FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastor, Brigida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/3375
Resumo: Meu trabalho pretende explorar a situação opressiva que certos grupos minoritários como os homossexuais sofreram durante os anos setenta em Cuba. Para ilustrar este tema selecionei o filme cubano Fresa y Chocolate (1993) – dirigido por Tomás Gutiérrez Alca e Juan Carlos Tabío, baseado no conto do escritor cubano Senel Paz, El lobo, el bosque y el hombre nuevo – para examinar a posição do grupo de homossexuais no contexto sócio-político do período pós-revolucionário; proponho discutir o trabalho injusto aos homens marginalizados e o efeito negativo que isto representa para toda a sociedade. O filme é um protesto contra as normas opressivas, evidente não só através da voz dos personagens, como também, indiretamente, através de situações e imagens que expressam suas desgraças, ansiedades e desejos frustrados. Minha análise se centrará particularmente em como os homossexuais na Cuba pós-revolucionária tiveram que lutar contra uma sociedade arraigadamente machista e o dogmatismo político de um regime ditatorial. Em suma, Fresa y chocolate propõe uma revisão dos valores predominantes na sociedade cubana e por sua vez tenta reafirmar uma identidade nacional que inclua todos os sabores, opções e interpretações da existência humana.ABSTRACT This study aims to explore the issues which faced Cuba’s minority groups during the worst years of anti-gay repression in the 1970s. I will use the portrayal of homosexuality in the Cuban film Fresa y Chocolate (1993) by Tomás Gutiérrez Alea and Juan Carlos Tabio to examine the position of this group in the social and policial context of the post-revolutionary period and will argue how the theme of homosexuality is used as an analogy for the unjust treatment of any marginal individual in culture ando f the detrimental effect this can have on the whole society. The film is an evident protest against oppressive normas, not only through the voices of the characters, but also indirectly through situations and images that express the misfortunes, concerns and frustrated desires of the characters. Special consideration will be given to how gays had to contend with the traditional cultural values of a macho society in revolutionary Cuba. I also sim to show how this film highlights the lack of recognition of, and the failure to give equal value to the “other”, different, but equally valid member of society, a condition that constitutes a central defect of cultural life. All and all, the film proposes a revision of the values that predominated in Cuban life at that time and attempts to reaffirm a national identity that could include all flavours, options and interpretations of human existence.
id UFMA-6_a172a9d2c368839097c15230544178bf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3375
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIAFilmeDesigualdadeCubaFresa y ChocolateMeu trabalho pretende explorar a situação opressiva que certos grupos minoritários como os homossexuais sofreram durante os anos setenta em Cuba. Para ilustrar este tema selecionei o filme cubano Fresa y Chocolate (1993) – dirigido por Tomás Gutiérrez Alca e Juan Carlos Tabío, baseado no conto do escritor cubano Senel Paz, El lobo, el bosque y el hombre nuevo – para examinar a posição do grupo de homossexuais no contexto sócio-político do período pós-revolucionário; proponho discutir o trabalho injusto aos homens marginalizados e o efeito negativo que isto representa para toda a sociedade. O filme é um protesto contra as normas opressivas, evidente não só através da voz dos personagens, como também, indiretamente, através de situações e imagens que expressam suas desgraças, ansiedades e desejos frustrados. Minha análise se centrará particularmente em como os homossexuais na Cuba pós-revolucionária tiveram que lutar contra uma sociedade arraigadamente machista e o dogmatismo político de um regime ditatorial. Em suma, Fresa y chocolate propõe uma revisão dos valores predominantes na sociedade cubana e por sua vez tenta reafirmar uma identidade nacional que inclua todos os sabores, opções e interpretações da existência humana.ABSTRACT This study aims to explore the issues which faced Cuba’s minority groups during the worst years of anti-gay repression in the 1970s. I will use the portrayal of homosexuality in the Cuban film Fresa y Chocolate (1993) by Tomás Gutiérrez Alea and Juan Carlos Tabio to examine the position of this group in the social and policial context of the post-revolutionary period and will argue how the theme of homosexuality is used as an analogy for the unjust treatment of any marginal individual in culture ando f the detrimental effect this can have on the whole society. The film is an evident protest against oppressive normas, not only through the voices of the characters, but also indirectly through situations and images that express the misfortunes, concerns and frustrated desires of the characters. Special consideration will be given to how gays had to contend with the traditional cultural values of a macho society in revolutionary Cuba. I also sim to show how this film highlights the lack of recognition of, and the failure to give equal value to the “other”, different, but equally valid member of society, a condition that constitutes a central defect of cultural life. All and all, the film proposes a revision of the values that predominated in Cuban life at that time and attempts to reaffirm a national identity that could include all flavours, options and interpretations of human existence.Universidade Federal do Maranhão2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/3375Revista Brasileira do Caribe; v. 01, n. 02, jan./jun. 20011984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPastor, Brigida2018-10-01T10:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3375Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2018-10-01T10:29:33Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
title FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
spellingShingle FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
Pastor, Brigida
Filme
Desigualdade
Cuba
Fresa y Chocolate
title_short FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
title_full FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
title_fullStr FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
title_full_unstemmed FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
title_sort FRESA Y CHOCOLATE Y LA LEGITIMIDAD DE LA DIFERENCIA
author Pastor, Brigida
author_facet Pastor, Brigida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastor, Brigida
dc.subject.por.fl_str_mv Filme
Desigualdade
Cuba
Fresa y Chocolate
topic Filme
Desigualdade
Cuba
Fresa y Chocolate
description Meu trabalho pretende explorar a situação opressiva que certos grupos minoritários como os homossexuais sofreram durante os anos setenta em Cuba. Para ilustrar este tema selecionei o filme cubano Fresa y Chocolate (1993) – dirigido por Tomás Gutiérrez Alca e Juan Carlos Tabío, baseado no conto do escritor cubano Senel Paz, El lobo, el bosque y el hombre nuevo – para examinar a posição do grupo de homossexuais no contexto sócio-político do período pós-revolucionário; proponho discutir o trabalho injusto aos homens marginalizados e o efeito negativo que isto representa para toda a sociedade. O filme é um protesto contra as normas opressivas, evidente não só através da voz dos personagens, como também, indiretamente, através de situações e imagens que expressam suas desgraças, ansiedades e desejos frustrados. Minha análise se centrará particularmente em como os homossexuais na Cuba pós-revolucionária tiveram que lutar contra uma sociedade arraigadamente machista e o dogmatismo político de um regime ditatorial. Em suma, Fresa y chocolate propõe uma revisão dos valores predominantes na sociedade cubana e por sua vez tenta reafirmar uma identidade nacional que inclua todos os sabores, opções e interpretações da existência humana.ABSTRACT This study aims to explore the issues which faced Cuba’s minority groups during the worst years of anti-gay repression in the 1970s. I will use the portrayal of homosexuality in the Cuban film Fresa y Chocolate (1993) by Tomás Gutiérrez Alea and Juan Carlos Tabio to examine the position of this group in the social and policial context of the post-revolutionary period and will argue how the theme of homosexuality is used as an analogy for the unjust treatment of any marginal individual in culture ando f the detrimental effect this can have on the whole society. The film is an evident protest against oppressive normas, not only through the voices of the characters, but also indirectly through situations and images that express the misfortunes, concerns and frustrated desires of the characters. Special consideration will be given to how gays had to contend with the traditional cultural values of a macho society in revolutionary Cuba. I also sim to show how this film highlights the lack of recognition of, and the failure to give equal value to the “other”, different, but equally valid member of society, a condition that constitutes a central defect of cultural life. All and all, the film proposes a revision of the values that predominated in Cuban life at that time and attempts to reaffirm a national identity that could include all flavours, options and interpretations of human existence.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/3375
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/3375
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 01, n. 02, jan./jun. 2001
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223686422528