NÃO ESQUECER/ DO NOT FORGET
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10047 |
Resumo: | Este artigo discute a memória em um momento específico de Cem anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques. Momento esse que narra a peste da insônia e seus desdobramentos, sobretudo o esquecimento.Ele discute três modos de preservar a memória. O primeiro é a partir do decalque em que os moradores de Macondo vão etiquetando os objetos e animais com seus nomes, funções e sentimentos, numa tentativa de preservar seus usos práticos. O segundo é o da leitura das cartas de baralho, em que Pilar Ternera lê, de modo vago, o passado. Têm-se modos de inventar uma memória. O último é o “dicionário giratório”, uma máquina que traria os conhecimentos elementares para que os cidadãos de Macondo pudessem, brevemente, acessar.Palavras-chave: Cem anos de solidão. Memória. EsquecimentoResumenEste artículo discute la memoria en un momento específico de Cien años de soledad de Gabriel García Marques. Momento ese en que se narra la peste del insomnio y sus desdoblamientos, sobre todo el olvido. Él discute trés modos de preservar la memoria. El primero es a partir de las etiquetas que los moradores de Macondo van etiquetando los objetos y animales con sus nombres, funciones y sentimientos, en un intento de preservar sus usos prácticos. El segundo es el de la lectura de las cartas de baraja, en que Pilar Ternera lee, de modo vago, el pasado. Se tienen modos de inventar una memoria. El último es el "diccionario giratorio", una máquina que traería los conocimientos elementales para que los ciudadanos de Macondo pudieran, brevemente, acceder.Palabras clave: Cien años de soledad. Memoria. OlvidoAbstractThis article discusses memory at a specific moment of One Hundred Years of Solitude by Gabriel Garcia Marques. Moment that tells the plague of insomnia and its unfolding, above all the forgetfulness. It discusses three modes to preserve memory. The first is from the decal in that the residents of Macondo go labeling objects and animals with their names, functions and feelings, in an attempt to preserve their practical uses. The second is the reading of the playing cards, in that Pilar Ternera reads, vaguely, the past. It has been modes of inventing a memory. The latter is the "rotary dictionary," a machine that would bring elemental knowledge so that the citizens of Macondo could, briefly, to access.Keywords: One hundred years of solitude. Memory. Forgetfulness |
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