francófonos oriundos de las Antillas. A la luz de pistas que ofrecen Roland Barthes y Jean- Luc Nancy son valorizadas las relaciones estrechas entre el gesto de escuchar – que va más allá de los limites de oir – y la práctica de contar historias, vista como lugar de resistencia cultural en la obra de escritores sensibles al proceso de criollización. El análisis lleva en cuenta nociones como las de opacidad (GLISSANT) y de inteligencia de la mètis griega (DETIENNE; VERNANT), presentes em el arte de hacer del contador de historias, y la retomada del episodio bíblico de Babel en un romance de Ernest Pépin (Guadalupe).Palabras claves: Escucha. Oralitura. Opacidad. AntillasAbstract From the representation of listening as hermeneutics, space appropriation and interpersonal practice, a reading is proposed of aspects of the oralitura in the work of Francophone authors from the West Indies. In light of clues provided by Roland Barthes and Jean- Luc Nancy, the close relationship between the act of listening - that goes beyond the limits of hearing - and the practice of storytelling is valued, seen as a place of cultural resistance in the work of writers sensitive to the creolization process. The analysis takes into account notions such as opacity (GLISSANT) and the Greek mètis intelligence (DETIENNE: VRNANT), present in the art of the storyteller, and the reappropriation of the biblical episode of Babel in a novel by Ernest Pépin (Guadeloupe).Keywords: Listening. Oral escuta. Oralitura. Opacity. West Indies |
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