REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spaas, Lieve
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2511
Resumo: Este artigo compara dois filmes caribenhos, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, situado em Martinica em 1930, e Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuja ação se passa na República Democrática do Congo em 1961, momento em que ocorre a transição da colonia belga para o estado independente. Os dois filmes revelam práticas trabalhistas equivalentes a práticas escravistas apesar do fato de que a escravidão já estava abolida em ambos os países nos momentos trabalhados pelos filmes. Este estudo também confronta a África idealizada pelos escravos com a África autêntica onde a exploração é algo constante e a luta pela verdadeira independência é algo constante.Palavras-chaves: Diáspora. Escravidão. África Pós-colonialResumenEste artículo compara dos filmes caribeños, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, ubicado en Martinica en 1930, y Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuya acción se sitúa en la República Democrática del Congo en el momento de la transición de una colonia belga a un estado independiente en 1961. Los dos filmes revelan praticas laborales que equivalen a prácticas esclavistas a pesar de que la esclavitud ya se había abolido. Este estudio también confronta la idealizada Africa, que los antiguos esclavos idealizaron, con la auténtica Africa donde la explotación está muy extendida y la lucha por una verdadera independencia es constante.Palabras claves: Diáspora. Esclavitud. África Pos-colonialAbstractThe article compares two Caribbean films, Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres (1992), set in the 1930’s in Martinique, and Raoul Peck’s Lumumba (2000), located in the now Democratic Republic of the Congo at the moment of transition from a Belgian colony to an independent state in 1961. Both films reveal labour practices that are tantamount to slave labour in spite of the fact that slavery had been abolished. The study also confronts the idealised Africa, which the former slaves imagined, with the real Africa where exploitation is rife and the struggle for genuine independence ongoing.Keywords: Diaspora. Slavery. Postcolonial Africa
id UFMA-6_cf6e482216b92db10aaf1f952ce0ad75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s LumumbaDiasporaEscravidaoAfrica Pos-colonialProducao cinematograficaEste artigo compara dois filmes caribenhos, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, situado em Martinica em 1930, e Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuja ação se passa na República Democrática do Congo em 1961, momento em que ocorre a transição da colonia belga para o estado independente. Os dois filmes revelam práticas trabalhistas equivalentes a práticas escravistas apesar do fato de que a escravidão já estava abolida em ambos os países nos momentos trabalhados pelos filmes. Este estudo também confronta a África idealizada pelos escravos com a África autêntica onde a exploração é algo constante e a luta pela verdadeira independência é algo constante.Palavras-chaves: Diáspora. Escravidão. África Pós-colonialResumenEste artículo compara dos filmes caribeños, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, ubicado en Martinica en 1930, y Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuya acción se sitúa en la República Democrática del Congo en el momento de la transición de una colonia belga a un estado independiente en 1961. Los dos filmes revelan praticas laborales que equivalen a prácticas esclavistas a pesar de que la esclavitud ya se había abolido. Este estudio también confronta la idealizada Africa, que los antiguos esclavos idealizaron, con la auténtica Africa donde la explotación está muy extendida y la lucha por una verdadera independencia es constante.Palabras claves: Diáspora. Esclavitud. África Pos-colonialAbstractThe article compares two Caribbean films, Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres (1992), set in the 1930’s in Martinique, and Raoul Peck’s Lumumba (2000), located in the now Democratic Republic of the Congo at the moment of transition from a Belgian colony to an independent state in 1961. Both films reveal labour practices that are tantamount to slave labour in spite of the fact that slavery had been abolished. The study also confronts the idealised Africa, which the former slaves imagined, with the real Africa where exploitation is rife and the struggle for genuine independence ongoing.Keywords: Diaspora. Slavery. Postcolonial AfricaUniversidade Federal do Maranhão2014-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2511Revista Brasileira do Caribe; v. 06, n. 11, jul./dez. 20051984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpaas, Lieve2016-10-11T11:34:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2511Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:34Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
title REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
spellingShingle REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
Spaas, Lieve
Diaspora
Escravidao
Africa Pos-colonial
Producao cinematografica
title_short REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
title_full REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
title_fullStr REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
title_full_unstemmed REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
title_sort REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
author Spaas, Lieve
author_facet Spaas, Lieve
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spaas, Lieve
dc.subject.por.fl_str_mv Diaspora
Escravidao
Africa Pos-colonial
Producao cinematografica
topic Diaspora
Escravidao
Africa Pos-colonial
Producao cinematografica
description Este artigo compara dois filmes caribenhos, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, situado em Martinica em 1930, e Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuja ação se passa na República Democrática do Congo em 1961, momento em que ocorre a transição da colonia belga para o estado independente. Os dois filmes revelam práticas trabalhistas equivalentes a práticas escravistas apesar do fato de que a escravidão já estava abolida em ambos os países nos momentos trabalhados pelos filmes. Este estudo também confronta a África idealizada pelos escravos com a África autêntica onde a exploração é algo constante e a luta pela verdadeira independência é algo constante.Palavras-chaves: Diáspora. Escravidão. África Pós-colonialResumenEste artículo compara dos filmes caribeños, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, ubicado en Martinica en 1930, y Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuya acción se sitúa en la República Democrática del Congo en el momento de la transición de una colonia belga a un estado independiente en 1961. Los dos filmes revelan praticas laborales que equivalen a prácticas esclavistas a pesar de que la esclavitud ya se había abolido. Este estudio también confronta la idealizada Africa, que los antiguos esclavos idealizaron, con la auténtica Africa donde la explotación está muy extendida y la lucha por una verdadera independencia es constante.Palabras claves: Diáspora. Esclavitud. África Pos-colonialAbstractThe article compares two Caribbean films, Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres (1992), set in the 1930’s in Martinique, and Raoul Peck’s Lumumba (2000), located in the now Democratic Republic of the Congo at the moment of transition from a Belgian colony to an independent state in 1961. Both films reveal labour practices that are tantamount to slave labour in spite of the fact that slavery had been abolished. The study also confronts the idealised Africa, which the former slaves imagined, with the real Africa where exploitation is rife and the struggle for genuine independence ongoing.Keywords: Diaspora. Slavery. Postcolonial Africa
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2511
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 06, n. 11, jul./dez. 2005
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321223250214912