AS TRANSFORMAÇÕES DO REGGAE JAMAICANO NO BRASIL: o caso do xote nordestino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2455 |
Resumo: | O reggae Jamaicano teve uma grande receptividade entre os músicos brasileiros e uma das primeiras conseqüências dessa interação foi o sucesso do estilo criado na Bahia pelo grupo Olodum, chamado samba-reggae nos primórdios dos anos 1980. No entanto, as influências deste gênero musical não se restringiram a este fenômeno e vários grupos de rock brasileiro começaram a adotar os padrões rítmicos que caracterizam a “batida” ou a “levada” do reggae. Além disso, fora do âmbito do rock ou da música Afro-Brasileira, surgem, no final dos anos 1990, grupos de Forró formado por estudantes universitários paulistas que praticam um estilo de xote nordestino fortemente influenciado pela “batida” do reggae. O presente trabalho tem por objetivo analisar esta trajetória do Reggae no Brasil, considerando a migração musical, a influência do reggae no rock brasileiro e no xote nordestino praticado na cidade de São Paulo. A questão de fundo é a formação de novas identidades e os significados/conseqüências destas formações no âmbito musical e das relações sociais.Palavras-chave: Reggae. Xote. Classes sociaisResumenEl reggae jamaicano tuvo una gran receptividad entre los músicos brasileños y una de las primeras consecuencias de esa interacción fue el éxito del estilo creado en Bahía por el grupo Olodum llamado samba-reggae en los inicios de los años 80. Mientras tanto, las influencias de este género musical se extendieron hasta el rock brasileño que comenzó a adoptar los padrones rítmicos que caracterizan el toque o la “levada” del reggae. Además, fuera del ámbito del rock o de la música Afro-Brasileña, surgen, a finales de los años 90, grupos de Forró formados por Estudiantes universitarios paulistas que practican un estilo de xote nordestino fuertemente influenciado por el toque del reggae. El presente artículo tiene por objetivo analizar esta trayectoria del Reggae en Brasil considerando la migración musical, la influencia del reggae em el rock brasileño, y em el xote nordestino practicado en la ciudad de São Paulo. La cuestión de fondo es la formación de nuevas identidades y los significados/consecuencias de estas formaciones en el ámbito musical y en las relaciones sociales.Palabras claves: Reggae. Xote. Clases socialesAbstractBrazilian musicians embraced the Jamaican reggae enthusiastically, and one of the first consequences of this interaction was the style created in Bahia by Olodum group called samba-reggae in the early 1980s. Nevertheless, the influences of Jamaican reggae were not restricted to this case and many groups o Brazilian rock started to use reggae’s beat or swing. Beyond that, outside the rock or the Afro- Brazilian scene, at the end of the 1990s Forró groups of university students from São Paulo began to play a style of Northeastern xote deeply influenced by reggae’s beat. This work’s main aim is to analyze the trajectory of reggae in Brazil, considering the musical migration (the Jamaican reggae in Brazil, the North Eastern xote in São Paulo) and the human migration (the Northeastern in São Paulo) represented in a third component: the university student from São Paulo. The fundamental question is the formation of new identities in the elements involved and the meanings and consequences of these formations in the music and ethnic realm.Keywords: Reggae. Xote. Social strata |
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