LA “PRIMERA PIEDRA”: José Gómez Sicre y la fundación de los museos interamericanos de arte moderno de Cartagena y Barranquilla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armato, Alessandro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1127
Resumo: O artigo reconstrói a história do primeiro lançamento dos museus interamericanos de arte moderna de Cartagena de Índias e Barranquilla, as duas principais cidades do Caribe colombiano, que ocorreram respectivamente em 1959 e 1960, dentro do contexto histórico da Guerra fria e imediatamente após a vitória da revolução cubana. A hipótese é que tanto a ideia como o método que foi utilizado para chegar a criar as duas instituições, com suas respectivas coleções fundacionais de arte dos melhores artistas modernistas da região, não nasceram na Colômbia – país que acabava de sair de uma década de instabilidade política e que ainda não estava aberto à modernidade – e sim foi sugerido e colocado em prática principalmente por um estrangeiro, José Gómez Sicre, gestor cultural, curador e crítico de arte de origem cubano que dirigia o Departamento de Artes Visuais da Organização dos Estados Americanos (O.E.A) em Washington. Em sua inciativa, Gómez Sicre teve o respaldo de Marta Traba, outra estrangeira que desempenhou uma papel determinante na oficialização do modernismo na Colômbia.Palavras-chave: Museu de arte moderna. Modernismo. Caribe colombianoResumenEl artículo reconstruye la historia del primer lanzamiento de los museos interamericanos de arte moderno de Cartagena de Indias y Barranquilla, las dos principales ciudades del Caribe colombiano, que tuvieron lugar respectivamente en 1959 y 1960, en el contexto histórico de la guerra fría e inmediatamente después del éxito de la revolución cubana. La tesis es que tanto la idea como el método que se utilizó para llegar a crear ambas instituciones, con sus respectivas colecciones fundacionales de arte de los mejores artistas modernistas de la región, no nacieron en Colombia -país que acababa de salir de una década de inestabilidad política y que todavía no estaba abierto a la modernidad- sino que fueron sugeridos y puestos en práctica principalmente por un extranjero, José Gómez Sicre, gestor cultural, curador y crítico de arte de origen cubano que dirigía el Departamento de Artes Visuales de la Organización de Estados Americanos (O.E.A.) en Washington. En su iniciativa, Gómez Sicre tuvo el respaldo de Marta Traba, otra extranjera que tuvo un papel determinante en la oficialización del modernismo en Colombia.Palabras clave: Museo de arte moderno. Modernismo. Caribe colombianoAbstractThis article reconstructs the history of the first release of the Inter-American Museum of Modern Art in Cartagena de Indias and Barranquilla, the two main cities of the Colombian Caribbean, held in 1959 and 1960 in the historical context of the Cold War and immediately after the success of the Cuban revolution. The thesis is that both the idea and the method that was used in order to create two institutions, with their founding collections of art of the finest modernist artists of the region, not born in Colombia - a country that had just emerged from a decade of political instability and not yet open to modernity - but were suggested and implemented mainly by a foreigner, Jose Gomez Sicre, cultural manager, curator and art critic of Cuban origin who ran the Visual Arts Department of the Organization of American States (OAS) in Washington. On his initiative, Gómez Sicre was supported by Marta Traba, another foreigner who played a key role in the formalization of modernism in Colombia.Keywords: Museum of modern art. Artistic modernism. Colombian caribbean
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