O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Bernardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1832
Resumo: Neste trabalho discute-se a presença do Merengue na música popular paraense. Apresentando um esboço da paisagem musical belenense nas décadas de 50 e 60 tentaremos mostrar como a presença marcante do Merengue foi importante na formação heterogênea da música popular na cidade de Belém. Buscasen compreender, inicialmente, a trajetória do Merengue, sua expansão através do que chamamos de rede de difusão musical transatlântica assim como pela indústria fonográfica com todos os seus mecanismos midiáticos, levando-o do local ao global. Eram os elementos constituintes desta rede cultural: a área portuária, a zona do meretrício, as festas de aparelhagens, as festas de gafieiras. Para além de qualquer visão fechada e estática que já possa ter sido difundida acerca da cultura amazônica, refletimos sobre os deslocamentos e a fluidez complexa das configurações culturais mundializadas, oferecendo uma visão da Amazônia na sua relação de profícuo diálogo cultural com a região caribenha e com o mundo. Palavras-chave: Merengue. Belém do Pará. Hibridismo. Música caribenha Resumen En este trabajo se discute la presencia del merengue en la música popular paraense. Al presentar un esbozo del paisaje musical de Belén en las décadas de los años 50 y 60 del siglo XX intentaremos mostrar como la presencia marcante del merengue fue importante en la formación heterogénea de la música popular en la ciudad de Belén. He buscado comprender inicialmente la trayectoria del merengue, su expansión a través de la red de difusión musical transatlántica así como por la industria fonográfica con todos SUS mecanismos mediáticos, con sus traslados desde lo local hasta lo global. Eran los elementos constituyentes de esta red cultural: la zona portuaria, la zona de prostitución, las fiestas de aparatos musicales, las fiestas populares. Más allá de cualquier visión cerrada y estática que ya haya sido difundida acerca de la cultura amazónica, reflexionamos sobre los dislocamientos y la flluidez compleja de las configuraciones culturales mundializadas, ofreciendo una visión de la Amazonia en su relación de beneficioso diálogo cultural con la región caribeña y con el mundo. Palabras claves: Merengue. Belén del Pará. Hibridismo. Música Abstract In this article we discuss the presence of Merengue in the popular music of Pará. Presenting an outline of the musical landscape Belém in the 50s and 60s we try to show how the strong presence of the Merengue was important in the heterogeneous formation of popular music in the town of Belém. We seek to understand, initially, the trajectory of Merengue, its expansion in what we callmusical transatlantic broadcast network and also through the music industry with all of the mechanisms of media, taking you from local to global. They are constitutive elements of the cultural network: the port area, the area of prostitution; the ‘aparelhagens’ parties (Amazon Sound-System); ‘gafieiras’ parties. any closed, static vision that may already have been released about the Amazonian culture, reflection on the complex displacements and the fluidity of the globalized cultural configurations, we offer a vision of the Amazon in its relationship of fruitful cultural dialogue with the Caribbean region and the world. Key-words: Merengue. Belém do Pará. Hibridism. Caribbean music
id UFMA-6_ce25be3204c765f05ec1ec1504e076b0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1832
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-CaribeRitmo caribenhoCultura negra e Identidade culturalNeste trabalho discute-se a presença do Merengue na música popular paraense. Apresentando um esboço da paisagem musical belenense nas décadas de 50 e 60 tentaremos mostrar como a presença marcante do Merengue foi importante na formação heterogênea da música popular na cidade de Belém. Buscasen compreender, inicialmente, a trajetória do Merengue, sua expansão através do que chamamos de rede de difusão musical transatlântica assim como pela indústria fonográfica com todos os seus mecanismos midiáticos, levando-o do local ao global. Eram os elementos constituintes desta rede cultural: a área portuária, a zona do meretrício, as festas de aparelhagens, as festas de gafieiras. Para além de qualquer visão fechada e estática que já possa ter sido difundida acerca da cultura amazônica, refletimos sobre os deslocamentos e a fluidez complexa das configurações culturais mundializadas, oferecendo uma visão da Amazônia na sua relação de profícuo diálogo cultural com a região caribenha e com o mundo. Palavras-chave: Merengue. Belém do Pará. Hibridismo. Música caribenha Resumen En este trabajo se discute la presencia del merengue en la música popular paraense. Al presentar un esbozo del paisaje musical de Belén en las décadas de los años 50 y 60 del siglo XX intentaremos mostrar como la presencia marcante del merengue fue importante en la formación heterogénea de la música popular en la ciudad de Belén. He buscado comprender inicialmente la trayectoria del merengue, su expansión a través de la red de difusión musical transatlántica así como por la industria fonográfica con todos SUS mecanismos mediáticos, con sus traslados desde lo local hasta lo global. Eran los elementos constituyentes de esta red cultural: la zona portuaria, la zona de prostitución, las fiestas de aparatos musicales, las fiestas populares. Más allá de cualquier visión cerrada y estática que ya haya sido difundida acerca de la cultura amazónica, reflexionamos sobre los dislocamientos y la flluidez compleja de las configuraciones culturales mundializadas, ofreciendo una visión de la Amazonia en su relación de beneficioso diálogo cultural con la región caribeña y con el mundo. Palabras claves: Merengue. Belén del Pará. Hibridismo. Música Abstract In this article we discuss the presence of Merengue in the popular music of Pará. Presenting an outline of the musical landscape Belém in the 50s and 60s we try to show how the strong presence of the Merengue was important in the heterogeneous formation of popular music in the town of Belém. We seek to understand, initially, the trajectory of Merengue, its expansion in what we callmusical transatlantic broadcast network and also through the music industry with all of the mechanisms of media, taking you from local to global. They are constitutive elements of the cultural network: the port area, the area of prostitution; the ‘aparelhagens’ parties (Amazon Sound-System); ‘gafieiras’ parties. any closed, static vision that may already have been released about the Amazonian culture, reflection on the complex displacements and the fluidity of the globalized cultural configurations, we offer a vision of the Amazon in its relationship of fruitful cultural dialogue with the Caribbean region and the world. Key-words: Merengue. Belém do Pará. Hibridism. Caribbean musicUniversidade Federal do Maranhão2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1832Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Bernardo2016-10-11T11:01:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1832Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:01:10Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
title O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
spellingShingle O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
Farias, Bernardo
Ritmo caribenho
Cultura negra e Identidade cultural
title_short O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
title_full O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
title_fullStr O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
title_full_unstemmed O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
title_sort O Merengue na formação da música popular urbana de Belém do Pará: Reflexão sobre as conexões Amazônia-Caribe
author Farias, Bernardo
author_facet Farias, Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ritmo caribenho
Cultura negra e Identidade cultural
topic Ritmo caribenho
Cultura negra e Identidade cultural
description Neste trabalho discute-se a presença do Merengue na música popular paraense. Apresentando um esboço da paisagem musical belenense nas décadas de 50 e 60 tentaremos mostrar como a presença marcante do Merengue foi importante na formação heterogênea da música popular na cidade de Belém. Buscasen compreender, inicialmente, a trajetória do Merengue, sua expansão através do que chamamos de rede de difusão musical transatlântica assim como pela indústria fonográfica com todos os seus mecanismos midiáticos, levando-o do local ao global. Eram os elementos constituintes desta rede cultural: a área portuária, a zona do meretrício, as festas de aparelhagens, as festas de gafieiras. Para além de qualquer visão fechada e estática que já possa ter sido difundida acerca da cultura amazônica, refletimos sobre os deslocamentos e a fluidez complexa das configurações culturais mundializadas, oferecendo uma visão da Amazônia na sua relação de profícuo diálogo cultural com a região caribenha e com o mundo. Palavras-chave: Merengue. Belém do Pará. Hibridismo. Música caribenha Resumen En este trabajo se discute la presencia del merengue en la música popular paraense. Al presentar un esbozo del paisaje musical de Belén en las décadas de los años 50 y 60 del siglo XX intentaremos mostrar como la presencia marcante del merengue fue importante en la formación heterogénea de la música popular en la ciudad de Belén. He buscado comprender inicialmente la trayectoria del merengue, su expansión a través de la red de difusión musical transatlántica así como por la industria fonográfica con todos SUS mecanismos mediáticos, con sus traslados desde lo local hasta lo global. Eran los elementos constituyentes de esta red cultural: la zona portuaria, la zona de prostitución, las fiestas de aparatos musicales, las fiestas populares. Más allá de cualquier visión cerrada y estática que ya haya sido difundida acerca de la cultura amazónica, reflexionamos sobre los dislocamientos y la flluidez compleja de las configuraciones culturales mundializadas, ofreciendo una visión de la Amazonia en su relación de beneficioso diálogo cultural con la región caribeña y con el mundo. Palabras claves: Merengue. Belén del Pará. Hibridismo. Música Abstract In this article we discuss the presence of Merengue in the popular music of Pará. Presenting an outline of the musical landscape Belém in the 50s and 60s we try to show how the strong presence of the Merengue was important in the heterogeneous formation of popular music in the town of Belém. We seek to understand, initially, the trajectory of Merengue, its expansion in what we callmusical transatlantic broadcast network and also through the music industry with all of the mechanisms of media, taking you from local to global. They are constitutive elements of the cultural network: the port area, the area of prostitution; the ‘aparelhagens’ parties (Amazon Sound-System); ‘gafieiras’ parties. any closed, static vision that may already have been released about the Amazonian culture, reflection on the complex displacements and the fluidity of the globalized cultural configurations, we offer a vision of the Amazon in its relationship of fruitful cultural dialogue with the Caribbean region and the world. Key-words: Merengue. Belém do Pará. Hibridism. Caribbean music
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1832
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 22, jan./jun. 2011 : DÔSSIE: Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321222296010752