MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naranjo, Julio Moracén
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/875
Resumo: Este trabalho estuda a relação de gênero e sociedade em Cuba e Brasil apartir da análise de duas personagens femininos (Maria Antonia e Efigênia) em um cenário de referência do teatro negro caribenho, tomando como ponto de partida duas obras emblemáticas deste teatro: Sortilégio (1957), do autor brasileiro Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), do autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. Em relação às expressões construção de identidade, cidadania e contemporaneidade, estes personagens femininos são paradigmáticos para entender as relações de gênero nos dois paises, Cuba e Brasil, onde vemos recapitulando-se, tanto no plano dos grupos sociais como no plano dos individuos particulares, diversas passagens em diferentes níveis da construção de identidades femininas numa meta-reelaboraçao contínua de materiais simbólicos que transforman modos de ser, pensar e viver, “entre lugares” de culturas caribenhas transculturadas.Palavras-chave: Teatro Negro. Gênero e identidade nas Américas e no Caribe. Diálogo culturalResumenEste trabalho estudia la relación de género y sociedad en Cuba y Brasil a partir del análisis de dos personajes femeninos (Maria Antonia e Efigênia) en un escenario de referencia del teatro negro caribeño, tomando como punto de partida dos obras emblemáticas de este teatro: Sortilégio (1957), del autor brasileño Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), del autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. En relación a las expresiones construcción de identidad, ciudadanía y contemporaneidad, estos personajes femeninos son paradigmáticos para entender las relaciones de género en los dos paises, Cuba y Brasil, donde vemos que se recapitulan, tanto en el plano de los grupos sociales como en el plano de los individuos particulares, diversos pasajes en diferentes niveles de construcción de identidades femeninas en una meta-reelaboración continua de materiales simbólicos que transforman modos de ser, pensar e vivir, “entre lugares” de culturas caribeñas transculturadas.Palabras clave: Teatro Negro. Género e identidad en las Américas y en el Caribe. Diálogo culturalAbstractThis paper investigates the relationship of gender and society in in Cuba and Brazil from the analysis of two female characters (Maria Antonia and Efigênia) in a scenario of reference of Caribbean black threatre, taking as its point of departure two emblematic plays: Sortilégio (1957), by the Brazilian playwright Abdias do Nascimento and Maria Antonia (1967), by Cuban playwright the Eugenio Hernandez Espinosa. In relation to the expressions, construction of identity, citizenship, contemporaneity, these female characters provide paradigms for understanding gender relations in in both countries, Cuba and Brazil. This is summed up, in terms of both social groups and particular individuals, through diverse passages in the different levels of constructing feminine identity in a continuous meta- revamping of symbolic materials that transform ways of being, thinking and living “between places” of transcultured Caribbean cultures.Keywords: Black Theater. Gender and Identity in Americas and Caribbean. Cultural dialogue 
id UFMA-6_2371a6a16bd47190e83b3092fff81c8d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/875
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatreTeatro NegroGênero e identidade nas Américas e no CaribeDiálogo cultural.CDUEste trabalho estuda a relação de gênero e sociedade em Cuba e Brasil apartir da análise de duas personagens femininos (Maria Antonia e Efigênia) em um cenário de referência do teatro negro caribenho, tomando como ponto de partida duas obras emblemáticas deste teatro: Sortilégio (1957), do autor brasileiro Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), do autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. Em relação às expressões construção de identidade, cidadania e contemporaneidade, estes personagens femininos são paradigmáticos para entender as relações de gênero nos dois paises, Cuba e Brasil, onde vemos recapitulando-se, tanto no plano dos grupos sociais como no plano dos individuos particulares, diversas passagens em diferentes níveis da construção de identidades femininas numa meta-reelaboraçao contínua de materiais simbólicos que transforman modos de ser, pensar e viver, “entre lugares” de culturas caribenhas transculturadas.Palavras-chave: Teatro Negro. Gênero e identidade nas Américas e no Caribe. Diálogo culturalResumenEste trabalho estudia la relación de género y sociedad en Cuba y Brasil a partir del análisis de dos personajes femeninos (Maria Antonia e Efigênia) en un escenario de referencia del teatro negro caribeño, tomando como punto de partida dos obras emblemáticas de este teatro: Sortilégio (1957), del autor brasileño Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), del autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. En relación a las expresiones construcción de identidad, ciudadanía y contemporaneidad, estos personajes femeninos son paradigmáticos para entender las relaciones de género en los dos paises, Cuba y Brasil, donde vemos que se recapitulan, tanto en el plano de los grupos sociales como en el plano de los individuos particulares, diversos pasajes en diferentes niveles de construcción de identidades femeninas en una meta-reelaboración continua de materiales simbólicos que transforman modos de ser, pensar e vivir, “entre lugares” de culturas caribeñas transculturadas.Palabras clave: Teatro Negro. Género e identidad en las Américas y en el Caribe. Diálogo culturalAbstractThis paper investigates the relationship of gender and society in in Cuba and Brazil from the analysis of two female characters (Maria Antonia and Efigênia) in a scenario of reference of Caribbean black threatre, taking as its point of departure two emblematic plays: Sortilégio (1957), by the Brazilian playwright Abdias do Nascimento and Maria Antonia (1967), by Cuban playwright the Eugenio Hernandez Espinosa. In relation to the expressions, construction of identity, citizenship, contemporaneity, these female characters provide paradigms for understanding gender relations in in both countries, Cuba and Brazil. This is summed up, in terms of both social groups and particular individuals, through diverse passages in the different levels of constructing feminine identity in a continuous meta- revamping of symbolic materials that transform ways of being, thinking and living “between places” of transcultured Caribbean cultures.Keywords: Black Theater. Gender and Identity in Americas and Caribbean. Cultural dialogue Universidade Federal do Maranhão2012-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Revisão de Literatura.http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/875Revista Brasileira do Caribe; v. 12, n. 23, jul./dez. 2011 : DOSSIÊ: Mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2012 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaranjo, Julio Moracén2016-10-11T10:58:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/875Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T10:58:40Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
title MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
spellingShingle MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
Naranjo, Julio Moracén
Teatro Negro
Gênero e identidade nas Américas e no Caribe
Diálogo cultural.
CDU
title_short MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
title_full MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
title_fullStr MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
title_full_unstemmed MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
title_sort MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre
author Naranjo, Julio Moracén
author_facet Naranjo, Julio Moracén
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naranjo, Julio Moracén
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Negro
Gênero e identidade nas Américas e no Caribe
Diálogo cultural.
CDU
topic Teatro Negro
Gênero e identidade nas Américas e no Caribe
Diálogo cultural.
CDU
description Este trabalho estuda a relação de gênero e sociedade em Cuba e Brasil apartir da análise de duas personagens femininos (Maria Antonia e Efigênia) em um cenário de referência do teatro negro caribenho, tomando como ponto de partida duas obras emblemáticas deste teatro: Sortilégio (1957), do autor brasileiro Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), do autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. Em relação às expressões construção de identidade, cidadania e contemporaneidade, estes personagens femininos são paradigmáticos para entender as relações de gênero nos dois paises, Cuba e Brasil, onde vemos recapitulando-se, tanto no plano dos grupos sociais como no plano dos individuos particulares, diversas passagens em diferentes níveis da construção de identidades femininas numa meta-reelaboraçao contínua de materiais simbólicos que transforman modos de ser, pensar e viver, “entre lugares” de culturas caribenhas transculturadas.Palavras-chave: Teatro Negro. Gênero e identidade nas Américas e no Caribe. Diálogo culturalResumenEste trabalho estudia la relación de género y sociedad en Cuba y Brasil a partir del análisis de dos personajes femeninos (Maria Antonia e Efigênia) en un escenario de referencia del teatro negro caribeño, tomando como punto de partida dos obras emblemáticas de este teatro: Sortilégio (1957), del autor brasileño Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), del autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. En relación a las expresiones construcción de identidad, ciudadanía y contemporaneidad, estos personajes femeninos son paradigmáticos para entender las relaciones de género en los dos paises, Cuba y Brasil, donde vemos que se recapitulan, tanto en el plano de los grupos sociales como en el plano de los individuos particulares, diversos pasajes en diferentes niveles de construcción de identidades femeninas en una meta-reelaboración continua de materiales simbólicos que transforman modos de ser, pensar e vivir, “entre lugares” de culturas caribeñas transculturadas.Palabras clave: Teatro Negro. Género e identidad en las Américas y en el Caribe. Diálogo culturalAbstractThis paper investigates the relationship of gender and society in in Cuba and Brazil from the analysis of two female characters (Maria Antonia and Efigênia) in a scenario of reference of Caribbean black threatre, taking as its point of departure two emblematic plays: Sortilégio (1957), by the Brazilian playwright Abdias do Nascimento and Maria Antonia (1967), by Cuban playwright the Eugenio Hernandez Espinosa. In relation to the expressions, construction of identity, citizenship, contemporaneity, these female characters provide paradigms for understanding gender relations in in both countries, Cuba and Brazil. This is summed up, in terms of both social groups and particular individuals, through diverse passages in the different levels of constructing feminine identity in a continuous meta- revamping of symbolic materials that transform ways of being, thinking and living “between places” of transcultured Caribbean cultures.Keywords: Black Theater. Gender and Identity in Americas and Caribbean. Cultural dialogue 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/875
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 12, n. 23, jul./dez. 2011 : DOSSIÊ: Mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321222233096192