¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cubas Hérnández, Pedro Alexander
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659
Resumo: O objetivo deste ensaio experimental é refl etir através da pintura acadêmica, como lugar de enunciação, sobre um fragmento da variedade de discursos sobre a liberdade em Cuba, que dialogam com a exclamação “Viva Cuba Livre!”, proferida pelos mambises durante as guerras de independência do século XIX. O marco histórico selecionado é a Primeira República (1902 – 1940), cujos governos destacavam o legado heroico das revoluciones anticoloniais oitocentistas. As manifestações culturais, como as artes plásticas, mostram a importância dos processos históricos revolucionários. Nesse sentido, é possível refl etir em que medida as ideias de liberdade estão presentes na cultura. Neste ensaio serão analisadas as contribuições dos pintores cubanos Menocal, Valderrama e Hernández Giró, que foram exibidas na época de auge das composições acadêmicas, ou seja, nas primeiras décadas do século XX. Palavras-chave: Liberdade, pintura acadêmica, Primeira República El objetivo de este ensayo experimental es refl exionar a través de la pintura académica, como lugar de enunciación, sobre un fragmento de la variedad de discursos sobre la libertad en Cuba, que dialogan con la exclamación “¡Viva Cuba Libre!”, proferida por los mambises durante las guerras de independencia del siglo XIX. El marco histórico seleccionado es la Primera República (1902 – 1940), cuyos gobernantes exaltaban el legado heroico de las revoluciones decimonónicas. Las manifestaciones culturales, como las artes plásticas, refl ejan la importancia de los procesos históricos revolucionarios. En ese sentido es posible refl exionar en qué medida las ideas de libertad están presentes en la cultura. En este ensayo analizaré las contribuciones de artistas como Menocal, Valderrama y Hernández Giró, que fueron divulgadas en la época de auge de las composiciones académicas cubanas durante las primeras décadas del siglo XX. Palabras clave: Libertad, pintura académica, Primera República LONG LIVE FREE CUBA! Discourses about freedom in the academic paint of Cuban First Republic The purpose of this experimental essay is to analyze discourses about Cuba’s freedom, in connection to the political slogan: “Cuba Libre!”. The slogan was coined by Cuban mambises during independence wars at XIX century. I chose academic paintings as locus of enunciation in this essay because the historic theme is highlighted in some famous Cuban paintings. During the First Republic (1902-1940), governments often exalted the heroic legacy of the anti-colonial revolutions of nineteenth century. During that period, cultural manifestations refl ect the importance of revolutionary historical processes. In this sense, it possible to examine how ideas of freedom are present in culture. In this essay, I will analyze some paintings of Menocal, Valderrama and Hernández Giró. These painting were exhibit during the heyday epoch of academic compositions in the First Republic. Keywords: Freedom, academic paint, First Republic
id UFMA-6_a8f36872439f510b5414acbaf4744408
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19659
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera RepúblicaLibertadpintura académicaPrimera RepúblicaLibertadpintura académicaPrimera RepúblicaO objetivo deste ensaio experimental é refl etir através da pintura acadêmica, como lugar de enunciação, sobre um fragmento da variedade de discursos sobre a liberdade em Cuba, que dialogam com a exclamação “Viva Cuba Livre!”, proferida pelos mambises durante as guerras de independência do século XIX. O marco histórico selecionado é a Primeira República (1902 – 1940), cujos governos destacavam o legado heroico das revoluciones anticoloniais oitocentistas. As manifestações culturais, como as artes plásticas, mostram a importância dos processos históricos revolucionários. Nesse sentido, é possível refl etir em que medida as ideias de liberdade estão presentes na cultura. Neste ensaio serão analisadas as contribuições dos pintores cubanos Menocal, Valderrama e Hernández Giró, que foram exibidas na época de auge das composições acadêmicas, ou seja, nas primeiras décadas do século XX. Palavras-chave: Liberdade, pintura acadêmica, Primeira República El objetivo de este ensayo experimental es refl exionar a través de la pintura académica, como lugar de enunciación, sobre un fragmento de la variedad de discursos sobre la libertad en Cuba, que dialogan con la exclamación “¡Viva Cuba Libre!”, proferida por los mambises durante las guerras de independencia del siglo XIX. El marco histórico seleccionado es la Primera República (1902 – 1940), cuyos gobernantes exaltaban el legado heroico de las revoluciones decimonónicas. Las manifestaciones culturales, como las artes plásticas, refl ejan la importancia de los procesos históricos revolucionarios. En ese sentido es posible refl exionar en qué medida las ideas de libertad están presentes en la cultura. En este ensayo analizaré las contribuciones de artistas como Menocal, Valderrama y Hernández Giró, que fueron divulgadas en la época de auge de las composiciones académicas cubanas durante las primeras décadas del siglo XX. Palabras clave: Libertad, pintura académica, Primera República LONG LIVE FREE CUBA! Discourses about freedom in the academic paint of Cuban First Republic The purpose of this experimental essay is to analyze discourses about Cuba’s freedom, in connection to the political slogan: “Cuba Libre!”. The slogan was coined by Cuban mambises during independence wars at XIX century. I chose academic paintings as locus of enunciation in this essay because the historic theme is highlighted in some famous Cuban paintings. During the First Republic (1902-1940), governments often exalted the heroic legacy of the anti-colonial revolutions of nineteenth century. During that period, cultural manifestations refl ect the importance of revolutionary historical processes. In this sense, it possible to examine how ideas of freedom are present in culture. In this essay, I will analyze some paintings of Menocal, Valderrama and Hernández Giró. These painting were exhibit during the heyday epoch of academic compositions in the First Republic. Keywords: Freedom, academic paint, First RepublicEl objetivo de este ensayo experimental es refl exionar a través de la pintura académica, como lugar de enunciación, sobre un fragmento de la variedad de discursos sobre la libertad en Cuba, que dialogan con la exclamación “¡Viva Cuba Libre!”, proferida por los mambises durante las guerras de independencia del siglo XIX. El marco histórico seleccionado es la Primera República (1902 – 1940), cuyos gobernantes exaltaban el legado heroico de las revoluciones decimonónicas. Las manifestaciones culturales, como las artes plásticas, refl ejan la importancia de los procesos históricos revolucionarios. En ese sentido es posible refl exionar en qué medida las ideas de libertad están presentes en la cultura. En este ensayo analizaré las contribuciones de artistas como Menocal, Valderrama y Hernández Giró, que fueron divulgadas en la época de auge de las composiciones académicas cubanas durante las primeras décadas del siglo XX. Palabras clave: Libertad, pintura académica, Primera República O objetivo deste ensaio experimental é refl etir através da pintura acadêmica, como lugar de enunciação, sobre um fragmento da variedade de discursos sobre a liberdade em Cuba, que dialogam com a exclamação “Viva Cuba Livre!”, proferida pelos mambises durante as guerras de independência do século XIX. O marco histórico selecionado é a Primeira República (1902 – 1940), cujos governos destacavam o legado heroico das revoluciones anticoloniais oitocentistas. As manifestações culturais, como as artes plásticas, mostram a importância dos processos históricos revolucionários. Nesse sentido, é possível refletir em que medida as ideias de liberdade estão presentes na cultura. Neste ensaio serão analisadas as contribuições dos pintores cubanos Menocal, Valderrama e Hernández Giró, que foram exibidas na época de auge das composições acadêmicas, ou seja, nas primeiras décadas do século XX. Palavras-chave: Liberdade, pintura acadêmica, Primeira República LONG LIVE FREE CUBA! Discourses about freedom in the academic paint of Cuban First Republic The purpose of this experimental essay is to analyze discourses about Cuba’s freedom, in connection to the political slogan: “Cuba Libre!”. The slogan was coined by Cuban mambises during independence wars at XIX century. I chose academic paintings as locus of enunciation in this essay because the historic theme is highlighted in some famous Cuban paintings. During the First Republic (1902-1940), governments often exalted the heroic legacy of the anti-colonial revolutions of nineteenth century. During that period, cultural manifestations refl ect the importance of revolutionary historical processes. In this sense, it possible to examine how ideas of freedom are present in culture. In this essay, I will analyze some paintings of Menocal, Valderrama and Hernández Giró. These painting were exhibit during the heyday epoch of academic compositions in the First Republic. Keywords: Freedom, academic paint, First RepublicUniversidade Federal do Maranhão2022-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659Revista Brasileira do Caribe; v. 21, n. 41, jul./dez. 2020: DOSSIÊ: Ideias de liberdade1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAspahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659/11222http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCubas Hérnández, Pedro Alexander 2022-10-20T12:13:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19659Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2022-10-20T12:13:07Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
title ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
spellingShingle ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
Cubas Hérnández, Pedro Alexander
Libertad
pintura académica
Primera República
Libertad
pintura académica
Primera República
title_short ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
title_full ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
title_fullStr ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
title_full_unstemmed ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
title_sort ¡VIVA CUBA LIBRE! Discursos sobre la libertad en la pintura académica de la Primera República
author Cubas Hérnández, Pedro Alexander
author_facet Cubas Hérnández, Pedro Alexander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cubas Hérnández, Pedro Alexander
dc.subject.por.fl_str_mv Libertad
pintura académica
Primera República
Libertad
pintura académica
Primera República
topic Libertad
pintura académica
Primera República
Libertad
pintura académica
Primera República
description O objetivo deste ensaio experimental é refl etir através da pintura acadêmica, como lugar de enunciação, sobre um fragmento da variedade de discursos sobre a liberdade em Cuba, que dialogam com a exclamação “Viva Cuba Livre!”, proferida pelos mambises durante as guerras de independência do século XIX. O marco histórico selecionado é a Primeira República (1902 – 1940), cujos governos destacavam o legado heroico das revoluciones anticoloniais oitocentistas. As manifestações culturais, como as artes plásticas, mostram a importância dos processos históricos revolucionários. Nesse sentido, é possível refl etir em que medida as ideias de liberdade estão presentes na cultura. Neste ensaio serão analisadas as contribuições dos pintores cubanos Menocal, Valderrama e Hernández Giró, que foram exibidas na época de auge das composições acadêmicas, ou seja, nas primeiras décadas do século XX. Palavras-chave: Liberdade, pintura acadêmica, Primeira República El objetivo de este ensayo experimental es refl exionar a través de la pintura académica, como lugar de enunciación, sobre un fragmento de la variedad de discursos sobre la libertad en Cuba, que dialogan con la exclamación “¡Viva Cuba Libre!”, proferida por los mambises durante las guerras de independencia del siglo XIX. El marco histórico seleccionado es la Primera República (1902 – 1940), cuyos gobernantes exaltaban el legado heroico de las revoluciones decimonónicas. Las manifestaciones culturales, como las artes plásticas, refl ejan la importancia de los procesos históricos revolucionarios. En ese sentido es posible refl exionar en qué medida las ideas de libertad están presentes en la cultura. En este ensayo analizaré las contribuciones de artistas como Menocal, Valderrama y Hernández Giró, que fueron divulgadas en la época de auge de las composiciones académicas cubanas durante las primeras décadas del siglo XX. Palabras clave: Libertad, pintura académica, Primera República LONG LIVE FREE CUBA! Discourses about freedom in the academic paint of Cuban First Republic The purpose of this experimental essay is to analyze discourses about Cuba’s freedom, in connection to the political slogan: “Cuba Libre!”. The slogan was coined by Cuban mambises during independence wars at XIX century. I chose academic paintings as locus of enunciation in this essay because the historic theme is highlighted in some famous Cuban paintings. During the First Republic (1902-1940), governments often exalted the heroic legacy of the anti-colonial revolutions of nineteenth century. During that period, cultural manifestations refl ect the importance of revolutionary historical processes. In this sense, it possible to examine how ideas of freedom are present in culture. In this essay, I will analyze some paintings of Menocal, Valderrama and Hernández Giró. These painting were exhibit during the heyday epoch of academic compositions in the First Republic. Keywords: Freedom, academic paint, First Republic
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/19659/11222
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 21, n. 41, jul./dez. 2020: DOSSIÊ: Ideias de liberdade
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321224336539649