LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662 |
Resumo: | Uma das personalidades musicais mais importantes que emergiram a partir da Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempenhou um papel-chave na evolução do reggae em seu estúdio Black Ark, como pioneiro no formato de remixagem conhecido como dub e como mentor de Bob Marley. O trabalho por ele realizado é cada vez mais uma referência para uma gama de artistas da música popular, de diversas vertentes, mas Perry também é um ser altamente enigmático que manteve aspectos de sua vida envoltos em mistério e seu comportamento bizarro e ritualístico há muito geram especulações sobre sua sanidade. Neste artigo, procuro contextualizar a peculiar visão de mundo de Scratch para enfatizar como as práticas culturais africanas que moldaram sua infância são cruciais para uma compreensão adequada de suas ações e que sua complexa evolução artística, envolvendo pontos de vista aparentemente contraditórios em relação à questão racial, são indicativos da natureza estilhaçada da psique pós-colonial jamaicana.Palavras-chave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidade Pós-colonialResumenUna de las personalidades musicales más importantes de Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempeñó un papel clave en la evolución del reggae en su estudio Black Ark, como pionero en el formato de mezclaje conocido como dub y como mentor de Bob Marley. El trabajo por él realizado es cada vez más una referencia para una gama de artistas de la música popular, de diversas vertientes mas, Perry también es un ser altamente enigmático que mantuvo aspectos de su vida envueltos en misterios y su comportamiento irascible y ritualístico hace mucho tiempo generó especulaciones sobre su sanidad mental. En este artículo procuro contextualizar la peculiar visión de mundo de Scratch para enfatizar como las prácticas afros que moldaron su infancia son cruciales para una comprensión adecuada de sus acciones y de su compleja evolución artística, incorporando puntos de vista aparentemente contradictorios en relación a la raza, son indicativos de la naturaleza fragmentada de la psiquis poscolonial jamaicana.Palabras clave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidad PoscolonialAbstractOne of the most important musical figures to emerge from Jamaica, Lee “Scratch” Perry played key roles in the evolution of reggae at his Black Ark studio, pioneering the remix format known as dub, and mentoring Bob Marley. His work is increasingly referenced by a range of popular artists in other fields, but Perry is also a highly enigmatic being that has kept aspects of his life shrouded in mystery, and his bizarre, ritualistic behaviour has long drawn speculation on his sanity. In this paper, I seek to contextualise Scratch’s peculiar worldview to emphasise that the African cultural practices that shaped his childhood are crucial to a proper understanding of his actions, and that his complex artistic evolution, involving seemingly contradictory views regarding race, are indicative of the shattered nature of the postcolonial Jamaican psyche.Keywords: Reggae. Dub. Jamaica. Post-colonial Identity |
id |
UFMA-6_375f4165d78fdd653e838f355b4142fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/662 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black ArkReggaeDubJamaicaIdentidade Pós-colonialIdentidade culturalCDUUma das personalidades musicais mais importantes que emergiram a partir da Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempenhou um papel-chave na evolução do reggae em seu estúdio Black Ark, como pioneiro no formato de remixagem conhecido como dub e como mentor de Bob Marley. O trabalho por ele realizado é cada vez mais uma referência para uma gama de artistas da música popular, de diversas vertentes, mas Perry também é um ser altamente enigmático que manteve aspectos de sua vida envoltos em mistério e seu comportamento bizarro e ritualístico há muito geram especulações sobre sua sanidade. Neste artigo, procuro contextualizar a peculiar visão de mundo de Scratch para enfatizar como as práticas culturais africanas que moldaram sua infância são cruciais para uma compreensão adequada de suas ações e que sua complexa evolução artística, envolvendo pontos de vista aparentemente contraditórios em relação à questão racial, são indicativos da natureza estilhaçada da psique pós-colonial jamaicana.Palavras-chave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidade Pós-colonialResumenUna de las personalidades musicales más importantes de Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempeñó un papel clave en la evolución del reggae en su estudio Black Ark, como pionero en el formato de mezclaje conocido como dub y como mentor de Bob Marley. El trabajo por él realizado es cada vez más una referencia para una gama de artistas de la música popular, de diversas vertientes mas, Perry también es un ser altamente enigmático que mantuvo aspectos de su vida envueltos en misterios y su comportamiento irascible y ritualístico hace mucho tiempo generó especulaciones sobre su sanidad mental. En este artículo procuro contextualizar la peculiar visión de mundo de Scratch para enfatizar como las prácticas afros que moldaron su infancia son cruciales para una comprensión adecuada de sus acciones y de su compleja evolución artística, incorporando puntos de vista aparentemente contradictorios en relación a la raza, son indicativos de la naturaleza fragmentada de la psiquis poscolonial jamaicana.Palabras clave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidad PoscolonialAbstractOne of the most important musical figures to emerge from Jamaica, Lee “Scratch” Perry played key roles in the evolution of reggae at his Black Ark studio, pioneering the remix format known as dub, and mentoring Bob Marley. His work is increasingly referenced by a range of popular artists in other fields, but Perry is also a highly enigmatic being that has kept aspects of his life shrouded in mystery, and his bizarre, ritualistic behaviour has long drawn speculation on his sanity. In this paper, I seek to contextualise Scratch’s peculiar worldview to emphasise that the African cultural practices that shaped his childhood are crucial to a proper understanding of his actions, and that his complex artistic evolution, involving seemingly contradictory views regarding race, are indicative of the shattered nature of the postcolonial Jamaican psyche.Keywords: Reggae. Dub. Jamaica. Post-colonial IdentityUniversidade Federal do Maranhão2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662/419Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKatz, David2016-10-11T14:01:10Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/662Revistahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/PUBhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T14:01:10Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
title |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
spellingShingle |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark Katz, David Reggae Dub Jamaica Identidade Pós-colonial Identidade cultural CDU |
title_short |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
title_full |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
title_fullStr |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
title_full_unstemmed |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
title_sort |
LEE “SCRATCH” PERRY: xamã musical da Jamaica, o homem-espírito da Black Ark |
author |
Katz, David |
author_facet |
Katz, David |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katz, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reggae Dub Jamaica Identidade Pós-colonial Identidade cultural CDU |
topic |
Reggae Dub Jamaica Identidade Pós-colonial Identidade cultural CDU |
description |
Uma das personalidades musicais mais importantes que emergiram a partir da Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempenhou um papel-chave na evolução do reggae em seu estúdio Black Ark, como pioneiro no formato de remixagem conhecido como dub e como mentor de Bob Marley. O trabalho por ele realizado é cada vez mais uma referência para uma gama de artistas da música popular, de diversas vertentes, mas Perry também é um ser altamente enigmático que manteve aspectos de sua vida envoltos em mistério e seu comportamento bizarro e ritualístico há muito geram especulações sobre sua sanidade. Neste artigo, procuro contextualizar a peculiar visão de mundo de Scratch para enfatizar como as práticas culturais africanas que moldaram sua infância são cruciais para uma compreensão adequada de suas ações e que sua complexa evolução artística, envolvendo pontos de vista aparentemente contraditórios em relação à questão racial, são indicativos da natureza estilhaçada da psique pós-colonial jamaicana.Palavras-chave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidade Pós-colonialResumenUna de las personalidades musicales más importantes de Jamaica, Lee “Scratch” Perry desempeñó un papel clave en la evolución del reggae en su estudio Black Ark, como pionero en el formato de mezclaje conocido como dub y como mentor de Bob Marley. El trabajo por él realizado es cada vez más una referencia para una gama de artistas de la música popular, de diversas vertientes mas, Perry también es un ser altamente enigmático que mantuvo aspectos de su vida envueltos en misterios y su comportamiento irascible y ritualístico hace mucho tiempo generó especulaciones sobre su sanidad mental. En este artículo procuro contextualizar la peculiar visión de mundo de Scratch para enfatizar como las prácticas afros que moldaron su infancia son cruciales para una comprensión adecuada de sus acciones y de su compleja evolución artística, incorporando puntos de vista aparentemente contradictorios en relación a la raza, son indicativos de la naturaleza fragmentada de la psiquis poscolonial jamaicana.Palabras clave: Reggae. Dub. Jamaica. Identidad PoscolonialAbstractOne of the most important musical figures to emerge from Jamaica, Lee “Scratch” Perry played key roles in the evolution of reggae at his Black Ark studio, pioneering the remix format known as dub, and mentoring Bob Marley. His work is increasingly referenced by a range of popular artists in other fields, but Perry is also a highly enigmatic being that has kept aspects of his life shrouded in mystery, and his bizarre, ritualistic behaviour has long drawn speculation on his sanity. In this paper, I seek to contextualise Scratch’s peculiar worldview to emphasise that the African cultural practices that shaped his childhood are crucial to a proper understanding of his actions, and that his complex artistic evolution, involving seemingly contradictory views regarding race, are indicative of the shattered nature of the postcolonial Jamaican psyche.Keywords: Reggae. Dub. Jamaica. Post-colonial Identity |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/662/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1809737858092630016 |