OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502 |
Resumo: | As artes visuais como a fotografia e o vídeo têm sido o suporte da pós-modernidade ao sugerir e provocar novas leituras. Os carnavais de Barranquilla como expressão popular, conformam o fenômeno de caráter cultural que se transforma como a sociedade que lhe contêm. Seu estudo desde a fotografia propõe outras formas narrativas e reflexivas sobre o que na atualidade é assunto fértil de discussão, não apenas ao redor das práticas e usos do patrimônio cultural, também sobre as influências de outros campos do conhecimento, como as artes visuais, para observar as festas.Palavras-chave: Fotografia. Artes visuais. Carnaval. BarranquillaResumenLos medios como la fotografía y el video han sido el soporte de la posmodernidad, al sugerir e incluso provocar nuevas lecturas. Los carnavales de Barranquilla como expresión popular, conforman un fenómeno de carácter cultural que cambia como la sociedad misma que le alberga. Su estudio desde la fotografía propone otras formas narrativas y reflexivas sobre lo que en la actualidad es materia fértil de discusión, no sólo alrededor de las prácticas y usos del patrimonio cultural, sino sobre las influencias de otros campos del conocimiento, como las artes visuales, para mirar a las fiestas.Palabras claves: Fotografía. Artes visuales. Carnaval. BarranquillaAbstractThe media as photography and video have been the mainstay of postmodernism, and even lead to suggest new readings. The Carnival of Barranquilla as popular expression, form a cultural phenomenon that change as a society to which they belong. His study from photography, proposes other narrative forms reflective of what is now a fertile material for discussion, not only about the practices and uses of cultural heritage, but the influences of other fields knowledge, including the visual arts, to look at the festivities.Keywords: Photography. Visual arts. Carnival. Barranquilla |
id |
UFMA-6_44178f6643914d5db26f5698b0875bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7502 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festiveArtes visuaisCarnavalAs artes visuais como a fotografia e o vídeo têm sido o suporte da pós-modernidade ao sugerir e provocar novas leituras. Os carnavais de Barranquilla como expressão popular, conformam o fenômeno de caráter cultural que se transforma como a sociedade que lhe contêm. Seu estudo desde a fotografia propõe outras formas narrativas e reflexivas sobre o que na atualidade é assunto fértil de discussão, não apenas ao redor das práticas e usos do patrimônio cultural, também sobre as influências de outros campos do conhecimento, como as artes visuais, para observar as festas.Palavras-chave: Fotografia. Artes visuais. Carnaval. BarranquillaResumenLos medios como la fotografía y el video han sido el soporte de la posmodernidad, al sugerir e incluso provocar nuevas lecturas. Los carnavales de Barranquilla como expresión popular, conforman un fenómeno de carácter cultural que cambia como la sociedad misma que le alberga. Su estudio desde la fotografía propone otras formas narrativas y reflexivas sobre lo que en la actualidad es materia fértil de discusión, no sólo alrededor de las prácticas y usos del patrimonio cultural, sino sobre las influencias de otros campos del conocimiento, como las artes visuales, para mirar a las fiestas.Palabras claves: Fotografía. Artes visuales. Carnaval. BarranquillaAbstractThe media as photography and video have been the mainstay of postmodernism, and even lead to suggest new readings. The Carnival of Barranquilla as popular expression, form a cultural phenomenon that change as a society to which they belong. His study from photography, proposes other narrative forms reflective of what is now a fertile material for discussion, not only about the practices and uses of cultural heritage, but the influences of other fields knowledge, including the visual arts, to look at the festivities.Keywords: Photography. Visual arts. Carnival. BarranquillaUniversidade Federal do Maranhão2017-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502/4576Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCueto, Danny Armando González2018-12-26T12:52:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7502Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-12-26T12:52:12Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
title |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
spellingShingle |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive Cueto, Danny Armando González Artes visuais Carnaval |
title_short |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
title_full |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
title_fullStr |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
title_full_unstemmed |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
title_sort |
OS FOTÓGRAFOS DO CARNAVAL DE BARRANQUILLA: Notas para uma história da mirada ao festivo/ PHOTOGRAPHERS OF THE CARNIVAL OF BARRANQUILLA: Notes for a history from a look to the festive |
author |
Cueto, Danny Armando González |
author_facet |
Cueto, Danny Armando González |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cueto, Danny Armando González |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Carnaval |
topic |
Artes visuais Carnaval |
description |
As artes visuais como a fotografia e o vídeo têm sido o suporte da pós-modernidade ao sugerir e provocar novas leituras. Os carnavais de Barranquilla como expressão popular, conformam o fenômeno de caráter cultural que se transforma como a sociedade que lhe contêm. Seu estudo desde a fotografia propõe outras formas narrativas e reflexivas sobre o que na atualidade é assunto fértil de discussão, não apenas ao redor das práticas e usos do patrimônio cultural, também sobre as influências de outros campos do conhecimento, como as artes visuais, para observar as festas.Palavras-chave: Fotografia. Artes visuais. Carnaval. BarranquillaResumenLos medios como la fotografía y el video han sido el soporte de la posmodernidad, al sugerir e incluso provocar nuevas lecturas. Los carnavales de Barranquilla como expresión popular, conforman un fenómeno de carácter cultural que cambia como la sociedad misma que le alberga. Su estudio desde la fotografía propone otras formas narrativas y reflexivas sobre lo que en la actualidad es materia fértil de discusión, no sólo alrededor de las prácticas y usos del patrimonio cultural, sino sobre las influencias de otros campos del conocimiento, como las artes visuales, para mirar a las fiestas.Palabras claves: Fotografía. Artes visuales. Carnaval. BarranquillaAbstractThe media as photography and video have been the mainstay of postmodernism, and even lead to suggest new readings. The Carnival of Barranquilla as popular expression, form a cultural phenomenon that change as a society to which they belong. His study from photography, proposes other narrative forms reflective of what is now a fertile material for discussion, not only about the practices and uses of cultural heritage, but the influences of other fields knowledge, including the visual arts, to look at the festivities.Keywords: Photography. Visual arts. Carnival. Barranquilla |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7502/4576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 18, n. 34, jan./jun. 2017: DOSSIÊ: Carnaval e Ritmo 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1798321223818543104 |