GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Efraín Rodriguez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2468
Resumo: Gastón Baquero (1914-1997) é umas das vozes mais importantes da poesia cubana do século XX. Integrante do grupo Orígenes, sua vida e consequentemente sua obra dividem-se muito claramente entre sua moradia na Ilha e seu exílio espanhol a partir do ano de 1959 até sua morte. Este fato nos permitirá esboçar a relação permanente entre os temos Ilha e Diáspora como formas construtivas da literatura cubana –– sua identidade — desde seu nascimento até hoje. Desde Heredia e Marti até chegar a Baquero e continuar com várias gerações de autores mais jovens, Cuba tem sido inventada uma e outra vez desde fora, conceito que Lezama Lima contrastava com o de resistência. No caso de Baquero podemos observar como Cuba passa a ser uma entidade que o poeta leva por dentro e se recusa a fazer parte de uma natureza nostálgica. A partir desta posição, poderíamos dizer conceito criativo, que Gaston Baquero se faz e refaz por meio de suas imagens e personagens poéticos universais. Sua poesia esplendidamente discursiva participa de uma particular tropologia da história que vai do “real concreto ao real poetizado” e que incorpora uns dados biográficos que se fabulam no poema. Como outros grandes construtores da Cuba ausente Baquero no exílio se faz Ilha.Palavras chaves: Gastón Baquero. Poesia cubana. DiásporaResumenGastón Baquero (1914-1997) constituye una de las voces más importantes de La poesía cubana del siglo XX. Perteneciente al Grupo Orígenes, su vida y en consecuencia su obra se dividen muy claramente entre su estancia en la Isla y su exílio español a partir del año 1959 que durará hasta su muerte. Este hecho nos permitirá esbozar la relación permanente que ha existido entre los términos Isla y Diáspora como formas constructivas de la literatura cubana –su identidad— desde su surgimiento hasta la fecha. Desde Heredia y Martí hasta llegar a Baquero y proseguir con varias generaciones de autores más jóvenes, Cuba ha sido inventada una y outra vez en la lejanía, término este último que José Lezama Lima contrastaba con el de resistencia. En el caso baqueriano podemos observar como Cuba pasa a ser uma entidad que el poeta lleva por dentro y que se recusa a ser parte de una naturaleza nostálgica. Es a partir de esta posición, pudiéramos decir concepto creativo, que Gastón Baquero se hace y rehace por medio de sus imágenes y personajes poéticos universales. Su poesía espléndidamente discursiva participa de una particular tropología de la historia que va de “lo real concreto a lo real poetizado” y que da por sentado unos datos biográficos que constantemente se fabulan en el poema. Como los más grandes constructores de la Cuba ausente, Baquero en el exilio se hace Isla.Palabras claves: Gastón Baquero. Poesía cubana. DiásporaAbstractGastón Baquero (1914-1997) is one of the most important voices of the Cuban poetry of the 20th century. As a member of Orígenes group, his life and consequently his work divide themselves very clearly between his living in the Island and his Spanish exile from 1959 until his death. This fact allow us to draw the permanent relation between the terms Island and Diaspora as constructive forms of the Cuban literature –– its identity –– from his birth until today. Since Heredia and Martí until Baquero and keep with several generations of younger authors, Cuba has been invented sometimes from abroad, concept that Lezama Lima used to contrast with resistance. In Baquero’s case we can observe how Cuba becomes an entity that the poet brings inside and refuse to be a part of a nostalgic nature. From this position, we can say creative concept, that Baquero make and remake himself through universal imagines and poetic characters. His poetry amazingly discursive participates of a particular tropology of history which goes from the “concrete real to the poetic real” and incorporates some biographic data that become fables in the poem. Like other great constructors of the absent Cuba, Baquero in the exile becomes an island.Keywords: Gastón Baquero. Cuban poetry. Diaspora
id UFMA-6_21fb3b5bb62266b5994ef654c4e148f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidadeGastón BaqueroPoesia cubanaDiásporaGastón Baquero (1914-1997) é umas das vozes mais importantes da poesia cubana do século XX. Integrante do grupo Orígenes, sua vida e consequentemente sua obra dividem-se muito claramente entre sua moradia na Ilha e seu exílio espanhol a partir do ano de 1959 até sua morte. Este fato nos permitirá esboçar a relação permanente entre os temos Ilha e Diáspora como formas construtivas da literatura cubana –– sua identidade — desde seu nascimento até hoje. Desde Heredia e Marti até chegar a Baquero e continuar com várias gerações de autores mais jovens, Cuba tem sido inventada uma e outra vez desde fora, conceito que Lezama Lima contrastava com o de resistência. No caso de Baquero podemos observar como Cuba passa a ser uma entidade que o poeta leva por dentro e se recusa a fazer parte de uma natureza nostálgica. A partir desta posição, poderíamos dizer conceito criativo, que Gaston Baquero se faz e refaz por meio de suas imagens e personagens poéticos universais. Sua poesia esplendidamente discursiva participa de uma particular tropologia da história que vai do “real concreto ao real poetizado” e que incorpora uns dados biográficos que se fabulam no poema. Como outros grandes construtores da Cuba ausente Baquero no exílio se faz Ilha.Palavras chaves: Gastón Baquero. Poesia cubana. DiásporaResumenGastón Baquero (1914-1997) constituye una de las voces más importantes de La poesía cubana del siglo XX. Perteneciente al Grupo Orígenes, su vida y en consecuencia su obra se dividen muy claramente entre su estancia en la Isla y su exílio español a partir del año 1959 que durará hasta su muerte. Este hecho nos permitirá esbozar la relación permanente que ha existido entre los términos Isla y Diáspora como formas constructivas de la literatura cubana –su identidad— desde su surgimiento hasta la fecha. Desde Heredia y Martí hasta llegar a Baquero y proseguir con varias generaciones de autores más jóvenes, Cuba ha sido inventada una y outra vez en la lejanía, término este último que José Lezama Lima contrastaba con el de resistencia. En el caso baqueriano podemos observar como Cuba pasa a ser uma entidad que el poeta lleva por dentro y que se recusa a ser parte de una naturaleza nostálgica. Es a partir de esta posición, pudiéramos decir concepto creativo, que Gastón Baquero se hace y rehace por medio de sus imágenes y personajes poéticos universales. Su poesía espléndidamente discursiva participa de una particular tropología de la historia que va de “lo real concreto a lo real poetizado” y que da por sentado unos datos biográficos que constantemente se fabulan en el poema. Como los más grandes constructores de la Cuba ausente, Baquero en el exilio se hace Isla.Palabras claves: Gastón Baquero. Poesía cubana. DiásporaAbstractGastón Baquero (1914-1997) is one of the most important voices of the Cuban poetry of the 20th century. As a member of Orígenes group, his life and consequently his work divide themselves very clearly between his living in the Island and his Spanish exile from 1959 until his death. This fact allow us to draw the permanent relation between the terms Island and Diaspora as constructive forms of the Cuban literature –– its identity –– from his birth until today. Since Heredia and Martí until Baquero and keep with several generations of younger authors, Cuba has been invented sometimes from abroad, concept that Lezama Lima used to contrast with resistance. In Baquero’s case we can observe how Cuba becomes an entity that the poet brings inside and refuse to be a part of a nostalgic nature. From this position, we can say creative concept, that Baquero make and remake himself through universal imagines and poetic characters. His poetry amazingly discursive participates of a particular tropology of history which goes from the “concrete real to the poetic real” and incorporates some biographic data that become fables in the poem. Like other great constructors of the absent Cuba, Baquero in the exile becomes an island.Keywords: Gastón Baquero. Cuban poetry. DiasporaUniversidade Federal do Maranhão2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2468Revista Brasileira do Caribe; v. 07, n. 13, jul./dez. 20061984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Efraín Rodriguez2016-10-11T11:26:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:26:22Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
title GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
spellingShingle GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
Santana, Efraín Rodriguez
Gastón Baquero
Poesia cubana
Diáspora
title_short GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
title_full GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
title_fullStr GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
title_full_unstemmed GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
title_sort GASTÓN BAQUERO: a invenção de uma identidade
author Santana, Efraín Rodriguez
author_facet Santana, Efraín Rodriguez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Efraín Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Gastón Baquero
Poesia cubana
Diáspora
topic Gastón Baquero
Poesia cubana
Diáspora
description Gastón Baquero (1914-1997) é umas das vozes mais importantes da poesia cubana do século XX. Integrante do grupo Orígenes, sua vida e consequentemente sua obra dividem-se muito claramente entre sua moradia na Ilha e seu exílio espanhol a partir do ano de 1959 até sua morte. Este fato nos permitirá esboçar a relação permanente entre os temos Ilha e Diáspora como formas construtivas da literatura cubana –– sua identidade — desde seu nascimento até hoje. Desde Heredia e Marti até chegar a Baquero e continuar com várias gerações de autores mais jovens, Cuba tem sido inventada uma e outra vez desde fora, conceito que Lezama Lima contrastava com o de resistência. No caso de Baquero podemos observar como Cuba passa a ser uma entidade que o poeta leva por dentro e se recusa a fazer parte de uma natureza nostálgica. A partir desta posição, poderíamos dizer conceito criativo, que Gaston Baquero se faz e refaz por meio de suas imagens e personagens poéticos universais. Sua poesia esplendidamente discursiva participa de uma particular tropologia da história que vai do “real concreto ao real poetizado” e que incorpora uns dados biográficos que se fabulam no poema. Como outros grandes construtores da Cuba ausente Baquero no exílio se faz Ilha.Palavras chaves: Gastón Baquero. Poesia cubana. DiásporaResumenGastón Baquero (1914-1997) constituye una de las voces más importantes de La poesía cubana del siglo XX. Perteneciente al Grupo Orígenes, su vida y en consecuencia su obra se dividen muy claramente entre su estancia en la Isla y su exílio español a partir del año 1959 que durará hasta su muerte. Este hecho nos permitirá esbozar la relación permanente que ha existido entre los términos Isla y Diáspora como formas constructivas de la literatura cubana –su identidad— desde su surgimiento hasta la fecha. Desde Heredia y Martí hasta llegar a Baquero y proseguir con varias generaciones de autores más jóvenes, Cuba ha sido inventada una y outra vez en la lejanía, término este último que José Lezama Lima contrastaba con el de resistencia. En el caso baqueriano podemos observar como Cuba pasa a ser uma entidad que el poeta lleva por dentro y que se recusa a ser parte de una naturaleza nostálgica. Es a partir de esta posición, pudiéramos decir concepto creativo, que Gastón Baquero se hace y rehace por medio de sus imágenes y personajes poéticos universales. Su poesía espléndidamente discursiva participa de una particular tropología de la historia que va de “lo real concreto a lo real poetizado” y que da por sentado unos datos biográficos que constantemente se fabulan en el poema. Como los más grandes constructores de la Cuba ausente, Baquero en el exilio se hace Isla.Palabras claves: Gastón Baquero. Poesía cubana. DiásporaAbstractGastón Baquero (1914-1997) is one of the most important voices of the Cuban poetry of the 20th century. As a member of Orígenes group, his life and consequently his work divide themselves very clearly between his living in the Island and his Spanish exile from 1959 until his death. This fact allow us to draw the permanent relation between the terms Island and Diaspora as constructive forms of the Cuban literature –– its identity –– from his birth until today. Since Heredia and Martí until Baquero and keep with several generations of younger authors, Cuba has been invented sometimes from abroad, concept that Lezama Lima used to contrast with resistance. In Baquero’s case we can observe how Cuba becomes an entity that the poet brings inside and refuse to be a part of a nostalgic nature. From this position, we can say creative concept, that Baquero make and remake himself through universal imagines and poetic characters. His poetry amazingly discursive participates of a particular tropology of history which goes from the “concrete real to the poetic real” and incorporates some biographic data that become fables in the poem. Like other great constructors of the absent Cuba, Baquero in the exile becomes an island.Keywords: Gastón Baquero. Cuban poetry. Diaspora
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2468
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 07, n. 13, jul./dez. 2006
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223203028992