AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oro, Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154
Resumo: No filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. Nation
id UFMA-6_ceabe1ec1cdc798795ca722f6a3a5e0d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2154
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANOCaribe colombianoCineGêneroNaçãoNo filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. NationUniversidade Federal do Maranhão2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 21, jul./dez. 2010 : DOSSIÊ: Conexões Atlânticas: temas, abordagens, conceitos1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oro, Carlos2016-10-11T11:04:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2154Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:04:14Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
title AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
de Oro, Carlos
Caribe colombiano
Cine
Gênero
Nação
title_short AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
title_full AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
title_sort AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
author de Oro, Carlos
author_facet de Oro, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oro, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Caribe colombiano
Cine
Gênero
Nação
topic Caribe colombiano
Cine
Gênero
Nação
description No filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. Nation
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 21, jul./dez. 2010 : DOSSIÊ: Conexões Atlânticas: temas, abordagens, conceitos
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321222670352384