AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154 |
Resumo: | No filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. Nation |
id |
UFMA-6_ceabe1ec1cdc798795ca722f6a3a5e0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2154 |
network_acronym_str |
UFMA-6 |
network_name_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANOCaribe colombianoCineGêneroNaçãoNo filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. NationUniversidade Federal do Maranhão2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 21, jul./dez. 2010 : DOSSIÊ: Conexões Atlânticas: temas, abordagens, conceitos1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oro, Carlos2016-10-11T11:04:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2154Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:04:14Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
title |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO de Oro, Carlos Caribe colombiano Cine Gênero Nação |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CARIBE COLOMBIANO |
author |
de Oro, Carlos |
author_facet |
de Oro, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oro, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caribe colombiano Cine Gênero Nação |
topic |
Caribe colombiano Cine Gênero Nação |
description |
No filme El ultimo carnaval, do diretor colombiano Ernesto McCauslang, as representações de gênero do Caribe colombiano permitem questionar a visão patriarcal do sujeito masculino como o melhor para dirigir os destinos nacionais e do sujeito feminino como símbolo da pureza da nação. O filme mostra homens fracos e abusados e mulheres submetidas mas, igualmente fortes que têm uma rejeição à virgindade e a pureza como símbolos de sua representação ideal dentro do patriarcado. Interpreto o filme de McCauslang como uma critica da crise da nação colombiana onde os papeis patriarcais de gênero tradicionais têm-se tornado obsoletos. Palavras-chave: Caribe colombiano. Cine. Gênero. Nação Resumen En El último carnaval, por el director colombiano Ernesto McCausland, las representaciones de género del Caribe colombiano permiten cuestionar la visión patriarcal del sujeto masculino como apropiado para dirigir los destinos nacionales y del sujeto femenino como símbolo de la pureza de la nación. La película muestra hombres débiles y abusivos y mujeres sometidas pero igualmente fuertes que sugieren un rechazo de la virginidad y la pureza como símbolos de su representación ideal dentro del patriarcado. Leo la película de McCausland como una crítica de la crisis de la nación colombiana donde los papeles patriarcales tradicionales de género se han vuelto obsoletos. Palabras claves: Caribe colombiano. Cine. Género. NaçãoAbstract In Ernesto McCausland’s film El último carnaval, gender representations in relation to the nation question the role of the male subject as a national leader and that of the female one as a symbol of purity. The film shows weak and abusive men, and oppressed, but strong women who reject virginity and purity as a sign for their ideal representation within patriarchy. I read McCausland’s film as a critique of the crisis of the Colombian nation where patriarchal gender roles have become obsolete. Keywords: Colombian Caribbean. Film. Gender. Nation |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe; v. 11, n. 21, jul./dez. 2010 : DOSSIÊ: Conexões Atlânticas: temas, abordagens, conceitos 1984-6169 1518-6784 reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
collection |
Revista Brasileira do Caribe (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com |
_version_ |
1798321222670352384 |