ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappucci, Maria Angela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2453
Resumo: Considerado um autor regional até pouco tempo antes de ganhar o Prêmio Nobel em 1992, com o épico de poesias Omeros, Derek Walcott, autor creole do Caribe Britânico, foi beneficiado pela globalização, após produzir uma obra literário-poética e pictórica significativa do imaginário do século XX, fragmentado por incursões pós-modernas, exigindo leituras para além dos “binarismos” primários de poder (Homi Bhabha). O estudo iconográfico que pretendemos, utilizando como ponto de partida seu livro Omeros e suas pinturas produzidas entre os anos de 1990 e 2006, busca ultrapassar a limitação da pesquisa iconográfica e iconológica, detectada nos últimos anos, por autores como Peter Burke, não só para reexaminar e reavaliar o imaginário de nossa época, como para evidenciar uma espécie de síntese humanística voltada para o diálogo entre os povos, em meio a outras abordagens. O entrecruzamento de fontes orais, pictóricas e literárias, visando a ampliação de perspectivas, tão bem defendido por Michel Vovelle, denota tanto a presença de alguns paradigmas e métodos conflitantes na abordagem da imagem e da linguagem, como justifica a pesquisa diante da escassez de trabalhos históricos nessa área, sugerindo novas análises.Palavras-chave: Derek Walcott. Poesia. Prosa. Imaginário. CaribeResumenDerek Walkott fue considerado un autor regional hasta obtener el Premio Nobel de Literatura en 1992 con su obra Omeros. El estudio que proponemos pretende trascender la investigación Iconográfica, aunque está apoyado en sus pinturas producidas entre 1990 y 2006. Se trata de contrastar fuentes pictóricas y literárias enfrentando paradigmas y utilizando variados métodos en la búsqueda de uma ampliación de perspectivas de la propia Historia.Palavras claves: Derek Walkott. Poesía. Prosa. Imaginário. Pintura. CaribeAbstractConsidered a regional author until he was awarded the Nobel Prize in 1992 for his epic poetry Omero, Derek Walcott, a Creole writer and painter, benefited from globalization after producing a significant literary-poetic and artistic work about the twentieth-century imaginary, fragmented by post-moderns influences, demanding interpretations beyond primary ‘binarisms’ of power (Homi Bhabha). The iconography study that we propose, using as starting-point his book Omero and his paintings produced between 1990 and 2006, attempts to go beyond the iconographic and iconological research of the recent years, conducted by Peter Burke; it aims not only to re-examine and re-evaluate the imaginary’s epoch, but also to give evidence of a kind of humanistic synthesis directed to the dialogue between peoples, among other approaches. The intertwining of oral, pictorial and literary sources, with the aim to increase perspectives, as it has been supported by Michel Vovelle, denotes the presence of some paradigms and conflicting methods with the aim to increase perspectives, conflictive methods in the approach of image and language. The lack of historical studies in this area justifies the proposed research, with the proposal of new analyses.Keywords: Derek Walcott. Poetry. Prose. Painting. Imaginary. Caribbean
id UFMA-6_a7db7c34d21d7d3f7be8f075702350e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2453
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTTDerek WalcottPoesiaProsaImaginárioCaribeConsiderado um autor regional até pouco tempo antes de ganhar o Prêmio Nobel em 1992, com o épico de poesias Omeros, Derek Walcott, autor creole do Caribe Britânico, foi beneficiado pela globalização, após produzir uma obra literário-poética e pictórica significativa do imaginário do século XX, fragmentado por incursões pós-modernas, exigindo leituras para além dos “binarismos” primários de poder (Homi Bhabha). O estudo iconográfico que pretendemos, utilizando como ponto de partida seu livro Omeros e suas pinturas produzidas entre os anos de 1990 e 2006, busca ultrapassar a limitação da pesquisa iconográfica e iconológica, detectada nos últimos anos, por autores como Peter Burke, não só para reexaminar e reavaliar o imaginário de nossa época, como para evidenciar uma espécie de síntese humanística voltada para o diálogo entre os povos, em meio a outras abordagens. O entrecruzamento de fontes orais, pictóricas e literárias, visando a ampliação de perspectivas, tão bem defendido por Michel Vovelle, denota tanto a presença de alguns paradigmas e métodos conflitantes na abordagem da imagem e da linguagem, como justifica a pesquisa diante da escassez de trabalhos históricos nessa área, sugerindo novas análises.Palavras-chave: Derek Walcott. Poesia. Prosa. Imaginário. CaribeResumenDerek Walkott fue considerado un autor regional hasta obtener el Premio Nobel de Literatura en 1992 con su obra Omeros. El estudio que proponemos pretende trascender la investigación Iconográfica, aunque está apoyado en sus pinturas producidas entre 1990 y 2006. Se trata de contrastar fuentes pictóricas y literárias enfrentando paradigmas y utilizando variados métodos en la búsqueda de uma ampliación de perspectivas de la propia Historia.Palavras claves: Derek Walkott. Poesía. Prosa. Imaginário. Pintura. CaribeAbstractConsidered a regional author until he was awarded the Nobel Prize in 1992 for his epic poetry Omero, Derek Walcott, a Creole writer and painter, benefited from globalization after producing a significant literary-poetic and artistic work about the twentieth-century imaginary, fragmented by post-moderns influences, demanding interpretations beyond primary ‘binarisms’ of power (Homi Bhabha). The iconography study that we propose, using as starting-point his book Omero and his paintings produced between 1990 and 2006, attempts to go beyond the iconographic and iconological research of the recent years, conducted by Peter Burke; it aims not only to re-examine and re-evaluate the imaginary’s epoch, but also to give evidence of a kind of humanistic synthesis directed to the dialogue between peoples, among other approaches. The intertwining of oral, pictorial and literary sources, with the aim to increase perspectives, as it has been supported by Michel Vovelle, denotes the presence of some paradigms and conflicting methods with the aim to increase perspectives, conflictive methods in the approach of image and language. The lack of historical studies in this area justifies the proposed research, with the proposal of new analyses.Keywords: Derek Walcott. Poetry. Prose. Painting. Imaginary. CaribbeanUniversidade Federal do Maranhão2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2453Revista Brasileira do Caribe; v. 07, n. 14, jan./jun. 20071984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCappucci, Maria Angela2016-10-11T11:25:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2453Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:25:02Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
title ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
spellingShingle ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
Cappucci, Maria Angela
Derek Walcott
Poesia
Prosa
Imaginário
Caribe
title_short ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
title_full ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
title_fullStr ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
title_full_unstemmed ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
title_sort ICONOGRAFIA E HISTÓRIA NA LITERATURA DE DEREK WALCOTT
author Cappucci, Maria Angela
author_facet Cappucci, Maria Angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappucci, Maria Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Derek Walcott
Poesia
Prosa
Imaginário
Caribe
topic Derek Walcott
Poesia
Prosa
Imaginário
Caribe
description Considerado um autor regional até pouco tempo antes de ganhar o Prêmio Nobel em 1992, com o épico de poesias Omeros, Derek Walcott, autor creole do Caribe Britânico, foi beneficiado pela globalização, após produzir uma obra literário-poética e pictórica significativa do imaginário do século XX, fragmentado por incursões pós-modernas, exigindo leituras para além dos “binarismos” primários de poder (Homi Bhabha). O estudo iconográfico que pretendemos, utilizando como ponto de partida seu livro Omeros e suas pinturas produzidas entre os anos de 1990 e 2006, busca ultrapassar a limitação da pesquisa iconográfica e iconológica, detectada nos últimos anos, por autores como Peter Burke, não só para reexaminar e reavaliar o imaginário de nossa época, como para evidenciar uma espécie de síntese humanística voltada para o diálogo entre os povos, em meio a outras abordagens. O entrecruzamento de fontes orais, pictóricas e literárias, visando a ampliação de perspectivas, tão bem defendido por Michel Vovelle, denota tanto a presença de alguns paradigmas e métodos conflitantes na abordagem da imagem e da linguagem, como justifica a pesquisa diante da escassez de trabalhos históricos nessa área, sugerindo novas análises.Palavras-chave: Derek Walcott. Poesia. Prosa. Imaginário. CaribeResumenDerek Walkott fue considerado un autor regional hasta obtener el Premio Nobel de Literatura en 1992 con su obra Omeros. El estudio que proponemos pretende trascender la investigación Iconográfica, aunque está apoyado en sus pinturas producidas entre 1990 y 2006. Se trata de contrastar fuentes pictóricas y literárias enfrentando paradigmas y utilizando variados métodos en la búsqueda de uma ampliación de perspectivas de la propia Historia.Palavras claves: Derek Walkott. Poesía. Prosa. Imaginário. Pintura. CaribeAbstractConsidered a regional author until he was awarded the Nobel Prize in 1992 for his epic poetry Omero, Derek Walcott, a Creole writer and painter, benefited from globalization after producing a significant literary-poetic and artistic work about the twentieth-century imaginary, fragmented by post-moderns influences, demanding interpretations beyond primary ‘binarisms’ of power (Homi Bhabha). The iconography study that we propose, using as starting-point his book Omero and his paintings produced between 1990 and 2006, attempts to go beyond the iconographic and iconological research of the recent years, conducted by Peter Burke; it aims not only to re-examine and re-evaluate the imaginary’s epoch, but also to give evidence of a kind of humanistic synthesis directed to the dialogue between peoples, among other approaches. The intertwining of oral, pictorial and literary sources, with the aim to increase perspectives, as it has been supported by Michel Vovelle, denotes the presence of some paradigms and conflicting methods with the aim to increase perspectives, conflictive methods in the approach of image and language. The lack of historical studies in this area justifies the proposed research, with the proposal of new analyses.Keywords: Derek Walcott. Poetry. Prose. Painting. Imaginary. Caribbean
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2453
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 07, n. 14, jan./jun. 2007
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223173668864