CEM ANOS DE SOLIDÃO: RESISTÊNCIAS, INVENÇÃO E DECOLONIALIDADE/ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE: RESISTANCE, INVENTION AND DECOLONIALITY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/10044 |
Resumo: | Ao problematizar a obra Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Márquez numa perspectiva crítica ao eurocentrismo, compreende-se a literatura do romancista, pertencente às “zonas pelágicas” no confronto direto com a hierarquização colonialista imposta pela Europa que elege a lógica e o racional como superiores e distintos. Uma das preocupações do artigo é dar a ver, e questionar, essa lógica hierárquica em sua função de classificação da produção literária mundial, quando distingue, por exemplo, a latino-americana em relação à europeia. Na comparação, apesar do sucesso da obra de Garcia Márquez, essa produção que passa a ganhar visibilidade, é carimbada todavia, como “realismo mágico”, uma espécie realismo segundo, outro, entre aspas, exótico. O artigo procura discutir como a obra escapa da hegemonia eurocêntrica e aponta caminhos para fugir da abissalidade atribuída pela colonialidade.Palavras-chave: Cem anos de Solidão. Gabriel Garcia Márquez. Eurocentrismo. Hierarquização. DecolonialidadeResumen La propuesta del artículo es problematizar la obra Cien años de soledad de Gabriel García Márquez en una perspectiva crítica al eurocentrismo, y comprender la literatura de dicho novelista como perteneciente a las "zonas pelágicas" que busca enfrentar la lógica de la jerarquización impuesta por Europa que elige la lógica y lo racional como superior y distinto. Una de las preocupaciones del artículo es cuestionar esa lógica jerárquica cuando trata de distinguir la producción literaria latinoamericana en relación a la producción europea y considera la producción de García Márquez como realismo mágico y por lo tanto podría ser entendida como exótica. El artículo buscó discutir cómo la obra posiblemente escapó de la hegemonía eurocéntrica y apuntó caminos para huir de la abisalidad impuesta por la colonialidad. Palabras clave: Cien años de Soledad. Gabriel García Márquez. Eurocentrismo. Jerarquización AbstractThe main point is problematizing this hierarquic logic that classificate the world literature production distinguishing Latin American literature and European one. Despite of the success of García Márquez´work, this production is known as “magical realism”, a kind of second realism, exotic. The article tries to discuss how this oeuvre escapes of Eurocentric hegemony and shows some ways to avoid the abissality attributed by coloniality.Keywords: One hundred of Solitude. Gabriel García Márquez. Eurocentrism. Hierarquic logic. Decoloniality |
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