DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664 |
Resumo: | Nossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos.Palavras-chave: Publicidade. Reggae. EstereótiposResumenNuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos.Palabras clave: Publicidad. Reggae. EstereotiposAbstractOur proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices thatemerge from these discourses and narratives.Keywords: Advertising. Reggae. Stereotypes |
id |
UFMA-6_bc22c305004e6c71fd21a3e7dbae3a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileiraPublicidadeReggaeEstereótiposMúsica jamaicanaSkaPeças publicitáriasCDUNossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos.Palavras-chave: Publicidade. Reggae. EstereótiposResumenNuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos.Palabras clave: Publicidad. Reggae. EstereotiposAbstractOur proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices thatemerge from these discourses and narratives.Keywords: Advertising. Reggae. StereotypesUniversidade Federal do Maranhão2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Caso; Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664/421Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Laura Guimarães2016-10-11T11:01:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:01:10Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
title |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
spellingShingle |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira Corrêa, Laura Guimarães Publicidade Reggae Estereótipos Música jamaicana Ska Peças publicitárias CDU |
title_short |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
title_full |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
title_fullStr |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
title_full_unstemmed |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
title_sort |
DON'T WORRY, FOOL AROUND: considerações sobre o uso do reggae e do ska na publicidade brasileira |
author |
Corrêa, Laura Guimarães |
author_facet |
Corrêa, Laura Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Laura Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Reggae Estereótipos Música jamaicana Ska Peças publicitárias CDU |
topic |
Publicidade Reggae Estereótipos Música jamaicana Ska Peças publicitárias CDU |
description |
Nossa proposta é discutir a apropriação do ska e do reggae em dois comerciais brasileiros de automóveis. Apresentamos uma análise crítica de duas peças publicitárias que usam a música jamaicana como referência para a construção de universos simbólicos com atmosfera divertida, exótica, selvagem e sem compromisso. Neste trabalho, investigamos os valores, estereótipos e práticas sociais que emergem desses discursos.Palavras-chave: Publicidade. Reggae. EstereótiposResumenNuestra propuesta es discutir la apropiación del skay del reggae en dos comerciales brasileños de automóviles. Presentamos un análisis critica de dos piezas publicitarias que usan a música jamaicana como referencia para la construcción de universos simbólicos con atmósfera divertida, exótica, salvaje y sin compromiso. En este trabajo, investigamos los valores, estereotipos y prácticas sociales que emergen de estos discursos.Palabras clave: Publicidad. Reggae. EstereotiposAbstractOur proposal is to discuss the use of reggae music in Brazilian advertising. We present an analysis of two car commercials broadcasted in Brazil. Both television ads use Jamaican music as a reference to the construction of symbolic universes with a funny, exotic and wild atmosphere. In this paper, we investigate the appropriation of reggae and ska in Brazilian advertising in order to discover the values, stereotypes and social practices thatemerge from these discourses and narratives.Keywords: Advertising. Reggae. Stereotypes |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de Caso; Pesquisa Histórica; Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/664/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1798321222206881792 |